Uma pesquisa realizada por cientistas americanos sugere que os alimentos ricos em proteína para emagrecer são mesmo eficazes, pois este nutriente suprime o efeito da grelina.
A grelina é conhecida como o hormônio da fome e isto explicaria a redução do peso provocada por dietas com alto conteúdo de proteínas.
A grelina é produzida pelo estômago e atua no cérebro dando a sensação de fome quando o estômago está vazio. Ao ingerir alimentos, a secreção de grelina diminui, acabando com a sensação de fome.
Os pesquisadores analisaram o nível de produção da grelina em participantes saudáveis depois da ingestão de líquidos ricos em três substâncias: carboidratos, proteínas e também gorduras (lipídios).
Os resultados indicaram que a ingestão de líquido a base de proteína teve o maior efeito na supressão da grelina em um período de seis horas. Em segundo lugar vieram os carboidratos e em último a gordura.
Índice de Conteúdo
O consumo de alimentos ricos em proteína colabora no emagrecimento
A pesquisa, publicada na revista científica Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, revela ainda que nas três primeiras horas após a ingestão, os carboidratos causaram a maior supressão do hormônio.
Continua abaixo…
VEJA TAMBÉM:
No entanto, nas três horas seguintes depois da ingestão de carboidratos, o nível de grelina voltou a subir, além do nível considerado normal, provocando fome.
Segundo os pesquisadores, a descoberta sobre um rebote no nível de grelina além do normal depois do consumo de carboidratos pode oferecer uma base fisiológica para as concepções de uma dieta pobre na substância, que sugerem que ingerir carboidratos provoca uma crise de fome precoce.
Os autores apontam ainda para as limitações do estudo, conduzido com um número reduzido de participantes e com substâncias líquidas, não com alimentos comuns.
Apesar disso, a pesquisa pode ajudar a identificar os mecanismos que contribuem para a perda de peso nas dietas ricas em alimentos com proteínas e o aumento de peso naquelas ricas em gorduras.
– Cuidado com a A Dieta de Atkins!
Uma das dietas ricas em proteína mais famosa é a Dieta de Atkins, que sugere que é possível perder peso cortando a ingestão de carboidratos.
No entanto, uma dieta com consumo exagerado de proteínas de origem animal (carne, leite, ovos, etc.), pode causar sérios problemas à nossa saúde, incluindo transtornos hepáticos, renais, etc.
Mais recentemente, cientistas tem afirmado que as proteínas de origem vegetal são as de melhor qualidade e só trazem benefícios para a nossa saúde, sendo a mais recomendada a proteína de soja isolada.
Suco de frutas com proteínas para baixar de peso
Alguns estudos têm demonstrado que uma dieta rica em proteínas pode ajudar a eliminar 2-3 kg de gordura por mês, mantendo ou aumentando a massa muscular, desde que as calorias ingeridas sejam reduzidas e não sejam consumidas bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Seja qual for a quantidade necessária de proteína, você deve dividi-la em seis refeições. No entanto, como para muitas pessoas isto pode resultar difícil, é aconselhável tomar sucos de proteína para atender a dose diária.
– Como preparar os sucos de frutas com proteína para emagrecer?
Os sucos devem ser preparados com frutas e vegetais ricos em proteínas, mas também pode ser acrescentado um pó nutricional de proteína aos mesmos.
Os suplementos de proteína em pó mais comuns são os elaborados com soja, ovo e soro do leite.
A seguir lhe apresentamos algumas receitas que você pode preparar facilmente em casa.
1. Suco de proteína com morango
Ingredientes:
- ½ xícara de claras de ovo;
- 2 colheres (sopa) de proteína em pó;
- 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado;
- 6 morangos;
- 5 cubos de gelo.
Como preparar:
Cozinhe as claras de ovo.
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata muito bem.
Beba imediatamente, não guarde o suco para tomar depois.
2. Suco com proteína: laranja e abacaxi
Ingredientes:
- 1 xícara de claras de ovo;
- ½ copo de suco natural de laranja;
- ½ copo de suco natural de abacaxi;
- 5 cubos de gelo.
Como preparar:
Cozinhe as claras de ovo.
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata muito bem.
Beba imediatamente, não o guarde para tomar mais tarde.
Nossas dicas finais
Não é aconselhável substituir uma das refeições principais pelos sucos de proteína.
Os melhores momentos para tomá-los são pela manhã em jejum ou à noite, depois da sua última refeição.
Outro bom momento é depois das suas sessões de ginástica, pois eles contêm uma boa quantidade de proteínas e outros nutrientes, requeridos pelo corpo para reparar e reconstruir os músculos logo após o treino.
Ok, foi tudo por hoje. Esperamos que estas informações sobre os alimentos ricos em proteína para emagrecer lhe sejam de muita utilidade.
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
eu uso ,e acho maravilhoso,adorei a materia..