No dia de hoje veremos o que é bom para dor nas pernas. Quem é que já não sofreu alguma vez na vida de dores nas extremidades inferiores?
Em busca de soluções, selecionamos e compartilhamos aqui algumas dicas que lhe ajudarão a aliviar a dor conforme seja a sua origem.
A propósito, o que poucas pessoas sabem é que este tipo de dor pode ter as mais diversas causas, que vão desde um simples cansaço muscular, até problemas circulatórios, ósseos, articulares, dos nervos ou inclusive doenças como a fibromialgia.
Quando o motivo é o cansaço muscular ou algum problema circulatório, têm soluções caseiras que podem ajudar. Veja nossas dicas a continuação.
Índice de Conteúdo
O que é bom para dor nas pernas de origem muscular?
Esta é uma das causas mais frequentes das dores nas pernas.
Normalmente ocorre por alguma contusão, estiramento ou contratura dos músculos da coxa ou a panturrilha, devido a exercícios físicos exagerados e sem aquecimento, ou também por algum trauma, como batidas, quedas, etc.
Continua abaixo…
VEJA TAMBÉM:
É fácil de distinguir, porque é uma dor contínua, que piora quando se aperta a região ou ao movimentar a perna.
– Veja algumas recomendações para as dores musculares
- Alongue sempre antes e depois de fazer qualquer tipo de exercício.
- Enquanto estiver sentindo dor, fique de repouso.
- Se a dor tiver sido provocada para uma contusão, estiramento ou contratura muscular, aplique gelo durante 20 minutos, protegendo a perna com um pano úmido para não queimar sua pele.
- Faça uma sessão de massagens no local afetado.
- Use um anti-inflamatório ou analgésico de forma tópica (pomada) ou por via oral.
Se as recomendações anteriores não funcionarem, é recomendável consultar um médico, pois em alguns casos pode ser necessário fazer fisioterapia.
Saiba como aliviar a dor nas pernas de origem circulatória
Existem dois tipos de problemas circulatórios: arteriais e venosos.
1. Problemas venosos
Quando a insuficiência circulatória é venosa, as varizes podem ser as responsáveis pelas dores e o consequente inchaço.
Normalmente esta dor piora ao permanecer muito tempo de pé, sobretudo quando se está parado.
As complicações
Em certos casos, a temperatura da região pode aumentar causando vermelhidão, sinal de que pode estar ocorrendo uma tromboflebite: o entupimento de uma veia causada por um coágulo (trombo).
Consulte um médico, porque, se o coágulo se desprender, pode ir parar em lugares perigosos, como o coração, pulmões e cérebro, podendo levar a um AVC ou inclusive à morte.
Há outros casos em que ocorre dor e inchaço súbito nas pernas, um sintoma de trombose venosa profunda. Consulte um médico com urgência, pois pode ser necessária a internação hospitalar.
2. Problemas arteriais
Quando o problema é nas artérias, a dor é diferente e ocorre ao caminhar: a pessoa anda um pouco, até que começa a sentir uma sensação de queimação nas panturrilhas.
Se continuar andando, a dor aumenta até tornar-se insuportável. Depois de um certo repouso, a dor para, mas o quadro se repete ao voltar a andar.
Isto é provocado pela aterosclerose, o entupimento das artérias pelo depósito de gorduras nas suas paredes. Nestes casos, é bom controlar os fatores de risco, como a hipertensão e o colesterol.
– Recomendações para as dores circulatórias
Para aliviar a dor nas pernas de origem circulatório é preciso estimular o retorno do sangue ao coração. Veja nossas dicas:
- Não fique parado(a) por muito tempo. Se você trabalha sentado(a), levante-se pelo menos a cada duas horas para movimentar os músculos das pernas. Sendo impossível, exercite-se mesmo sentado(a), levantando e abaixando os pés a cada 30 minutos.
- Faça exercícios para as pernas. Os músculos das panturrilhas têm um papel fundamental no retorno do sangue ao coração. Faça meia hora diária de exercícios aeróbicos que trabalhem estes músculos, como caminhar, nadar e andar de bicicleta.
- Eleve as pernas. Deite de barriga para cima e coloque uma ou mais almofadas para elevar os pés, de maneira que fiquem mais altos do que os quadris. Permaneça assim durante 20 minutos para aliviar as dores, o peso e o cansaço das pernas.
- Controle seu peso. Quanto maior for sua circunferência abdominal, maior será a dificuldade do sangue em retornar ao coração, causando acúmulo nas pernas e consequentes dores.
Bom, por hoje foi tudo. Esperamos que tenha gostado destas dicas e informações sobre o que é bom para dor nas pernas.
Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários e perguntas relacionadas mais abaixo.
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Boa noite,sou Erquilene ,tenho fibrimiogia, sinto muita dor nas pernas todas, o que devo fazer, não consigo fazer NADA.
Bom dia Erquilene,
Lamentavelmente a medicina ainda não tem a cura para a fibromialgia.
Só é possível aliviar os sintomas, especialmente com analgésicos e antiinflamatórios, mas sempre com indicação médica.
Os especialistas também recomendam a prática de exercícios aeróbicos de forma gradativa e constante para aliviar os sintomas.
Os exercícios realizados na piscina são os mais recomendados.
Veja as recomendações que damos acima para as dores musculares, pois também podem lhe ajudar a aliviar a dor.
Saudações!
