Você já notou que sua visão não é mais a mesma? Não tem como evitar, mais cedo ou mais tarde, a vista cansada é um fenômeno inevitável que chega para todos nós. Portanto, não pense que está acontecendo só com você.
A partir dos 40 anos de idade, essa mudança ocular conhecida como presbiopia começa a se manifestar ,e ao longo dos anos, ela avança inexoravelmente.
Mas aqui está o segredo: a presbiopia não precisa ser um obstáculo. Continue lendo e explore nossas soluções eficazes para corrigir esse problema e devolver a nitidez à sua visão.
O que é presbiopia?
Trata-se de um problema natural próprio do envelhecimento do cristalino. Portanto, nada pode impedir a sua ocorrência. “Mas por que acontece isso?”, você pode estar se perguntando.
Simplesmente porque nosso cristalino, que é a lente natural com a qual focamos as imagens, começa a sentir a passagem do tempo e perde a sua flexibilidade, de modo que piora a sua capacidade de focar objetos próximos.
É como se o “zoom” da nossa câmera ocular começasse a funcionar cada vez pior.
As alterações na curvatura da lente, no crescimento continuo e na perda de força dos músculos ciliares (músculos que relaxam e esticam a zônula, ligamento suspensor do cristalino) também foram identificadas como sendo causas da presbiopia.
Mais Sobre Saúde
– Quais são os sintomas da presbiopia?
Os sinais da presbiopia começam a ser sentidos com a fadiga ocular. A dificuldade de enxergar com pouca luz, de focar objetos próximos ou letras pequenas, são outros sintomas.
A vista cansada torna complexas tarefas tão simples e rotineiras como verificar as mensagens no celular, ler um livro ou até mesmo ler o cardápio de um restaurante.
É clássica a sensação de que as letras estão dançando ou turvas demais. De fato, é bem provável que nos peguemos afastando o telefone, o livro ou o jornal, porque, de forma paradoxal, ficarão mais fáceis de ler.
As manchas que às vezes aparecem na visão de perto, além da visão turva momentânea quando há uma transição entre a visão de perto e de longe, também são sintomas comuns.
A verdade é que o problema acontece entre os 40 e 45 anos com 81% das pessoas afetadas, enquanto que, além dos 65 anos, a percentagem aumenta para 98%.
Dá para fazer alguma coisa para corrigir o problema da vista cansada?
Confrontados com este problema, alguns optam por não fazer nada e se adaptam como podem. Não em vão, 88% das pessoas ignora que sofre de presbiopia.
No entanto, outros percebem que algo está acontecendo e assumem com resignação que chegou o momento de usar óculos para melhorar seu bem-estar. De maneira que marcam uma consulta com o oftalmologista para que os ajude a corrigir o seu problema de visão.
Neste sentido, tem diferentes tipos de óculos dependendo das necessidades de cada pessoa:
- Bifocais: com eles podemos corrigir a visão tanto de longe como de perto.
- Trifocais: sua finalidade é o foco nas distâncias longas, médias e curtas.
- Progressivos: talvez este seja o mais popular porque é muito versátil. Assim, a parte superior da lente é usada para a visão de longe, a inferior para a de perto, enquanto que a secção central tem uma graduação progressiva que faz com que todas as distâncias possíveis sejam cobertas.
- Ocupacionais: particularmente indicados para as pessoas cujo trabalho exige que passem muitas horas na frente da tela do computador.
A verdade é que a presbiopia requer que tomemos ação, porque este fenômeno natural piora com o passar dos anos.
– Uma solução eficaz para a vista cansada
Mas agora temos uma terceira alternativa, que nos permite viver mais confortavelmente se sofremos de presbiopia, dizendo adeus aos óculos e lentes de contato.
Assim, podemos optar pela implantação de uma lente intraocular multifocal que substitui o cristalino.
De fato, esta cirurgia leva bastantes anos sendo praticada e se diferencia pela sua segurança, rapidez e procedimento indolor.
Para melhor, com este método não apenas podemos corrigir a vista cansada, mas também outros problemas oculares como a hipermetropia, miopia e astigmatismo, além de colaborar na prevenção das cataratas.
Por outro lado, uma grande vantagem é que após a cirurgia o paciente não precisará mais depender do uso de óculos ou lentes para a presbiopia.
– Revisões oftalmológicas são necessárias após os 40 anos
Se você já tem 40 anos ou mais, deveria assumir que a sua visão pode começar a apresentar alguns problemas.
Mas não se desespere, porque as revisões periódicas do seu oftalmologista pode lhe ajudar a detectar estes problemas assim que surgirem.
De qualquer forma, é bom ter em mente que as visitas ao especialista devem ser realizadas com regularidade após os 40 anos.
A seguir, lhe deixamos uma sugestão da frequência com que você deveria consultar um oftalmologista.
Mas isso é no caso de que você seja uma pessoa sem fatores de risco ou doenças oftalmológicas existentes que exijam uma avaliação mais permanente:
- Dos 40 aos 54 anos de idade: a cada dois a quatro anos.
- Dos 55 aos 64 anos: a cada um a três anos.
- Dos 65 anos em diante: a cada um ou dois anos.
Aviso ao leitor: Este é um artigo meramente informativo. Qualquer pergunta mais específica relacionada às cirurgias de presbiopia, tais como o preço, clínicas que realizam a operação, etc, devem ser dirigidas a um oftalmologista da sua cidade ou região.
Esperamos que as informações sobre a presbiopia ou vista cansada tenham sido úteis para você. Agradecemos pela sua visita! Fique à vontade para compartilhar seus comentários ou fazer perguntas relacionadas logo abaixo.
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.