O Que é Saúde Holística e Como Alcançá-la?

A maioria das pessoas acha que está cuidando bem de si mesma só porque segue alguns conselhos simples de saúde que aprendeu ao longo dos anos.

Na realidade, porém, muitas delas estão tomando apenas medidas parciais e incompletas, cujo cumprimento é altamente subjetivo. Para alcançar o bem-estar total, é preciso ir além e buscar ter saúde de forma integral, um conceito conhecido como saúde holística.

Neste post, explicaremos em que consiste este conceito e como conseguir ter uma vida verdadeiramente saudável em todos os sentidos.

Por que saúde holística?

Para entender melhor a palavra, precisamos nos remeter a um conceito filosófico denominado holismo. Trata-se de uma doutrina que promove a concepção de cada realidade como um todo, diferente da soma das partes que a compõem.

Como ter saúde integral

Assim, quando falamos de saúde holística, que também podemos chamar de integral, estamos falando de uma abordagem que considera a pessoa como um todo.


Mais Sobre Bem-Estar


– O que significa concretamente?

O real significado é que nesta abordagem a saúde é valorizada não apenas do ponto de vista físico, mas também mental, emocional, social e espiritual.

O objetivo é que cada pessoa alcance o seu bem-estar geral e não simplesmente que esteja livre de doenças.

Logicamente, a saúde holística envolve atenção integral a todos os aspectos que acabamos de mencionar. Em particular, ela procura encontrar um equilíbrio entre corpo e mente.

Nesta lógica, todos estes aspectos estão inter-relacionados e, portanto, podem afetar a saúde de uma forma significativa.

Assim, para uma saúde integral é necessário prestar atenção a questões como a alimentação, o exercício, o descanso, a gestão do estresse, a vida social e emocional. Além disso, este conceito de saúde enfatiza a conexão espiritual consigo mesmo(a) e com o próprio ambiente.

Em última instância, o objetivo é alcançar um equilíbrio geral que leve à saúde e ao bem-estar de uma forma completa.

O que é saúde holística

Como podemos alcançar a saúde holística?

Aqui estão três aspectos fundamentais para conquistar uma saúde total.

1. Entender que o bem-estar é multifatorial

O primeiro passo é entender que não é suficiente cuidar de apenas um aspecto de sua vida.

Por exemplo, é muito bom não beber álcool e ser fisicamente ativo várias vezes por semana, mas se você não cuidar de seus relacionamentos ou de sua saúde mental, será muito difícil alcançar o bem-estar integral.

2. Equilibrar os diferentes aspectos

Como dissemos anteriormente, a saúde holística vai muito além de cuidar do que você come e se exercitar regularmente, entre outros temas pontuais.

É claro que são objetivos muito positivos, mas por si só são insuficientes sem outras boas práticas nas áreas da psicologia, relações com os outros ou a meditação, por exemplo.

muitos aspectos-chave que precisamos administrar corretamente e aqui estamos falando em evitar dependência emocional, ter uma relação saudável com o dinheiro, desenvolver inteligência emocional, cuidar dos relacionamentos com o(a) parceiro(a) e a família, entre muitos outros.

3. Continuar melhorando a cada dia

Não se trata de apenas um destino, mas de uma estrada que deve ser percorrida todos os dias. Obviamente, você terá dias mais felizes e outros em que o bem-estar parecerá bem mais distante.

Mas se continuar com sua abordagem integral e cuidar de cada um dos fatores que contribuem para a saúde holística, a tendência é continuar a melhorar a cada dia.

É claro que isso implica em seguir aprendendo e mudando à medida que vai avançando. Não apenas porque você aprenderá coisas novas através de treinamentos e/ou experiência pessoal, mas também porque o conhecimento humano nunca deixa de evoluir e melhorar.

O que você pensa sobre o conceito? Acredita que o bem-estar integral pode ser alcançado? Gostaríamos muito de saber sua opinião na seção de comentários.

Esperamos que estas informações sobre a saúde holística e as formas de alcançá-la lhe sejam de bastante ajuda. Muito obrigado pela sua visita!

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.