Eu estou com uma dor na perna que não consigo parar em pé. A dor é princiipalmente na panturrilha e é a parte que está mais rigida, a perna inteira incha ao andar e fica enorme, mas o inchaço acaba ao repousar. Já fui ao medico, tomei injeção com relaxante muscular, melhorou no dia, mas no dia seguinte ja estava novamente. O que pode ser? O que eu posso fazer para amenizar essa dor?
Olá Andressa,
Na realidade só o médico examinando-a poderá lhe dizer do que se trata… não chegou a perguntar a ele na consulta?
Porque tem que saber o que está originando a sua dor para poder fazer um tratamento adequado.
Saudações!
Ola Boa tarde,tenho muitas varizes nas pernas vazinhos,minhas pernas na epoca de calor doem muito mais nao fica inchada nem vermelha,so doi quando faço muito esforço fisico,sera quer tem algum tratamento pra isso
Boa noite Raquel,
Recomendamos que veja as dicas deste post: O que é bom para as varizes.
Saudações!
Oi eu estava andando de skate e cai e o skate bateu de bico na minha perna direita na coca um pouco abaixo da nádega nos primeiros dias eu mancava de dor depois começei a praticar karate e comecei a fazer muitos alongamentos bem fortes e massagens melhorou muito mas ainda sinto dor vamos supor que seja um alongamento que eu quase não faço aí eu sinto muita dor quando faço este alongamento
Olá Colin,
Você precisa ir no médico para ser examinado.
É a única forma de descobrir o que você realmente machucou.
Saudações!
Boa tarde, tenho 55 anos e diariamente ando na bicicleta estática 60 m a 80 m, aos fins de semana costumo ir dar uma volta de bicicleta na estrada e faço 40 a 50 km, acontece que antes depois de alguns treinos sentia mais força nas pernas , hoje em dia noto falta de força nas pernas, sinto-me bem mas com pouca força nas pernas, a idade tem influência mas não será também cansaço ou treinos demasiados? desde já muito obrigado pela atenção.
Boa noite Luis,
Sim, é possível que seja pela intensidade dos treinos.
Tente amenizar um pouco a dor com as dicas que damos neste artigo e reduza um pouco o tempo de treino.
Sucesso!
Bom dia!
Tenho diariamente dores nas pernas, inclusive à noite, sinto as pernas cansadas, dores e um mal estar nas pernas q me dificulta dormir, levei alguns anos atrás uma batida forte nos joelhos e não cuidei, fui ao ortopedista recentemente ,tirei raio x e ele detectou apenas uma batida forte, me receitou anti-inflamatório mas resolveu momentaneamente, mas continuo sentindo dores nas pernas e nos joelhos, ando de bicicleta e caminho frequentemente, mas n resolve! Tenho 47 anos e será q é da idade?Pode ser no colchão?
Grato!
Marcelo Gustini
Boa tarde Marcelo,
Faça alongamento das pernas antes de dormir e antes/depois dos seus exercícios (bicicleta e caminhada).
As massagens também costumam aliviar bastante a dor, além do exercício de elevação das pernas que recomendamos no post.
Saudações!
Já está com duas semanas que tenho dores nas pernas, no começo achava que era normal sei lá uma mal jeito, mais agora sinto durante o dia e a noite durmo mal pois é muito ruim dói lateja pesa chega a me dá náuseas, tive bastante problemas renais, a um ano atrás tenho medo de ser novamente mais antes não sentia dores nas pernas , sentia nas costas…. amanhã vou a um médico, poderia me dar alguma dica?
Bom dia Amanda,
Primeiro você precisa descobrir se as suas dores são de origem muscular ou circulatório, e isso o médico irá lhe dizer.
Depois, você pode seguir todas as dicas que oferecemos neste artigo.
Saudações!
Ola, eu sinto muitas dores nas pernas, pricipalmente a noite. Dores cansaço, ja fui ao médico fiz varios exames e nao deu nada. Eu ando bastante de bicicleta mas nao resolve. Oque seria bom pr o meu caso, axo que pode ser a circulação… O médico falou pr fazer caminhadas. Mas tem algum exercício q possa fazer pr melhorar as dores nas pernas?
Bom dia Danielli,
Uns bons exercícios de alongamento para as pernas podem resolver.
Mas teria que conversar com um personal trainer para que lhe indique os mais adequados para o seu caso.
Além disso, siga as dicas que recomendamos neste post.
Saudações!
Bom dia. Há quase duas semanas atrás, comecei a sentir dor na perna direita. De la pra cá, a dor passa, piora, depois, passei a sentir dor nas duas pernas e agora apareceram duas manchas: uma pequena roxa e a outra vermelha. O que será que eu tenho? Obrigada.
Boa tarde Thais,
Deve ser examinada para descobrir o que tem, é a única forma de dar-lhe uma opinião séria.
É recomendável que consulte o seu médico.
Saudações!
Desde 13/11/15, tive problemas estomacais , perdi peso pois nao me alimentava bem,
Fui ao gastro e realizei exames diversos. De um tempo para ca, tenho sentido cansaco nas pernas. Sera q essa situacao e relacionada ao estomago?
Obrigado.
Olá Thiago,
Seu problema estomacal não deve ter relação com o cansaço nas pernas, mas poderia ter uma deficiência nutricional provocada pela sua má alimentação.
Nesse caso, teria que fazer uma avaliação com um nutricionista.
Saudações!