Como Descobrir e Prevenir Problemas da Tireoide

Hoje trataremos de um assunto que afeta e preocupa a muitas pessoas: os problemas da tireoide.

tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (popularmente, gogó).

É uma das menores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto). 

Que funções tem a tiroide?

Esta glândula age na função de órgãos muito importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins.

Interfere também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

É fundamental que esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio do organismo.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


Comparada a outros órgãos do corpo humano, ela é relativamente pequena, porém, é responsável pela produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Vejamos agora quais são os principais problemas da tireoide

Os problemas da tiroide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres.

Quando ela não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso, provocando hipo ou hipertireoidismo, respectivamente.

1. Hipotireoidismo

Se a produção de “combustível” for insuficiente, provoca hipotireoidismo. Tudo começa a funcionar mais lentamente e o crescimento pode ficar comprometido.

Na verdade o organismo nesta situação tenta “parar o indivíduo”, já que não há combustível suficiente para ser gasto.

Estes são os principais sintomas do hipotireoidismo:

  • Depressão.
  • Desaceleração dos batimentos cardíacos.
  • Intestino preso.
  • Menstruação irregular.
  • Diminuição da memória.
  • Cansaço excessivo.
  • Dores musculares e articulares.
  • Sonolência excessiva.
  • Pele seca.
  • Queda de cabelo.
  • Ganho de peso.
  • Aumento do colesterol no sangue.

Os problemas da tireoide

2. Hipertireoidismo

Se houver produção de “combustível” em excesso, acontece o contrário, o hipertireoidismo. Aí tudo no nosso corpo começa a funcionar rápido demais.

A seguir você pode ver os principais sintomas de hipertireoidismo:

  • Dificuldade de dormir.
  • Aceleração dos batimentos cardíacos.
  • Intestino solto.
  • Agitação (a pessoa fala e gesticula muito).
  • Muita energia, apesar de muito cansaço.
  • Queda de cabelo.
  • Calor e suor exagerado.
  • Menstruação irregular.

Nódulos en la tireoide

Em ambos os casos é comum haver um aumento no volume da tireoide, chamado de bócio, que pode ser detectado através do exame físico.

3. Nódulos

Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não costumam apresentar sintomas.

Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos nesta glândula em algum momento da sua vida, o que não significa que sejam malignos, pois apenas 5% deles são cancerosos.

O reconhecimento deste nódulo precocemente pode salvar a vida da pessoa e a palpação da glândula é fundamental neste sentido.

Este exame é simples e fácil de ser feito. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares para confirmar a presença ou não do câncer.

Como descobrir problemas de tireoide: autoexame

Diagnosticar as doenças desta glândula não é complicado e o tratamento pode salvar a vida de uma pessoa.

Autoexame para prevenir problemas de tireoide

Material necessário: um copo com água e um espelho (se possível, de cabo). Siga estes passos:

  • Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireoide está localizada ali.
  • Estenda a cabeça para trás, para que esta região fique mais exposta. Focalize-a pelo espelho.
  • Beba um gole de água e engula.
  • Com o ato de engolir, a tiroide sobe e desce. Observe se há alguma protrusão ou nódulos, mas atenção: não confunda a tireoide com seu Pomo de Adão.
  • Repita este teste várias vezes até ter certeza.
Atenção!
Ao notar protrusões, procure rápidamente um endocrinologista.

Dados estatísticos

Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireoide.

Porém, é importante estar atento, pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.

Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição estrogênica apresentam, na verdade, problemas tireoidianos.

Bom, isso foi tudo por hoje. Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre os problemas da tireoide.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários ou perguntas logo abaixo.

Salvar

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

97 comentários em “Como Descobrir e Prevenir Problemas da Tireoide”

  1. ola, bom meu caso é um pouco complexo, há uns seis meses eu comecei a sentir diversos sintomas característicos do hipotiroidismo e após alguns exames a primeira médica me diagnosticou com esse problema mas optou por um tratamento com remédios alternativos.Eu fiquei insatisfeito com este tratamento alternativo e procurei outros profissionais que ao analisarem o mesmo exame afirmaram categoricamente que eu não tinha problema algum de tireoide e que devia parar de tomar tais remédios,pois de acordo com eles os niveis de t3 e t4 nos exames estavam normais.O problema é que após parar de tomar os remédios da primeira médica eu voltei a sentir os mesmos sintomas que sentia a seis meses, e fiquei com uma enorme dúvida de como proceder agora por dois motivos, o primeiro é que apesar de alguns alegarem que os exames estão normais os sintomas existem e me prejudicam bastante, e o segundo motivo é por quê os medicos tiveram diagnosticos tão diferentes.Se puder dar algum conselho no momento estou completamente perdido.

    Responder
    • Olá Victor,
      Como já explicamos para outras pessoas (veja os comentários anteriores ao seu), o exame laboratorial não é conclusivo.
      Ou seja, deve servir apenas como referência para o médico, que deverá cruzar o resultado com outras informações resultantes do histórico do paciente, dos sintomas, do exame de toque, etc.
      Além do mais, tem vários fatores que podem interferir no resultado, por isso, em caso de dúvidas, o médico deve solicitar um novo exame de outro laboratório, ou, melhor ainda, um ultrassom para confirmar o diagnóstico.
      É bem provável que a primeira médica que lhe atendeu acertou, inclusive no tratamento, que aliviou seus sintomas.
      Saudações!

  2. Ola,fui verificar sobre is sintomas do hipotireoidismo e praticamente todos os sintomas eu sinto nenhum me falta,ate mesmo o bocio eu tenho,tenho uma duvida,embora nos exames de ts4,t3,tsh tenham dado normais,seria possivel que mesmo assim eu tenha hipo?

