O mal atinge 30 milhões de brasileiros. E mais de 90% dos hipertensos não cuidam do problema de forma adequada. Mas é possível controlar a hipertensão sem remédios?
Para começar, hipertensão não é “doença”.
Essa ‘conquista extraordinária’ só acontece após anos e anos de abuso em relação ao organismo.
Elas se esqueceram completamente que o homem caminhou sobre a superfície da Terra por mais de três milhões de anos e que essa evolução fez dele um animal do movimento.
Índice de Conteúdo
Sedentarismo, alimentação gordurosa e estresse são os principais fatores
O sedentarismo em primeiro lugar, mais a alimentação anárquica e gordurosa se transformam numa bomba relógio com tempo marcado para explodir.
Se juntarmos a isso o álcool e o fumo adiantamos mais ainda seus ponteiros.
VEJA TAMBÉM:
É impressionante como as pessoas não se gostam e como elas não se protegem.
Muitas chegam a deixar de cuidar até mesmo do seu sono, deixando o fundamental repouso para muitas horas após seu organismo tê-lo solicitado.
Fatores genéticos
Existem fatores genéticos que também influenciam para que determinado número de pessoas sejam hipertensas ou se tornem mais sensíveis à hipertensão.
Mas esse percentual é muito baixo e de forma nenhuma explica a quantidade absurda de pessoas com pressão alta.
Como surge a pressão alta
O nosso coração tem a função de atender com eficiência todos os tecidos do organismo. Se a pessoa adquire muita gordura, cria uma área geográfica muito maior para o coração atender.
Toda essa gordura é tecido vivo e necessita de nutrientes.
O sangue tem que chegar em todos os departamentos do corpo, para atender células ávidas por oxigênio, mesmo que elas não tenham nenhuma função, como é o caso das gorduras em excesso.
Outro grande problema da hipertensão, é justamente a circulação sanguínea ‘enterrada’ – por gordura – do homem moderno totalmente alheio ao movimento.
A dificuldade do sangue em passar por esses “encanamentos” muito estreitos, obriga invariavelmente o coração a aumentar a sua pressão.
Como controlar a hipertensão sem remédios
Ao se lançar numa atividade física, a pessoa emagrece, o que já facilita a circulação sanguínea, – porque ‘desenterra’ os vasos das gorduras.
O movimento sistemático e agradável – caminhada ou corrida de acordo com o momento cardiovascular de cada um – vai, entre dezenas de outras maravilhas, aumentar a luz do vaso, que é o calibre das artérias, arteríolas e capilares.
Com a atividade física regular, o sangue passa a circular com mais suavidade e abundância por estes intrincados encanamentos do nosso corpo.
Desta maneira, são oferecidas ao coração condições ideais de trabalho, tornando mais fácil esta incrível tarefa de levar vida a todas as células do organismo, regularizando a pressão arterial.
A dosagem do remédio poderá ser diminuída gradativamente, até sua completa suspensão autorizada pelo cardiologista.
Então, o coração não precisará mais se esforçar tanto, criando essa pressão inconveniente para cumprir seu papel fundamental para a manutenção da vida.
Fonte principal: Nuno Cobra – Formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo.
Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre como controlar a hipertensão sem remédios.
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.