Quais os Males do Cigarro? As Principais Doenças Associadas

Neste artigo veremos quais os males do cigarro, especialmente pelo aparecimento de inúmeras doenças associadas, incluindo diversos tipos de câncer, entre os quais se destaca o de pulmão.

De forma resumida, o consumo de derivados do fumo é responsável por:

  • 30% das mortes por infarte do miocárdio;
  • 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e edema);
  • 25% das mortes por AVC (acidente vascular cerebral).

Além do mais, é um fato que a dependência criada em relação à nicotina é semelhante à desenvolvida pela cocaína, maconha e álcool.

Veja agora quais os males do cigarro

O fumo também aumenta o risco de formação de trombos e infarto, além de ser altamente nocivo à mulher se combinado à pílula anticoncepcional.

No caso específico de mulheres que utilizam anticoncepcional, o aumento de chance de infarto do miocárdio é tal que a mulher deve optar entre abandonar o hábito de fumar ou optar por outro método anticoncepcional que não a pílula.

– O que dizem as estatísticas?

Para ressaltar o quanto o cigarro é prejudicial à saúde, é importante que vejamos algumas estatísticas:

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


  • O cigarro aumenta o risco de doença coronariana em 25%;
  • O tabagismo é responsável por 45% das mortes relacionadas às doenças coronarianas nos homens com menos de 65 anos de idade e por mais de 20% nos homens com mais de 60 anos de idade;
  • O tabagismo isolado dobra o risco de infarto e, se associado à hipertensão arterial e colesterol elevado, o risco de um infarto aumenta oito vezes.

Outros riscos que o hábito de fumar traz, incluem:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica, sendo que nesse caso o cigarro é responsável por 85% das ocorrências;
  • Bronquite, enfisema e derrame vascular cerebral, sendo responsável por 25% das ocorrências;
  • Câncer, sendo responsável por 30% dos casos que podem atingir inicialmente pulmão, boca, laringe e esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado.

Quais os males do cigarro

– Tem outras doenças relacionadas ao fumo?

Infelizmente sim. A continuação você pode conhecer algumas delas:

  • Aneurismas arteriais;
  • Trombose vascular;
  • Úlcera do trato digestório;
  • Infecções respiratórias;
  • Impotência sexual no homem.

– O lento e gradativo avanço do câncer

O altíssimo índice de câncer de pulmão ocasionado, ou então com certeza agravado pelo cigarro, é devido à alta taxa de mutações encontradas em grande número no pulmão de fumantes.

É importante ressaltar a gravidade dessa degeneração das células pulmonares, uma vez que a integridade do pulmão somente volta a se restabelecer 15 ou 20 anos após o abandono do cigarro.

O processo da tumorigênese é gradativo, o que explica por que o diagnóstico do câncer ocorre normalmente após 25 ou 30 anos a partir do início desse processo.

Esse dado explica por que, no Brasil, os dados referentes ao Rio Grande do Sul demonstram que, mesmo tendo ocorrido um crescimento do consumo do cigarro a partir de 1945, só foi diagnosticado um aumento no índice de câncer de pulmão em 1975.

Além do alto custo do tratamento de doenças crônicas ocasionadas pelo cigarro, como bronquite e câncer, deve ser citado o sofrimento de uma pessoa que teve a saúde debilitada pelo hábito de fumar.

Vale lembrar que atualmente o tabagismo mata mais indivíduos no mundo que a AIDS, cocaína, heroína, álcool e acidentes de trânsito.

– A doença do Tabaco Verde

Esta doença é de natureza ocupacional e é encontrada entre trabalhadores que lidam com o fumo. É causada pela absorção, através da pele, da nicotina proveniente do contato com as folhas de fumo.

Seus sintomas são: náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, dores abdominais e dificuldade para respirar, assim como flutuações na pressão sanguínea.

Bom, é tudo pelo momento. Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre quais os males do cigarro.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

5 comentários em “Quais os Males do Cigarro? As Principais Doenças Associadas”

  1. Não é que eu seja contra o CIGARRO, é ele que é contra a VIDA, ou seja a SAÚDE, eu não consigo entender, só aquelas imagens que vem nas carteiras de cigarros, já seria motivos suficientes para os fumantes, mais parece que eles não acreditam no real mal que o cigarro proporciona, sem falar o mal cheiro também.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − onze =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.