Os Múltiplos Benefícios do Alho: O Segredo para uma Vida Saudável!

As propriedades do alho fazem com que esta planta tenha muitas vantagens para a saúde, especialmente na prevenção de algumas doenças graves.

É claro que daí a transformá-lo em um remédio milagroso, como fazem algumas pessoas, há um longo caminho. Evidentemente, apesar das suas incríveis propriedades, não é uma panaceia.

Ainda assim, vale a pena conhecer alguns dos mais importantes benefícios do alho para a nossa saúde.

¿Quais são os principais benefícios do alho?

O alho, cujo nome científico é Allium sativum, pertence ao gênero de plantas bulbosas Allium, juntamente com algumas bastante familiares em nossa cozinha, como a cebola, o alho-poró e as cebolinhas.

Vejamos agora algumas das principais vantagens de consumir este bulbo, o segredo para uma vida mais saudável.

Os benefícios do alho para a saúde

1. Previne as doenças cardiovasculares

A American Heart Association tem o alho em sua lista de alimentos com efeitos protetores sobre o coração.

Outro benefício bem conhecido é que ele tem um efeito anticoagulante significativo.

O alho também ajuda a baixar a pressão arterial. O seu consumo aumenta a síntese de óxido nítrico, um potente vasodilatador.

Ele também ajuda a baixar o colesterol, embora estudos mostrem que seja um efeito bastante leve.

2. Combate as infecções

Outro dos benefícios mais conhecidos do alho desde os tempos antigos é sua capacidade de combater infecções.

Embora não seja eficaz em todas as situações, um efeito positivo tem sido medido em casos específicos. Por exemplo, num estudo de Karuppiah P, Rajaram S, que mostrou como o alho inibiu bactérias multi-resistentes.

É por isso que é tão frequentemente recomendado em muitas famílias para combater qualquer tipo de infecção. É um dos casos em que o conselho da avó e os remédios caseiros são baseados em realidade cientificamente comprovada.

Os benefícios do alho

3. Tem efeito antioxidante

É verdade que o conteúdo antioxidante do alho é mais alto do que em outros vegetais. Mas há um fator que deve ser levado em conta.

As quantidades de alho consumidas costumam ser muito pequenas. Portanto, outros vegetais acabam tendo um efeito antioxidante maior porque, apesar de uma menor concentração, as quantidades ingeridas são muito maiores.

4. Previne certos tipos de câncer

Alguns estudos (You WC, Li JY) mostraram que o consumo de alho, cebola e outros membros da família tem um efeito protetor contra o câncer gástrico.

Outro estudo (Bianchini F, Vainio H) descobriu que o consumo de alho previne o câncer de intestino.

Foram feitos estudos mais especificamente sobre a incorporação do alho na dieta, que relacionam o consumo deste vegetal com uma redução de 50% no risco de câncer de estômago e uma redução de 30% no risco de câncer colorretal. Entretanto, deve-se observar que os estudos foram realizados com um consumo muito significativo de alho (18g por semana, aproximadamente um dente de alho por dia).

Neste ponto, é importante lembrar o seguinte: estamos falando apenas de uma redução no risco de contrair a doença. Ou seja, consumir muito alho não garante que você não desenvolverá câncer.

As vantagens do alho

O alho tem desvantagens?

Depois de listar os benefícios, é justo falarmos um pouco  sobre os pontos negativos do alho.

Primeiro de tudo, como todos sabem, tem um gosto muito forte, que pode até mesmo causar mau hálito. Embora isto não seja um problema de saúde, pode ser uma complicação para a vida social de uma pessoa que consome muito alho.

Em segundo lugar, o lado negativo de seu efeito anticoagulante é que um alto consumo é incompatível com a ingestão de medicamentos anticoagulantes (devido ao risco de sangramento) e o seu consumo antes de uma cirurgia também não é recomendado.

Por esta razão, se recomenda aos pacientes que usam este tipo de fármacos ou que vão someter-se a uma cirurgia, que evitem a ingestão de alho.

Finalmente, comer muito alho fresco pode causar dor de estômago e desconforto digestivo, especialmente se for consumido com o estômago vazio.

Melhor cru do que cozido

Como a maioria das frutas e legumes, o alho perde uma porcentagem de suas propriedades se for preparado.

É por isso que é aconselhável consumi-lo cru, ou adicioná-lo no último momento do preparo, para que a perda de propriedades seja a menor possível. Entretanto, a verdade é que o alho cru é mais difícil de digerir.

Esperamos que estas informações sobre os múltiplos benefícios do alho lhe sejam de bastante utilidade. Comece a utilizá-lo ainda hoje e melhore sua saúde naturalmente.

Agora recomendamos que você conheça também:

Muito obrigado pela visita! Se desejar, deixe-nos seus comentários ou dúvidas mais abaixo. Responderemos assim que pudermos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.