Tem alimentos que, muito além da sua função básica de apenas nos nutrir, têm propriedades benéficas para nossa saúde, reduzindo inclusive o risco de certas doenças.
Eles são chamados de alimentos funcionais e, entre eles, o azeite de oliva merece um lugar de destaque. Veja a continuação quais são os benefícios do azeite de oliva.
Índice de Conteúdo
2 tipos de azeite de oliva bons para a nossa saúde
Tem vários tipos deste azeite extraído da azeitona, mas os únicos dois que oferecem reais benefícios são os extraídos a frío e utilizando apenas processos físicos. São conhecidos como virgem e extravirgem.
Conheça mais sobre eles a seguir.
1. Virgem
O azeite tipo virgem é obtido da azeitona madura, por processos físicos em condições térmicas normais sem alterar as características próprias do produto.
Continua abaixo…
VEJA TAMBÉM:
Os únicos tratamentos permitidos são a lavagem da fruta, decantação, centrifugação e filtragem, podendo ser considerado um verdadeiro “suco de azeitona”.
2. Extravirgem
O azeite extravirgem é o mais recomendado pelos especialistas. Trata-se do azeite virgem, mas com uma acidez menor que 1 grau.
Tem um excelente sabor e aroma, sendo especialmente indicado para as saladas, molhos e legumes ou para adicionar no final de qualquer preparação.
Este incrível azeite, há muito tempo utilizado no Mediterrâneo, hoje é reconhecido no mundo inteiro pelas suas propriedades nutritivas e organolépticas (de cor, aroma e sabor).
Mais da metade da composição deste azeite de oliva é pura gordura monoinsaturada. Entretanto, ainda contém pitadas de ômega-3 e muitas substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias.
Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.
O consumo ideal para um adulto é 2 colheres de sopa de azeite de oliva por dia.
Quais são os benefícios do azeite de oliva?
Este incrível alimento é muito versátil e fundamental para a saúde. Entre as suas principais propriedades, podemos destacar as seguintes:
- Beneficia o fígado e a vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis;
- Atua como tônico nervoso;
- Ajuda no crescimento das crianças;
- Previne a osteoporose;
- Estimula a contração muscular;
- Melhora a prisão de ventre (ótimo para as crianças);
- Ajuda a dissolver os depósitos de colesterol LDL (colesterol “ruim”);
- É anti-inflamatório;
- Os antioxidantes que contém permitem a proteção do organismo contra as agressões exteriores, prevenindo o aparecimento de várias doenças;
- Evita o acúmulo de gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete.
– O que diz a ciência?
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o azeite de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite.
Por outro lado, um trabalho publicado na revista da Sociedade Europeia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do azeite de oliva extravirgem diminui o risco do câncer de cólon.
Pesquisas anteriores já apontaram que entre os benefícios do azeite de oliva se encontra a sua ação preventiva em outros tumores, como o de mama.
Receita de molho verde com azeite de oliva
Ingredientes:
- 2 gemas de ovo;
- 6 raminhos de salsa;
- meia cebola pequena;
- meia xícara de azeite de oliva extravirgem;
- 1 colher (sopa) de vinagre;
- pitada de sal.
Modo de preparo:
Cozinhe os ovos. Depois de cozidos, remova a casca.
Retire a casca da cebola e corte-a em pedaços bem pequenos.
Adicione um pouco de sal e, lentamente, o vinagre e o azeite, mexendo com uma colher de madeira até que fique bem cremoso.
Se preferir, bata tudo no liquidificador.
Como usar:
Este molho é ideal para peixes, legumes e saladas.
Bom, foi tudo por hoje. Esperamos que tenha gostado destas informações sobre os benefícios do azeite de oliva e que curta bastante a nossa receita. Bom apetite!
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Há alguns anos consumo 02 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, em jejum. É, claro, que utilizo no preparo de saladas. Percebí que meu sistema cargiológico e também o respiratório melhorou bastante. Posso andar rápido e durante um bom tempo que não sinto cansaço. Tenho passado informações sobre o azeite para conhecidos que são cardíacos, mas infelizmente eles não conseguem entender os benefícios que teriam em suas vidas se consumissem esse líquido precioso que a natureza proporcionou aos seres humanos. A Grécia é o país com o maior consumo mundial por habitante: em média 29 kg/litros por ano.
Muito obrigado pela sua contribuição.
Saudações!
Gostei muito!
FAÇO USO DO AZEITE DE OLÍVA,MAS,NUNCA IMAGINEI QUE PUDESSE COMBATER A BACTÉRIA HELICOBACTER PYLORI.FUI DIAGNOSTICADA COM ESTA BACTÉRIA.USAREI COM MAIS FREQUÊNCIA A PARTIR DE AGORA.
ja consumimos azeite de oliva a muitos anos,e agora descobrir que até para os animais é bom.doses menores claro.
consumir todo dia é melhor.
Não sabia que o azeite de oliva tinha tantos benefícios,obrigado pessoal vocês fazem um ótimo trabalho.
Obrigado a você pelo seu comentário Jaqueline! :)
Consumo diariamente em saladas.É ótimo para a saúde.
dinada, pois eu gostei muito de saber sobre o azeite.
Obrigado pelo seu comentário Cleiciane! :)
muito bom, minha mãe fala que faz bem para saúde mas eu não acreditava pois eu não goste de azeite; mas depois deste blog e conhecimento eu não troco meu azeite por oléo.
Que bom que está gostando Djalma!
Obrigado pelo seu comentário! :)
Gostei muito,estou esperando mas infor
Açäo de tudo