Todos nós já sentimos dor de cabeça em algum momento, mas muitas vezes não sabemos exatamente o que a causou. Pode ser estresse, um simples resfriado ou algo mais sério. Mas sentir com frequência muita dor de cabeça o que pode ser?
A dor de cabeça, ou ‘cefaleia’ como é conhecida no mundo médico, é uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram atendimento médico. De fato, quase 90% da população já experimentou essa sensação desconfortável.
Mas, o que realmente causa essa dor? E mais importante, como você pode aliviar ou até mesmo prevenir essas dores de cabeça?
É crucial saber o que fazer quando a dor de cabeça aparece e reconhecer quando ela requer atenção médica. Mas, imagine se você pudesse evitar que ela acontecesse em primeiro lugar?
Prepare-se para uma jornada de descoberta enquanto desvendamos os mistérios por trás da cefaleia. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre as principais causas dessa dor incômoda. E fique atento(a), pois vamos revelar algumas dicas que podem mudar a maneira como você lida com a dor de cabeça para sempre!
Muita dor de cabeça o que pode ser?
Na realidade, existem muitos motivos que podem desencadear uma dor de cabeça.
Ente os principais, podemos destacar:
Mais Sobre Bem-Estar
- O estresse.
- A desidratação.
- Ver televisão por muito tempo seguido.
- A música forte.
- Fumar.
- O álcool.
- A cafeína.
- Pular refeições.
- Falta de sono.
- Uma batida na cabeça.
- Fazer uma viagem longa de carro ou ônibus.
- Gripe.
- Infecções dos seios nasais.
- Infecções da garganta.
- Infecções do aparelho urinário.
- Infecções de ouvido.
Os tipos de dor de cabeça
Dependendo da sua origem, as dores podem ser classificadas dentro destes 4 grupos principais:
1. Cefaleias tensionais
São aquelas dores que produzem uma contração muscular na cabeça, pescoço e ombro.
2. Cefaleia no olho
É relativamente pouco comum, mas estas dores de cabeça causam uma dor insuportável, aguda e cortante ao redor do olho.
Os ataques se produzem diariamente por semanas ou meses e logo desaparecem por completo durante meses o anos. Esta dor é mais comum entre os homens.
3. Dor de cabeça por percussão
Se apresenta em pacientes com algum dos tipos de dor de cabeça mencionados previamente de forma crônica e que usam analgésicos com alta frequência.
É possível identificar este tipo de dor depois de tomar um analgésico: a dor melhora rapidamente, porém, posteriormente pode regressar, sendo ainda mais intensa.
4. Dor nos seios da face
Os seios paranasais são cavidades (espaços) cheios de ar localizados nas maçãs do rosto, produzindo uma mucosa através dos canais nasais.
Quando estão inflamados, por causa de resfriados ou infecções, podem provocar um mal estar similar à de uma dor de cabeça comum.
Remédios caseiros para dor de cabeça
Experimente estes remédios caseiros. Com certeza lhe proporcionarão um alívio quase imediato, evitando assim que você se obrigue a tomar medicamentos farmacéuticos.
- Chá de camomila: Coloque duas colheres de camomila em grão em ½ litro de água quente. Espere uns minutos e coe. Acrescente umas gotas de limão para melhores resultado
- Bolsa com gelo: coloque vários cubos de gelo em uma bolsa. Amarre-a com cuidado e coloque na cabeça.
- Mel de abelha e vinagre de maçã: em um copo de água quente, dissolva duas ou três colherinhas de vinagre de maçã e um pouco de mel. Espere amornar e beba em seguida.
- Essência de lavanda: faça uma massagem na base do crânio, nas têmporas e atrás da orelha com azeite de essência de lavanda. Tenha cuidado para que não entre em contato com os olhos.
- Vaporização com essência de menta: acrescente 3 gotas de menta e 7 de lavanda em um vaporizador e inale. Também pode colocar duas bolsinhas de chá de menta nos olhos fechados por uns minutos.
Estas simples dicas de remédios caseiros podem aliviar ou até mesmo acabar com esse incômodo.
Esperamos que este artigo tenha lançado luz sobre suas dúvidas e preocupações sobre muita dor de cabeça o que pode ser. Agora que está armado(a) com este conhecimento, você está um passo mais perto de viver uma vida mais saudável e sem dor.
Agradecemos imensamente a sua visita e o tempo que dedicou para se informar conosco. Tem alguma pergunta que ainda não respondemos? Ou talvez uma experiência pessoal que gostaria de compartilhar? Deixe-nos seus comentários ou perguntas abaixo e prometemos responder o mais rápido possível.
E não se esqueça, a jornada para uma vida sem dor de cabeça começa com um único passo. E esse passo pode ser tão simples quanto deixar um comentário abaixo. Muito obrigado por estar aqui!
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO: