Os Benefícios do Azeite de Oliva

Tem alimentos que, muito além da sua função básica de apenas nos nutrir, têm propriedades benéficas para nossa saúde, reduzindo inclusive o risco de certas doenças.

Eles são chamados de alimentos funcionais e, entre eles, o azeite de oliva merece um lugar de destaque. Veja a continuação quais são os benefícios do azeite de oliva.

2 tipos de azeite de oliva bons para a nossa saúde

Tem vários tipos deste azeite extraído da azeitona, mas os únicos dois que oferecem reais benefícios são os extraídos a frío e utilizando apenas processos físicos. São conhecidos como virgem e extravirgem.

Conheça mais sobre eles a seguir.

1. Virgem

O azeite tipo virgem é obtido da azeitona madura, por processos físicos em condições térmicas normais sem alterar as características próprias do produto.

Os únicos tratamentos permitidos são a lavagem da fruta, decantação, centrifugação e filtragem, podendo ser considerado um verdadeiro “suco de azeitona”.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


2. Extravirgem

O azeite extravirgem é o mais recomendado pelos especialistas. Trata-se do azeite virgem, mas com uma acidez menor que 1 grau.

Tem um excelente sabor e aroma, sendo especialmente indicado para as saladas, molhos e legumes ou para adicionar no final de qualquer preparação.

Este incrível azeite, há muito tempo utilizado no Mediterrâneo, hoje é reconhecido no mundo inteiro pelas suas propriedades nutritivas e organolépticas (de cor, aroma e sabor).

Mais da metade da composição deste azeite de oliva é pura gordura monoinsaturada. Entretanto, ainda contém pitadas de ômega-3 e muitas substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias.

Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

O consumo ideal para um adulto é 2 colheres de sopa de azeite de oliva por dia.

Os benefícios do azeite de oliva

Quais são os benefícios do azeite de oliva?

Este incrível alimento é muito versátil e fundamental para a saúde. Entre as suas principais propriedades, podemos destacar as seguintes:

  • Beneficia o fígado e a vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis;
  • Atua como tônico nervoso;
  • Ajuda no crescimento das crianças;
  • Previne a osteoporose;
  • Estimula a contração muscular;
  • Melhora a prisão de ventre (ótimo para as crianças);
  • Ajuda a dissolver os depósitos de colesterol LDL (colesterol “ruim”);
  • É anti-inflamatório;
  • Os antioxidantes que contém permitem a proteção do organismo contra as agressões exteriores, prevenindo o aparecimento de várias doenças;
  • Evita o acúmulo de gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete.

– O que diz a ciência?

Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o azeite de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite.

Por outro lado, um trabalho publicado na revista da Sociedade Europeia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do azeite de oliva extravirgem diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

Receita de molho verde com azeite de oliva

Ingredientes:

  • 2 gemas de ovo;
  • 6 raminhos de salsa;
  • meia cebola pequena;
  • meia xícara de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 colher (sopa) de vinagre;
  • pitada de sal.

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos. Depois de cozidos, remova a casca.

Retire a casca da cebola e corte-a em pedaços bem pequenos.

Adicione um pouco de sal e, lentamente, o vinagre e o azeite, mexendo com uma colher de madeira até que fique bem cremoso.

Se preferir, bata tudo no liquidificador.

Como usar:

Este molho é ideal para peixes, legumes e saladas.

Bom, foi tudo por hoje. Esperamos que tenha gostado destas informações sobre os benefícios do azeite de oliva e que curta bastante a nossa receita. Bom apetite!

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

14 comentários em “Os Benefícios do Azeite de Oliva”

  1. Há alguns anos consumo 02 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, em jejum. É, claro, que utilizo no preparo de saladas. Percebí que meu sistema cargiológico e também o respiratório melhorou bastante. Posso andar rápido e durante um bom tempo que não sinto cansaço. Tenho passado informações sobre o azeite para conhecidos que são cardíacos, mas infelizmente eles não conseguem entender os benefícios que teriam em suas vidas se consumissem esse líquido precioso que a natureza proporcionou aos seres humanos. A Grécia é o país com o maior consumo mundial por habitante: em média 29 kg/litros por ano.

    Responder
  2. ja consumimos azeite de oliva a muitos anos,e agora descobrir que até para os animais é bom.doses menores claro.

    Responder
  3. muito bom, minha mãe fala que faz bem para saúde mas eu não acreditava pois eu não goste de azeite; mas depois deste blog e conhecimento eu não troco meu azeite por oléo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + dezenove =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.