Quais os Benefícios da Pasta de Amendoim?

A manteiga de amendoim é o seu petisco favorito? Boas notícias: esta guloseima pode ser boa para a saúde se consumida com moderação, incluindo a perda de peso. Mas quais são os principais benefícios da pasta de amendoim?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos descobriu que 70% das pessoas classificam a manteiga de amendoim como a sua pasta favorita. Mas não apenas isso: nove em cada dez a comem diretamente do frasco, com dois terços deles admitindo que comem duas colheres por vez.

A questão é se esta manteiga é realmente boa para nós. Continue lendo para ver tudo o que você precisa saber sobre as ótimas propriedades desta deliciosa pasta

6 benefícios da pasta de amendoim para a saúde

Ajuda a perder peso (beneficio da pasta de amendoim)

1. Ajuda a perder peso

Não é uma das melhores notícias dos últimos tempos? Na verdade, muitos estudos sugerem que comer amendoins e outros tipos de sementes pode ajudar as pessoas a perder peso.

A principal razão para isto é que os amendoins melhoram a saciedade (o que significa que eles mantêm você se sentindo mais cheio por mais tempo), graças ao seu alto conteúdo de proteínas, gordura e fibras.

Os amendoins e a sua manteiga são ótimos para calmar o desejo por doces e lanches, sendo perfeitos para aqueles que procuram manter um peso saudável.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


É claro que isto não lhe dá permissão para comer amendoim e manteiga de amendoim em quantidades industriais, pois, ainda que seja saudável, trata-se de alimentos bem calóricos, com 94 calorias por colher de sopa e 31 calorias em apenas uma colher de chá.

Mas se forem consumidos com moderação, eles o manterão mais cheio por mais tempo e, portanto, com menor probabilidade de comer outros lanches menos saudáveis.

Lanche com manteiga de amendoim

2. É o petisco pós-treino perfeito

Historicamente, a manteiga de amendoim tem sido conhecida como uma guloseima de alto teor calórico, que pode ser ruim para você se não tiver força de vontade para conformar-se com apenas uma colher…

Mas, nos últimos anos, a pasta de amendoim tem sido reconhecida como um lanche de alta proteína que mantém a sensação de estar cheio, pelo que é ótima para se ingerir no pós-treino.

Na verdade, cada 100 gramas de manteiga de amendoim contêm a enorme quantidade de 27 gramas de proteína!

Como sabemos, a proteína é essencial para a construção e reparo dos músculos. De acordo com a Iowa State University, ao incluir até 20 gramas de proteína após seu treino, você irá maximizar a reparação e recuperação muscular.

Além disso, tanto o amendoim como a sua pasta são produtos que podem ser facilmente incorporados à sua dieta diária. Batidos, café-da-manhã, bolos… enfim, o limite é a sua imaginação.

Não é de se admirar que você veja “body builders” comendo bananas cobertas com manteiga de amendoim.

Beneficios cardiovasculares da pasta de amendoim

3. É ótima para o seu coração

Também é sugerido que os frutos secos podem diminuir o risco de várias doenças como obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Em particular, pesquisas mostram que tanto a castanha de caju como o amendoim ajudam na saúde do coração e podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

A pasta de amendoim contém muitos nutrientes que podem melhorar a saúde do coração, incluindo ácidos graxos monoinsaturados, também conhecidos como as “gorduras boas“, iguais às encontradas no azeite de oliva e nos abacates, por exemplo.

Essas gorduras saudáveis são ótimas para ajudar a suportar os níveis normais de colesterol, ou seja, são gorduras pelas quais seu corpo lhe agradecerá.

Na verdade, é o mesmo tipo de gordura boa que torna a dieta mediterrânea tão incrivelmente saudável. Os ácidos graxos essenciais também ajudam na saúde do coração, do cérebro e da pele. De fato, a manteiga de amendoim tem níveis de gordura similares aos do azeite de oliva, que é um alimento conhecido por ser saudável para o coração.

Estudos descobriram que uma alta ingestão de amendoim pode, de fato, ter ligação com um risco reduzido de mortalidade por doenças cardíacas ou outras causas similares.

Pesquisas também sugerem que a inclusão de 46 gramas por dia de amendoim ou manteiga de amendoim em um plano alimentar médio por seis meses poderia beneficiar o coração e controlar o peso das pessoas com diabetes.

