Tem soluções eficazes para a presbiopia ou vista cansada?

Não tem como evitar, a presbiopia mais cedo ou mais tarde acontece com todo mundo. Portanto, não pense que aconteceu só com você quando começar a perceber que sua visão não é mais a mesma.

Assim, você poderá estar enfrentando um fenômeno conhecido como presbiopia, que geralmente se manifesta entre os 40 e 45 anos de idade, para avançar inexoravelmente ao longo dos anos.

O que é presbiopia?

Trata-se de um problema natural próprio do envelhecimento do cristalino. Portanto, nada pode impedir a sua ocorrência. “Mas por que acontece isso?“, você pode estar se perguntando.

o que é presbiopiaSimplesmente porque nosso cristalino, que é a lente natural com a qual focamos as imagens, começa a sentir a passagem do tempo e perde a sua flexibilidade, de modo que piora a sua capacidade de focar objetos próximos.

É como se o “zoom” da nossa câmera ocular começasse a funcionar cada vez pior.

As alterações na curvatura da lente, no crescimento continuo e na perda de força dos músculos ciliares (músculos que relaxam e esticam a zônula, ligamento suspensor do cristalino) também foram identificadas como sendo causas da presbiopia.

Quais são os sintomas da presbiopia?

Os sinais da presbiopia começam a ser sentidos com a fadiga ocular.

A dificuldade de enxergar com pouca luz, de focar objetos próximos ou letras pequenas, são outros sintomas.

A vista cansada torna complexas tarefas tão simples e rotineiras como verificar as mensagens no celular, ler um livro ou até mesmo ler o cardápio de um restaurante.

É clássica a sensação de que as letras estão dançando ou turvas demais. De fato, é bem provável que nos peguemos afastando o telefone, o livro ou o jornal, porque, de forma paradoxal, ficarão mais fáceis de ler.

(Continua logo abaixo…)

Veja Mais Destaques:
Tratamento caseiro para varizes
As varizes são veias dilatadas e suas causas podem ser as mais diversas, desde a genética, até o excesso de ...
Leia Mais

Tratamento caseiro para varizes

Obesidade pode causar alguns tipos de câncer
Todos nós sabemos que a obesidade traz consigo uma séria de doenças e transtornos. Mas você sabia que a obesidade ...
Leia Mais

Obesidade pode causar alguns tipos de câncer

Como curar aftas de modo natural
As úlceras aftosas, popularmente conhecidas como aftas, são pequenas feridas abertas no tecido da mucosa que reveste o interior da ...
Leia Mais

Como curar aftas de modo natural

 

As manchas que às vezes aparecem na visão de perto, além da visão turva momentânea quando há uma transição entre a visão de perto e de longe, também são sintomas comuns.

A verdade é que o problema acontece entre os 40 e 45 anos com 81% das pessoas afetadas, enquanto que, além dos 65 anos, a percentagem aumenta para 98%.

Dá para fazer alguma coisa para corrigir o problema da vista cansada?

Confrontados com este problema, alguns optam por não fazer nada e se adaptar como podem. Não em vão, 88% das pessoas ignora que sofre de presbiopia.

No entanto, outros percebem que algo está acontecendo e assumem com resignação que chegou o momento de usar óculos. De maneira que marcam uma consulta com o oftalmologista para que os ajude a corrigir o seu problema de visão.

Neste sentido, tem diferentes tipos de óculos dependendo das nossas necessidades:

  • Bifocais: com eles podemos corrigir a visão tanto de longe como de perto.
  • Trifocais: sua finalidade é o foco nas distâncias longas, médias e curtas.
  • Progressivos: talvez este seja o mais popular porque é muito versátil. Assim, a parte superior da lente é usada para a visão de longe, a inferior para a de perto, enquanto que a secção central tem uma graduação progressiva que faz com que todas as distâncias possíveis sejam cobertas.
  • Ocupacionais: particularmente indicados para as pessoas cujo trabalho exige que passem muitas horas na frente da tela do computador.

A verdade é que a presbiopia requer que tomemos ação, porque este fenômeno natural piora com o passar dos anos.

Uma solução eficaz para a vista cansada

Mas agora temos uma terceira alternativa, que nos permite viver mais confortavelmente se sofremos de presbiopia, dizendo adeus aos óculos e lentes de contato.

Assim, podemos optar pela implantação de uma lente intraocular multifocal que substitui o cristalino.

De fato, esta cirurgia leva mais de uma década sendo praticada e se diferencia pela sua segurança, rapidez e procedimento indolor.

Para melhor, com este método não apenas podemos corrigir a vista cansada, mas também outros problemas oculares como a hipermetropia, miopia e astigmatismo, além de colaborar na prevenção das cataratas.

Por outro lado, uma grande vantagem é que após a cirurgia o paciente não precisará mais depender do uso de óculos ou lentes para a presbiopia.

VEJA TAMBÉM:  Crianças com triglicérides e colesterol elevado

Revisões oftalmológicas são necessárias após os 40 anos

vista cansada sintomas

Se você já tem 40 anos ou mais, deveria assumir que a visão pode começar a apresentar alguns problemas.

Mas não se desespere, porque as revisões periódicas do seu oftalmologista pode lhe ajudar a detectar estes problemas assim que surgirem.

De qualquer forma, é bom ter em mente que as visitas ao especialista devem ser realizadas com regularidade após os 40 anos.

A seguir lhe deixamos uma sugestão da frequência com que você deveria consultar um oftalmologista.

Mas isso é no caso de que você seja uma pessoa sem fatores de risco ou doenças oftalmológicas existentes que exijam uma avaliação mais permanente:

– Dos 40 aos 54 anos de idade: a cada dois a quatro anos.

– Dos 55 aos 64 anos: a cada um a três anos.

– Dos 65 anos em diante: a cada um ou dois anos.

Aviso ao leitor: Este é um artigo meramente informativo. Qualquer pergunta mais específica relacionada às cirurgias de presbiopia, tais como o preço, clínicas que realizam a operação, etc, devem ser dirigidas a um oftalmologista da sua região.

Bem, isso é tudo por hoje, esperamos que estas informações sobre a presbiopia ou vista cansada lhe sejam de bastante utilidade.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Banahosting | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *