A Proteína Emagrece Mais Pela Manhã?

Uma pesquisa científica mostrou que a proteína emagrece muito mais quando é consumida pela manhã, pois pode multiplicar por até cinco vezes a sensação de saciedade ao longo do dia.

O British Journal of Nutrition publicou um trabalho surpreendente realizado na Universidade Purdue, Estados Unidos, por um time liderado pelo nutricionista e doutor em ciência dos alimentos Wayne W. Campbell.

O que os pesquisadores descobriram?

Já se desconfiava que pitadas a mais de proteína na dieta evitariam ataques de gula, mas, segundo o estudo, o horário em que se consome a proteína faz toda a diferença para aproveitar o seu efeito saciedade.

Para o estudo, foram recrutados homens acima do peso na faixa dos 40 anos. Todos eles seguiram uma alimentação equilibrada de baixas calorias, dividida em cinco refeições diárias.

No entanto, enquanto parte do grupo recebeu uma dieta com um teor convencional de proteínas, os nutricionistas criaram um programa alimentar com o mesmo valor calórico para os outros participantes, mas com uma participação maior de fontes proteicas.

Para este segundo grupo, de 18% a 25% das calorias consumidas vinham de alimentos ricos em proteínas.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


Já se esperava que essa turma sentisse menos fome ao longo do dia. Mas o que realmente intrigava os pesquisadores era descobrir se faria alguma diferença que essas pessoas concentrassem mais proteínas em uma determinada refeição.

Proteína emagrece

Em que momento do dia a proteína emagrece mais?

Para chegar a uma conclusão, os voluntários que comiam mais proteína foram divididos em quatro grupos:

  • Grupo 1: os alimentos proteicos foram distribuídos por todas as refeições.
  • Grupo 2: se reforçou a presença das proteínas no café da manhã.
  • Grupo 3: os voluntários comeram mais proteínas no almoço.
  • Grupo 4: neste último grupo, os participantes comeram mais alimentos proteicos na janta.

Todos os dias, os membros de todos os grupos respondiam perguntas sobre como estava a sua fome, se tinham sentido vontade de comer bombons ou beliscar no meio da tarde e outros assuntos relacionados.

De vez em quando eram submetidos a testes de sangue para medir a quantidade de hormônios envolvidos com a saciedade.

Os resultados do estudo

Ao cruzarem todas essas informações, os cientistas notaram que de uma maneira geral não fazia muita diferença distribuir todas as porções proteicas ao longo das refeições ou deixá-las somente para o almoço ou o jantar.

No entanto, caprichar na proteína do café da manhã fez sim uma grande diferença, capaz de multiplicar por quatro e até até por cinco vezes a intensidade e a duração da sensação de saciedade.

Mas por que isso acontece? Bom, até o momento da finalização do estudo os pesquisadores não conseguiram explicar este fato.

Mas com certeza trata-se de uma evidência científica de que o horário de consumo das proteínas pode fazer toda a diferença.

Sem lugar a dúvidas, uma revelação assim pode ajudar as pessoas que precisam perder peso de uma maneira mais saudável, sem que precisem apelar às dietas de fome.

O especialista lembrou que, por ironia, muita gente prefere comer mais proteínas à noite.

Mas também comentou que um café da manhã capaz de prevenir ataques de fome não tem nada de outro mundo, principalmente nos países onde as pessoas têm o bom hábito de tomar leite no seu desjejum.

O conselho final que ele dá é complementar o leite do café da manhã com duas porções de alimentos proteicos.

Bom, por hoje foi tudo. Esperamos que você tenha achado útil esta informação que explica de que maneira e em que horários a proteína emagrece mais.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − um =

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.