No post de hoje, vamos explorar um enigma intrigante: será que a psoríase tem cura definitiva ou, pelo menos, tem algum tratamento capaz de aliviar seus sintomas?
A psoríase, uma doença crônica não contagiosa, se manifesta por meio de lesões avermelhadas, frequentemente em placas que descamam. Mas o que realmente a desencadeia? As causas ainda não estão completamente esclarecidas, mas há suspeitas de que esteja relacionada a um problema no sistema imunológico.
Seus principais fatores de risco são os seguintes: antecedentes familiares, infecção bacteriana ou viral constante, AIDS, estresse, obesidade e o fumo.
Acompanhe-nos nesta jornada e conheça toda a verdade sobre a psoríase. Quem sabe você não encontrará respostas surpreendentes?
Quais são os tipos de psoríase?
Existem oito tipos da doença. Veja a seguir as suas características e os principais sintomas:
1. Psoríase vulgar: é a forma mais comum e se caracteriza por lesões avermelhadas dos mais variados tamanhos, bem delimitadas, com escamas secas e aderentes que podem sair nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo.
2. Psoríase invertida: lesões mais úmidas que aparecem nas áreas de dobras da pele, como os joelhos e cotovelos.
Mais Sobre Saúde
3. Psoríase gutata: pequenas lesões associadas a infecções que surgem no tronco, braços e coxas, próximas aos ombros e o quadril.
4. Psoríase ungueal: depressões puntiformes ou manchas amareladas nas unhas.
5. Psoríase artropática: acontece em somente 8% dos casos e surge com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações.
6. Psoríase pustulosa: lesões com pus, que saem principalmente nas mãos e nos pés, mas também podem surgir em outras regiões do corpo.
7. Psoríase palmo-plantar: fissuras nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
8. Psoríase eritrodérmica: muito rara e com lesões generalizadas em várias partes do corpo.
A psoríase tem cura comprovada pela ciência?
Na verdade não podemos afirmar que a psoríase tem cura definitiva, no entanto, existem tratamentos que podem ajudar a melhorar seus sintomas.
Em primeiro lugar, é fundamental reduzir ao máximo os fatores de risco (veja mais acima) que possam ser modificados.
Por outro lado, os diversos tratamentos para a psoríase têm como objetivos principais reduzir a inflamação e a formação das placas, tornando mais lento o crescimento das células da pele e normalizar a aparência da pele.
Tem três opções de tratamento disponíveis:
- Oral: normalmente são utilizados medicamentos que contêm vitamina A ou D e, se tiver infecção, poderá ser receitado um antibiótico.
- Tópico: é o tratamento mais comum. Geralmente são utilizados os seguintes compostos: cremes ou unguentos com cortisona, alcatrão de carvão ou antralina, cremes para remover a escamação, xampus para a caspa e hidratantes.
- Fototerapia: as regiões afetadas da pele são expostas à luz ultravioleta (UVA ou UVB).
Algumas medidas caseiras que podem ajudar
Estas recomendações, que você pode seguir em casa, lhe ajudarão bastante a controlar os sintomas da doença:
- Banho de aveia: ele pode ajudar a suavizar a pele e soltar as escamas.
- Exposição ao sol: ajuda bastante a melhorar os sintomas, mas tome muito cuidado para não se queimar. 10 minutos diários de exposição já são suficientes.
- Relaxamento: aliviar o estresse pode ajudar a melhorar os sintomas.
- Hidratação: use um hidratante corporal sem perfume ou cor várias vezes ao dia, fundamentalmente nas áreas afetadas.
- Depilação: utilize um método que traumatize menos sua pele. Se a região estiver muito inflamada, aguarde até melhorar.
- Banho: tome banho rapidamente e com água morna. Use um sabonete neutro e/ou com glicerina e não use esponja. Seque-se com uma toalha bem macia sem esfregar as lesões.
- Bebidas de álcool: evite consumir bebidas alcoólicas, pois podem diminuir a eficácia do tratamento.
- Esfoliação: não esfolie as áreas afetadas, pois isso poderá desencadear uma crise.
- Roupas: prefira as de algodão e pouco justas, que permitam que a pele transpire normalmente, evitando assim a proliferação de fungos.
Agradecemos sua visita e esperamos que as informações sobre se a psoríase tem cura e as dicas que aqui lhe proporcionamos tenham sido úteis para você! Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar seus comentários, fique à vontade para deixá-los abaixo. Estamos aqui para ajudar!
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO: