Quais os Alimentos que Contêm Cálcio?

No post do dia de hoje veremos quais os alimentos que contêm cálcio, além do tradicional leite de vaca e seus produtos derivados.

Este incrível mineral não só é bom para manter os ossos e dentes saudáveis e fortes, mas também ajuda a que os músculos se movimentem e os nervos possam transmitir as mensagens do cérebro às diferentes partes do corpo.

Além do mais, ajuda o corpo a manter os vasos sanguíneos saudáveis, a regular a pressão arterial e inclusive a prevenir a resistência à insulina que poderia levar à diabetes tipo 2.

Os adultos devem consumir aproximadamente 1000 mg de cálcio ao dia, mas, lamentavelmente, a maior parte da população não consome o suficiente.

Alguns fatos sobre o leite

Um dado curioso é que a vaca não consome leite de nenhum outro animal para obter o cálcio do seu próprio leite.

A vaca come pasto, um vegetal de folhas verde escuras. Por aí já podemos começar a imaginar quais são os alimentos mais ricos em cálcio que veremos mais abaixo.


VEJA TAMBÉM:


Outro dado curioso é que nós somos a única espécie que consome leite de uma outra espécie. E ainda por cima isso acontece depois de ocorrido o desmame.

Se observarmos o reino animal, poderemos perceber que os outros mamíferos só tomam leite enquanto são muito novos. Uma vez desmamados, eles nunca mais tomam leite.

Quais os alimentos que contêm cálcio?

Hoje em dia boa parte das pessoas pensa que deve tomar leite de vaca ou ingerir algum laticínio para obter as quantidades suficientes de cálcio que o seu organismo necessita.

Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor a quantidade deste mineral necessária para os nossos ossos, como se esta fosse a única fonte existente na natureza…

Eu não posso tomar leite de vaca, vou adoecer por falta de cálcio?

É importante neste ponto que salientemos o seguinte: é cada vez maior o número de pessoas com intolerância à lactose.

Quais os alimentos que contêm cálcio

Estas pessoas com sensibilidade não podem de jeito nenhum ingerir leite de vaca ou seus derivados, já que de outra maneira sofreriam sérios distúrbios digestivos.

Felizmente, para os que não podem consumir ou simplesmente não gostam do leite, isto não passa de mais um mito, pois existem excelentes fontes de cálcio de origem vegetal.

Entre elas, podemos encontrar alguns vegetais folhosos de cor verde escura, legumes, frutas, sementes, leite de soja e algas.

Entre os vegetais folhosos de cor verde escura, couve, repolho, brócolis, agrião e salsa são boas escolhas.

Outros vegetais que contêm cálcio são: quiabo, ervilhas, feijões, grão de bico, laranja, figo e passas, assim como algumas sementes, tais como as nozes, amêndoas e tahini (sementes de gergelim moído).

Alimentos que contêm cálcio

O leite de soja e alguns dos seus derivados, como o tofu, também possuem cálcio, sendo que muitas vezes ainda são enriquecidos com este mineral.

Por outro lado, tem alguns alimentos processados, como sucos de frutas e cereais, que são enriquecidos com cálcio.

Como se tudo isto fosse pouco, as águas minerais geralmente também têm uma boa concentração de cálcio.

Como podemos ver, se fizermos boas escolhas, não dependeremos dos laticínios como fonte exclusiva na nossa dieta deste mineral tão importante para a nossa saúde.

A importância da vitamina D

Para finalizar, é necessário salientar que a ingestão de alimentos com bastante cálcio não é o único ponto importante para a manutenção dos níveis adequados deste mineral no nosso organismo.

Na realidade, a vitamina D é absolutamente necessária para a correta absorção do cálcio. Sem ela, o cálcio ingerido seria eliminado e não chegaria às células de todo o nosso corpo.

Uma boa fonte desta vitamina é a ação da luz solar sobre nossa pele, entretanto, é aconselhável que façamos uma reposição dela por meio de bons suplementos nutricionais.

É tudo por hoje. Esperamos que estas informações sobre quais os alimentos que contêm cálcio lhe sejam de bastante utilidade para cuidar da sua saúde de forma natural.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

14 comentários em “Quais os Alimentos que Contêm Cálcio?”

    • Olá Ludmila,
      Da mesma maneira, não.
      O cálcio desses alimentos é absorvido muito melhor, já que nosso aparelho digestivo consegue processá-los com maior facilidade do que o leite.
      Experimente substituir o leite e verá a diferença no seu bem estar.
      Obrigado pela sua pergunta.
      Saudações!

  1. Olá. Tenho intolerância à lactose, e realmente esses alimentos que vocês indicam são uma excelente fonte de cálcio, pois minha alimentação sempre foi com bastante verduras, legumes, grãos… E sempre faço exame de cálcio e inclusive o último q fiz o cálcio está até mesmo um pouquinho acima do desejável, e minha fonte de cálcio não é de laticínio nenhum.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + seis =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.