Entretanto, novamente, como a manteiga de amendoim é rica em calorias, é recomendável que você a coma com moderação para evitar o ganho de peso em excesso.

Além disso, é melhor procurar uma que não contenha óleo de palma. Não apenas por razões ambientais, mas também para a saúde do coração, pois este óleo é alto em gordura saturada.

Pasta de amendoim  boa para diabéticos

4. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Embora rica em gorduras e proteínas saudáveis, a pasta de amendoim é baixa em carboidratos e, se você escolher uma sem adição de açúcar, significa que comê-la não terá um impacto significativo nos níveis de glicose no sangue. Isto faz dela uma excelente opção de lanche para aqueles com diabetes.

De fato, um estudo observacional constatou que as mulheres que comiam manteiga de amendoim cinco ou mais vezes por semana, apresentavam um risco reduzido de 21% de diabetes tipo 2.

Outro estudo descobriu que comer manteiga de amendoim ou amendoim no café da manhã poderia, de fato, ajudar as mulheres obesas e com maior risco de diabetes tipo 2 a controlar seus níveis de glicose no sangue.

Esta deliciosa manteiga é também uma grande fonte de magnésio, um nutriente essencial para as pessoas com diabetes. Períodos contínuos de altos níveis de açúcar no sangue podem reduzir os níveis de magnésio no corpo, sendo que baixos níveis de magnésio têm sido associados ao diabetes tipo 2.

Mas cuidado com as manteigas de amendoim que contêm açúcares adicionados ou adoçantes artificiais. Esses ingredientes não são saudáveis, mesmo que afirmem ser.

Natural é sempre melhor do ponto de vista nutricional.

Sabe aquele óleo que você vê em cima quando compra uma pasta de amendoim? Bem, isto na verdade significa que o produto é completamente natural, é tudo apenas amendoim e sal marinho.

Beneficios da pasta de amendoim

5. Pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Além disso, o consumo de manteiga de amendoim, especialmente a partir de uma idade mais jovem, parece reduzir o risco de doença benigna da mama, o que aumenta o risco de sofrer câncer de mama.

Um estudo publicado na revista Breast Cancer Research and Treatment, examinou os dados de mais de 9.000 alunas de escola nos Estados Unidos. O estudo descobriu que comer manteiga de amendoim  em qualquer idade pode resultar em um risco menor de desenvolvimento de esta doença até a idade de 30 anos.

Outros tipos de leguminosas, como feijão e soja, juntamente com gorduras vegetais e outras sementes, também foram mostrados como uma boa proteção para as doenças de mama.

Além disso, o estudo sugeriu que mesmo aqueles que tinham um histórico familiar de câncer de mama, tinham um risco significativamente menor de contrair a doença se comessem manteiga de amendoim desde uma idade mais jovem.

6. A manteiga de amendoim é uma boa fonte de vitaminas

Amêndoas, nozes, nozes de macadâmia e amendoins não são apenas ricos em gorduras saudáveis, fibras e proteína.

Eles também são ricos em algumas vitaminas e magnésio – mineral do qual a maioria das pessoas não recebe o suficiente na sua dieta diária.

Uma porção de 100 gramas de pasta de amendoim fornece:

  • Vitamina E: 45% da DDR (dose diária recomendada).
  • Vitamina B3 (Niacina): 67% da DDR.  A manteiga de amendoim contém 4,21 mg de niacina por porção de 15g, o que representa uma contribuição muito valiosa para a ingestão recomendada. Lembrando que a niacina beneficia a digestão e a função nervosa, além de ajudar o corpo a produzir energia.
  • Vitamina B6: 27% da DDR. A vitamina B6 desempenha um papel em mais de 100 reações enzimáticas no corpo e tem uma função importante na saúde do coração e do sistema imunológico.
  • Magnésio: 39% da DDR. O magnésio é essencial para a saúde, desempenhando um papel em mais de 300 processos químicos no corpo.

O que você está esperando? Pegue agora um frasco de manteiga de amendoim e uma colher! O resto você sabe o que fazer…

Isso foi tudo por hoje! Esperamos que você tenha gostado deste post sobre os benefícios da pasta de amendoim para a saúde.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários ou perguntas logo abaixo.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 12 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.