Os Benefícios do Leite de Soja para a Saúde

Hoje em dia, o leite de soja é um dos leites vegetais mais consumidos, especialmente como uma opção adequada no caso de intolerância à lactose.

Isto se deve às suas inúmeras propriedades nutricionais e benefícios, além do seu agradável sabor.

Por outro lado, é um produto que pode ser usado para fazer cremes, molhos, batidos, queijo, iogurte e até sorvete, ou seja, praticamente tudo o que poderia ser feito com o leite de vaca.

No entanto, é preciso destacar que este não é um leite em si, apesar da tendência a ser erroneamente considerado desta forma. O mais apropriado seria considerá-lo como uma bebida de soja.

Que propriedades benéficas tem a soja?

A soja é a única leguminosa que possui quase todos os aminoácidos essenciais para o corpo, de modo que é facilmente digerida e previne certas doenças.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


Estes aminoácidos são necessários tanto para o desenvolvimento como para o crescimento do ser humano.

Um dos pontos mais importantes é que contém lecitina, substância esta que, entre outras coisas, evita problemas do coração e ajuda a manter as artérias limpas e saudáveis.

Além do mais, tem isoflavonas, estrogênios vegetais que têm uma ação estrogênica pequena em comparação com o hormônio feminino. Acredita-se que este mecanismo proporcione uma ação protetora contra o câncer de mama.

No que diz respeito à osteoporose, a proteína de soja ajuda a conservar o cálcio do corpo, sendo que as isoflavonas também inibem o processo de destruição óssea.

Estas mesmas proteínas são capazes de reduzir a oxidação do colesterol, diminuindo também o nível do mesmo, assim como o dos triglicéridos.

O ácidos graxos que a soja possui são poli-insaturados ômega-3 essenciais (gordura saudável). É bom destacar que a sua falta pode retardar o crescimento e produzir doenças de pele e distúrbios do sistema nervoso.

O leite de soja é ideal para jovens, adultos e idosos, sendo bem tolerado pelos diabéticos. Além do mais é perfeito para as pessoas intolerantes à lactose, mas sempre e quando seja consumido com moderação.

As principais propriedades do leite de soja

Veja um resumo dos principais benefícios do leite de soja

Trata-se de uma bebida especialmente rica em aminoácidos essenciais, necessários para o crescimento e desenvolvimento.

Mas no caso da nutrição infantil não se aconselha o consumo por crianças menores de 5 anos (sempre é bom consultar o pediatra).

Além disso, é bem tolerado pelos pacientes diabéticos.

É rico em proteínas e também é interessante o seu conteúdo de magnésio – útil em pacientes hipertensos, com problemas cardíacos e artrite, e que também auxilia na absorção do cálcio -.

Por outro lado, tem um alto teor de ferro e também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B6 e o ácido fólico.

Claro que, considerando que tem uma menor quantidade de nutrientes em comparação com os encontrados no leite de vaca, é aconselhável alternar o consumo da bebida de soja com outros leites vegetais, como o leite de aveia ou de amêndoa.

Quais as diferenças com o leite de vaca?

O leite de soja é um produto que tem diferenças consideráveis com o de vaca, especialmente pelos tipos de nutrientes que cada um contém.

Uma das diferenças é o conteúdo de ferro: o de vaca tem mais que o de soja, especialmente o integral.

O leite de vaca integral é rico em ácidos graxos saturados e colesterol, gorduras que em excesso podem prejudicar a saúde.

Pelo contrário, o leite de soja possui ácidos graxos poli-insaturados e não tem colesterol, o qual é substituído pelo Beta-sitosterol, que não tem efeitos prejudiciais sobre o organismo.

O teor de gordura do leite de soja é muito inferior, numa quantidade equivalente ao de vaca semidesnatado.

O leite de vaca tem lactose, uma proteína que não é tolerada por muitas pessoas. O de soja não.

benefícios do leite de soja

Saiba como fazer leite de soja em casa: receita completa

Com a receita a seguir você poderá obter cerca de 2 litros desta deliciosa bebida vegetal nutritiva e saborosa.

Note que você pode guardá-la por até 3 dias, por isso não é bom preparar mais quantidade do que possa consumir durante o período.

Ingredientes:

  • 250 g de grãos de soja orgânica.
  • 1 litro de água.

Como preparar:

Coloque os grãos de soja de molho por 8 a 12 horas, trocando a água a cada 4 horas, na medida do possível.

Depois que tiver passado algum tempo, com a ajuda de suas mãos tente quebrar o máximo possível a casca dos grãos, esfregando-os bem.

Depois, separe os detritos que possam ter ficado.

Para evitar que o leite de soja fique com um ligeiro sabor amargo, você deve eliminar a enzima que produz esse gosto deixando os grãos por 5 minutos no forno regular.

Quando os grãos estiverem prontos, coloque-os em um liquidificador ou processador de alimentos, juntamente com um pouco de água.

Comece a processá-los até que se forme uma espécie de purê cremoso, nem muito líquido nem muito grosso. Va adicionando mais água de acordo com a sua necessidade.

Depois de ter o purê de soja pronto, adicione-o junto com o restante da água em uma panela grande e leve ao fogo até levantar fervura.

A partir daí, deixe em fogo brando por cerca de 25 minutos, sem esquecer que você deve mexer de vez em quando para evitar que queime ou se desborde.

Agora, coloque um pano permeável sobre um coador e despeje o preparado para filtrar o leite, separando os resíduos da soja.

Quando só tiver purê de soja no pano, você pode espremê-lo para tentar extrair o máximo de leite possível.

Agora, guarde o leite de soja preferentemente em um recipiente de vidro e estará pronto para o consumo.

Lembre-se que, com o leite obtido, você pode preparar deliciosos alimentos naturais, tais como o tofu (queijo de soja) ou o iogurte de soja, entre outros.

Precauções com a bebida de soja

Mesmo que se trate de uma bebida natural, tem algumas precauções que devem ser tomadas com o seu consumo.

Conheça-as a continuação:

1. Pessoas alérgicas

Os alérgicos à soja devem ter muito cuidado. Se insistirem em consumir o grão ou os produtos derivados, podem desenvolver urticária, vômitos, diarreia e inchaço, entre outros problemas.

2. Crianças pequenas

Muitos especialistas em saúde desaconselham o seu consumo por crianças com menos de 5 anos, sobretudo menores de 2 anos.

Especialmente porque existem algumas necessidades alimentares para os mais pequenos, em uma etapa tão importante como a fase de desenvolvimento e crescimento, que não são supridas por completo apenas com as bebidas de soja e seus derivados.

Tem outras alternativas para eles, como as verduras e hortaliças (espinafre, couve, cebola, agrião, acelga), legumes (feijão branco, grão de bico, lentilhas), peixe (linguado, salmão, sardinhas, anchovas), frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes) e a gema do ovo, entre outras tantas que um pediatra ou nutricionista pode recomendar.

3. Consuma com moderação

Não se deve exagerar no seu consumo, pois a soja contém ácido fítico, que pode interferir negativamente na absorção de alguns minerais, como o cálcio, magnésio e zinco, por exemplo.

Bem, foi tudo por hoje. Esperamos que estas informações sobre os benefícios do leite de soja para a saúde lhe sejam de bastante utilidade.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários e perguntas relacionadas mais abaixo.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − 5 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.