A Validade dos Alimentos: Antes e Depois de Abertos

Diarreias, vômitos, dor de barriga e alergias são alguns dos sintomas que podem ser desencadeados por alimentos vencidos. 

Entretanto, não é só a data de validade dos alimentos impressa nos rótulos que garante a qualidade do que é consumido.

É necessário também prestar atenção no prazo de utilização do produto após aberto.

Qual deve ser a validade dos alimentos?

“A deterioração é mais rápida quando o alimento entra em contato com o ar, onde pode encontrar fungos e bactérias”, explica Carmen Cecília Tadini, professora do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP.

A professora ainda diz que “não se deve retirar a parte contaminada por fungos de um produto e consumir seu restante”. A presença desses microrganismos pode indicar a existência de outros, totalmente invisíveis a olho nu”.

– Cada marca tem um prazo

Assim como a validade dos alimentos, seu prazo de utilização após abertos pode variar de acordo com a marca.

O fabricante deve indicar no rótulo as condições de uso e armazenamento do produto: se deve ser mantido em geladeira ou consumido logo após a sua abertura, por exemplo.

“O fabricante determina a validade baseado em seus estudos sobre a deterioração do produto”, diz Isabel de Lelis Andrade Moraes, diretora da Divisão Técnica de Produtos do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, de São Paulo.

– Catchup e mostarda

Apesar do costume de armazenar potes de catchup e mostarda por vários meses na geladeira, após a sua abertura a validade destes alimentos diminui drasticamente.

O prazo recomendado pelos fabricantes para o consumo de catchup varia de 14 dias a no máximo dois meses depois de aberto.

Já para a mostarda este tempo é de 30 ou 45 dias após a abertura da embalagem.

“O maior problema é quando as embalagens de catchup e mostarda são recarregadas, como costuma ser feito em muitos estabelecimentos comerciais. O contato com o ar e com utensílios de cozinha, entre outros, pode contaminar estes alimentos”, diz Pedro Manuel Leal Germano, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. 

Validade dos alimentos

– Alimentos em conserva

Já os alimentos em conserva, como os palmitos, precisam de controle mais rigoroso, tanto em seu processo de fabricação quanto ao serem armazenados em casa.

O maior perigo é que eles podem sofrer contaminação pela toxina botulínica, que causa o botulismo – doença que atinge o sistema nervoso e pode levar a morte.

“Palmitos só devem ser adquiridos de marcas reconhecidas e nunca em beiras de estrada”, alerta Germano.

A professora Carmen explica que esses alimentos não devem ser guardados em locais quentes, que favorecem o desenvolvimento da toxina botulínica

O ideal é que esses alimentos sejam consumidos o mais rápido possível“, ressalta a professora. 

– E os enlatados?

De acordo com Germano, um verniz interno impede que a lata entre em contato com os alimentos.

Entretanto, quando as embalagens estão amassadas, essa proteção se rompe e o alimento pode sofrer reações e liberar substâncias tóxicas, por exemplo.

Latas estufadas também podem indicar a presença de bactérias no interior da embalagem e devem ser evitadas.

O professor recomenda que alimentos como o molho de tomate, depois de abertos, sejam armazenados num recipiente de vidro ou louça e cobertos com filme plástico. 

Entre as marcas pesquisadas, a recomendação é que o molho de tomate seja consumido em cerca de três a cinco dias após aberta a embalagem.

O creme de leite em lata também tem um prazo parecido, que varia de dois a cinco dias.

É verdade que o soro fisiológico também tem validade?

Sim, o soro fisiológico também não deve ser guardado por muito tempo após ser aberto. A recomendação é que ele seja adquirido em embalagens menores para ser consumido mais rapidamente.

“Além disso, o soro deve ser armazenado na geladeira depois de aberta a embalagem”, ressalta Germano. Isso porque as temperaturas baixas dificultam a proliferação de fungos ou outros microrganismos.

A professora Carmen ainda lembra que o cuidado com esse tipo de material deve ser redobrado, pois ele é utilizado em pessoas com imunidade mais baixa, como idosos e doentes.

A recomendação é de que o soro seja utilizado em 15 dias depois de aberto ou que o produto seja descartado se o líquido não estiver límpido, incolor, transparente ou inodoro.

Bem, foi tudo por hoje. Esperamos que estas informações e dicas sobre a validade dos alimentos lhe seja de bastante utilidade.

E lembre-se do seguinte: embora a correria do dia-dia seja intensa, na medida do possível, o ideal é consumir alimentos frescos e saudáveis.

6 comentários em “A Validade dos Alimentos: Antes e Depois de Abertos”

  1. NA VERDADE ACHEI BASTANTE INTERESSANTE A MATÉRIA, UM TEMA MUITO POUCO VISTO, ENTREI NESSA PAGINA ,. QUERENDO VER PRAZO DE VALIDADE DE BATATINHA EM CONSERVAS, MAS NÃO ENCONTREI GOSTARIA SE POSSÍVEL TER MAIS INFORMAÇÕES EM RELAÇÃO AO PRODUTO AQUI MENCIONADO.
    SEM MAIS PARA O MOMENTO.
    ATENCIOSAMENTE.

    Responder
    • Olá Pedro,
      Não dispomos de uma tabela de validade de todos os alimentos, até porque seria gigantesca, por causa da grande variedade disponível no Brasil.
      A recomendação que damos é que só sejam consumidos alimentos de marcas conhecidas que respeitem a legislação vigente, especialmente no que diz respeito à data de fabricação e de vencimento impressas na embalagem, assim como também por quantos dias o alimento ainda está apto para o consumo após aberto.
      Perguntas mais específicas podem ser respondidas pelo Centro de Vigilância Sanitária do seu município.
      Saudações!

  2. Informações muito importantes, a maioria das pessoas realmente não se atentam que depois de aberto, as vezes fica muito tempo dentro da geladeira, no caso de produtos que são consumidos aos poucos. Como fabricante de etiquetas e rótulos adesivos sempre fico pensando em como a etiqueta poderia ajudar, e neste caso deixo uma dica, que as pessoas coloquem uma etiqueta no produto depois de aberto, coma a data, para que se lembrem quando foi aberta.
    Abs
    Viviane Fernandes

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + dezenove =

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.