3 Remédios Naturais para o Fígado e a Vesícula Biliar

Tem três plantas com propriedades tão incríveis que são consideradas ótimos remédios naturais para o fígado: o cardo-mariano, o dente-de-leão e a alcachofra.

Seus benefícios são tantos que podem ser utilizados como tratamentos caseiros para resolver problemas do fígado e a vesícula biliar.

Continue lendo para ver tudo o que você precisa saber sobre estas três medicinas caseiras, suas propriedades e principais benefícios para a saúde.

Conheça agora estes remédios naturais para o fígado e a vesícula biliar

Veja a continuação as principais propriedades destes remédios naturais e uma receita que lhe ajudará a aliviar vários problemas hepáticos.

1. Dente-de-leão

Esta planta herbácea é um excelente alimento e um dos melhores remédios naturais para o fígado e a vesícula biliar.

Apresenta propriedades digestivas, depurativas, diuréticas, tônicas e anti-reumáticas.


Mais Sobre Saúde


É riquíssima em nutrientes. Contém flavonoides, iodo, vitamina A (tem mais do que a cenoura), B1, C e D, ácidos graxos, minerais como o potássio e o zinco, princípio amargo (taraxacina), além de proteínas, colina, insulina e pectinas (fibras).

O dente-de-leão melhora a produção da bile e o seu fluxo para a vesícula biliar.

Além do mais, estimula a função renal, auxilia na prevenção de cálculos biliares e o composto amargo é responsável pela estimulação da digestão e a secreção gástrica, além de ser antioxidante (combate os radicais livres).

Dente-de-leão (Remedios naturais para o fígado)

2. Cardo-mariano

O cardo-mariano (Silybum marianum), também conhecido como cardo-leiteiro, cardo de leite ou santa-maria, é uma planta herbácea que contém princípios amargos, lipídios, proteínas, flavonoides, mucilagens, óleo essencial, taninos, albumina e ácidos graxos linoleicos.

Ele possui propriedades diuréticas, tônicas, digestivas e reguladoras das células hepáticas, além de estimular o fluxo biliar e combater os espasmos.

Esta planta é utilizada por via oral há séculos no combate das doenças do fígado e a vesícula biliar.

Contém três das mais potentes substâncias protetoras do fígado que, juntas, são chamadas de silimarina, com maior concentração no fruto do que nas sementes e folhas.

O efeito mais interessante dos seus princípios ativos sobre o fígado é a sua capacidade de estimular a síntese de proteína hepática, aumentando a produção de novas células hepáticas que substituem as danificadas.

O cardo-mariano é indicado nos casos de insuficiência hepática, cirrose hepática, esteatose hepática (degeneração celular ou infiltração gordurosa, também conhecida como “gordura no fígado”), hepatite e afecções da vesícula biliar.

Cardo-mariano (Remedio natural para gordura no fígado)

– Receita de chá com cardo mariano

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) bem cheia de frutos secos de cardo-mariano,
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

Coloque os frutos na água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 8 minutos.

Espere amornar e coe.

Como usar:

Tome de duas a três xícaras do chá durante o dia.

3. Alcachofra

Alcachofra (Remedios caseiros para o fígado)

Este é um alimento muito saboroso benéfico ao fígado e à vesícula biliar.

Também apresenta ação depurativa, diurética, laxativa, hipoglicemiante e normaliza as taxas de ureia e colesterol do sangue.

A alcachofra pode ser empregada para fins medicinais nas formas de decocto, tintura-mãe, vinho medicinal, extrato seco e hidrolato (obtido por destilação).

Contém os seguintes nutrientes: cinarina, sais minerais, mucilagem, pectina, ácidos orgânicos, compostos flavônicos, cinaropicrina (principal constituinte amargo), enzimas e pró-vitamina A (entre outras vitaminas).

Além de proteger e regenerar as células do fígado, o sabor amargo desta planta contribui para aumentar a secreção gástrica e sua acidez, sendo indicada então no combate e regularização da má digestão.

Por outro lado, ajuda a transportar a bile para a vesícula biliar, protegendo o fígado, além de diminuir as cólicas provocadas pelos cálculos biliares.

Bem isto foi tudo por hoje. Esperamos que as informações que aqui compartilhamos sobre estes três remédios naturais para o fígado e a vesícula biliar lhe sejam de bastante utilidade.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários ou perguntas logo abaixo.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

error: O conteúdo está protegido.