Principais Cuidados com a Pele Oleosa

A pele oleosa é um dos desafios que milhares de pessoas enfrentam todos os dias, mas que pode facilmente ser resolvido.

Em geral, existem alguns cuidados com a pele oleosa que você deve ter para evitar o aumento na produção de sebo, algo que pode ocasionar inclusive a acne.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de dicas que podem lhe ajudar a solucionar este problema. Continue lendo para conhecê-las…

Conheça agora 6 eficazes cuidados com a pele oleosa

Descubra agora o que você deve fazer para ter uma pele mais limpa, bonita e com menos oleosidade o dia todo.

Vamos lá?

1. Escolha um sabonete de qualidade

Um dos principais cuidados com a pele oleosa é garantir que você esteja utilizando um sabonete capaz de controlar e reduzir essa quantidade de óleo.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


Geralmente, os mais recomendados são os seborreguladores, que promovem uma limpeza mais profunda no tecido e combatem a produção de óleo.

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com sabonetes que tenham qualquer tipo de sebo na composição, já que isso pode prejudicar a sua pele.

Inclusive, esses sabonetes são super recomendados para deixar a pele sequinha por mais tempo, mesmo se precisar fazer uma make-up.

Cuidados com a pele oleosa

Para fazer a sua escolha, prefira os sabonetes que no rótulo possuem componentes como gluconato de zinco, ácido salicílico ou LHA.

Importante:
Mesmo tendo ação controladora, eles não deixam a pele ressecada.

2. Foque em uma limpeza de pele diária

Um dos principais desafios para quem tem a pele oleosa é a manter a sensação de frescor e secura durante o dia todo.

Isso porque, passar a mão no rosto, o uso de maquiagem e até a poluição contribuem para a produção de sebo.

Então, para ter um controle melhor sob a oleosidade, o segredo está na limpeza diária.

Dessa forma, a recomendação é limpar a pele três vezes ao dia: cedo, durante a tarde e antes de dormir.

Mais importante que isso é utilizar produtos que realmente controlem a oleosidade, como os sabonetes seborreguladores mencionados anteriormente e água micelar para finalizar.

Cuidados com pele oleosa

Com isso, você consegue retirar todos os resíduos da pele, evitando que os poros fiquem obstruídos e que a produção de óleos aumente.

Importante:
Se você pratica atividades físicas, sempre limpe o rosto após o exercício e nunca durma com nenhum tipo de maquiagem na face.

3. Não deixe de seguir os tratamentos indicados pelo seu médico

Se você está seguindo algum tipo de procedimento ou tratamento, seja para controle de oleosidade ou mesmo acne, é importante dar continuidade.

Ou seja, nada de parar com os cuidados de pele no meio dos tratamentos, ou o resultado será de curto prazo.

Pode até parecer algo bobo, mas muitas pessoas ao verem pequenas mudanças ou melhora na aparência da pele, começam a deixar os cuidados de lado, fazendo com que todo o trabalho seja perdido.

Isso vale, inclusive, para aqueles que precisam de tratamentos hormonais ou mesmo com ácidos.

Caso tenha maiores dúvidas em relação ao tempo ou como proceder diante de uma viagem ou compromisso, por exemplo, sempre converse com o seu médico.

Importante:
Nunca suspenda tratamentos sem indicação médica.

4. Utilize produtos com toques secos

Entre os principais cuidados com a pele oleosa, estão a escolha dos produtos que você vai utilizar, sejam cremes, protetores solares ou mesmo maquiagens.

Assim, o ideal é sempre optar por aqueles que tenham um toque seco, que evitam que a pele fique ainda mais oleosa.

Da mesma maneira, em relação as maquiagens, sempre a recomendação é optar por produtos em pó.

Uma dica é sempre utilizar o pó translúcido, que deixa a pele seca por mais tempo e pode ser utilizado sem comprometer o tom da sua pele.

Pele oleosa cuidados

Importante:
Utilizar um spray antioleosidade depois de aplicar a maquiagem também é uma das maneiras de deixar a pele sequinha por mais tempo e evitar que a make-up borre ou fique com aspecto pesado.

5. Cuidado com tudo o que você faz em excesso

Ainda que você cuide muito bem da sua pele e siga as orientações de um profissional, é possível que o medo da pele oleosa ou do aparecimento de espinhas aumente esses cuidados.

Assim como em qualquer outra questão, o resultado pode mudar quando você faz algo em excesso.

Por exemplo, é comum que quem tenha a pele muito oleosa, acredite que lavar várias vezes ao dia ou mesmo utilizar água quente pode ser a solução.

Entretanto, ao fazer isso, você elimina a barra de proteção natural, o que aumenta a produção de óleo.

O resultado? Uma pele ainda mais oleosa e, em alguns casos, machucada.

Desse modo, limite-se a limpeza máxima de três vezes ao dia, salvo raras excessos e sempre utilize um protetor solar seco.

Importante:
Ficar passando a mão na pele também aumenta a produção de óleo. Evite fazer isso.

6. Beba água e tenha cuidado com os banhos

Entre os principais cuidados com a pele oleosa, está a garantia de que a mesma está hidratada, já que é comum utilizar produtos mais secos.

Por isso, sempre beba em torno de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Da mesma maneira, é preciso ter cuidado com a água que vem de fora, como no caso dos banhos.

Cuidados para pele oleosa

Isso porque, a água quente tende a dilatar os poros, fazendo com que fiquem abertos por mais tempo e estimulando a produção de sebo.

Sendo assim, prefira sempre tomar banhos mais amenos e, ao sair do chuveiro, passe água fria no rosto.

Assim, os poros ficarão mais fechados após a limpeza ou banho, evitando a continuidade na produção de óleo e a abertura excessiva dos mesmos, o que pode contribuir para que a pele fique com um aspecto visualmente ruim.

Dica de ouro

Para finalizar este post, uma dica que inclui diversos tratamentos para um bom resultado na pele oleosa é evitar consumir alimentos ricos em gorduras.

Alimentos muito gordurosos são absorvidos pelo organismo e vão para a corrente sanguínea e tecidos do corpo todo.

Portanto, o seu consumo em excesso aumenta a quantidade de óleos no corpo, fazendo com que a pele fique mais oleosa ou até mesmo inchada.

O recomendado é consumir alimentos fibrosos, leite e derivados, além de muitas proteínas.

Fontes das imagens: 1 Photo by x ) on Unsplash | 2 Photo by Timothy Dykes on Unsplash | 3: Photo by ZIPHAUS on Unsplash | 4: Photo by Jong Marshes on Unsplash

Bem, isto foi tudo por hoje. Esperamos que você tenha gostado destes cuidados para a pele oleosa. Que tal colocá-los em prática a partir de hoje mesmo?

Conte aqui embaixo caso ainda tenha alguma dúvida ou se gostaria de compartilhar a sua dica extra de cuidado. Obrigado pela sua visita e até o próximo post!

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − 5 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.