    Responder
    • Olá André,
      Sim, é possível: o exame laboratorial só ajuda o médico a fazer o diagnóstico, ao cruzar seus resultados com outras informações, mas sozinho não é conclusivo.
      Seria interessante que solicitasse um ultrassom.
      Saudações!

  3. No meu exame de sangue TSH – Hormônio Tireoestimulante o resultado deu 5.77 e os valores referenciais são de 0.400 a 4.00 uUl/ml. Será que posso esta com alguma doença de tireoide.
    Estou usando medicamentos antidepressivos e gostaria de saber se o resultado alterado do exame TSH pode ter sido influenciado pelo uso destes medicamentos.

    Responder
    • Ola Maria,
      A pesar de ter dado acima do normal, o exame laboratorial não é conclusivo; serve apenas para o médico descartar algumas possibilidades e/ou cruzar com outras informações, como seu histórico clínico e o exame de toque.
      Em alguns casos em que o TSH dá acima do valor de referência, o médico ainda pode solicitar um ultrassom para ter um diagnóstico o mais correto possível.
      Tem medicamentos que podem influenciar no resultado, seu médico precisa saber tudo o que você está tomando.
      Saudações!

  4. Olá tenho algumas duvidas,fiz exames de laboratório e meus hormônios deram tudo ok,mas quando fiz a ultrasson da tireoide acusou um nódulo,antes disso a minha menstruação é toda irregular,as vezes com 10 dias que suspendeu ela aparece mais forte ainda,pode esta relacionado ao nódulo da tireoide.
    Obrigada boa noite.

    Responder
    • Olá Tatiana,
      Pode sim.
      Os exames laboratoriais não são conclusivos, por isso os médicos solicitam o ultrassom, quando percebem que há alguma alteração.
      Cruzando as informações do exame laboratorial, do ultrassom e do exame físico, seu médico lhe dará um diagnóstico correto.
      Saudações!

    • Olá Dene,
      O valor normal é de 0,4 a 4,5 mU/L, mas somente seu médico poderá lhe dar um diagnóstico correto, pois ele deverá cruzar o resultado do exame com seu histórico clínico.
      Saudações!

  5. Boa tarde!
    Tenho nódulos na tireoide, mas meus exames T3, T4 e TSH sempre dão normais. De um tempo pra cá tenho tido diarreias. Gostaria de saber se pode ter relação com esses nódulos? Muito obrigada pela atenção. Abs. Helena.

    Responder
    • Olá Helena,
      O intestino solto é um dos sintomas do hipertireodismo, como mencionamos neste post.
      Saudações!

  6. Ola, tenho 25 anos e estou tentando engravidar ha 1 ano e meio e não consigo. Minha Ginec. Pediu vários exames e o TSH deu 4,09. Esse valor mesmo ainda dentro da faixa de normalidades indica que está alto esse valor e posso estar com a doença da tireóide ou quase com a doença? Obrigada.

    Responder
    • Olá Cibele,
      O valor está dentro da normalidade (de 0,4 a 4,5 mU/L), mas somente seu médico poderá lhe dar um diagnóstico correto, pois é ele quem está de posse do seu histórico clínico.
      Saudações!

  7. Olá,

    eu tenho 22 anos e percebi que existe um nódulo em meu pescoço,
    resolvi pesquisar na internet pra saber do que poderia se tratar, me assustei pois achei q era só alguma lesão mas li que em alguns poucos casos se trata de cancer.
    minha duvida é quanto a localização do nódulo, pelas imagens percebi que a tireoide fica embaixo do pomo de adão e o nódulo se enontra acima do poomo de adão um pouco à direita, gostaria de saber se o nódulo na tireoide fica abaixo do pomo de adão ou se existem casos onde ele aparece acima dele?

    Obrigado

    Responder
    • Olá Paulo,
      A tireoide fica localizada logo abaixo do pomo de Adão.
      É recomendável que consulte um médico para ter um diagnóstico correto do nódulo.
      Saudações!

  8. Bom dia!

    Gostaria de saber se é normal aparecer em ultra o volume da tireóide aumentada (18,5) e no exame de sangue não acusar alterações?

    Obrigada

    Responder
    • Boa tarde Silvia,
      O exame de TSH é importante para sinalizar problemas na tireóide, mas não é infalível.
      O endocrinologista que solicitou os exames irá interpretar os resultados e cruzar com seu histórico clínico para lhe orientar corretamente.
      Saudações!

  9. fiz exame de TSH a dosagem deu 2,67 uiU/ml queria saber se deu norma?Pois eu sinto muito desanimo,falta de apetite e muito deprimida de um ano pra cá venho ganhando peso tento emagrecer mais é muito difícil vivo cansada e tenho uma dores no calcanhares,muito nervosismo. Pela manhã dar umas tremedeira na mão do meu lado esquerdo e ect…Devo me basiar só nesse axame?

    Responder
    • Olá Dayana,
      Está dentro dos valores aceitos como normais, porém isso pode variar em função do método utilizado pelo laboratório.
      Por isso, somente o seu médico, conhecedor do seu caso, poderá interpretar corretamente os resultados obtidos.
      Saudações!

    • ola boa tarde minha mãe tem 80 anos e tem hipertiroidismo e toma tapazol conforme receita do endocrino um dia sim outro não ela reclama muito de dor nas pernas do joelho pra baixo e diz que tipo queima e a perna esquenta será que tem algum remedio pra esse tipo de sintoma o que será que pod ser feito obrigado

    • Olá Mari,
      Somente o endócrino, de posse do histórico clínico da sua mãe, poderá lhe oferecer um diagnóstico correto.
      O mais recomendável é que ligue para ele e comente os sintomas que a sua mãe está sentindo.
      Por ética ele lhe oferecerá uma solução.
      Boa sorte.
      Saudações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 − dois =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.