O que Significa o Ideograma do Reiki Original?

O kanji ou ideograma do Reiki original nos proporciona bastante informação sobre o significado desta técnica oriental.

Como já tenho explicado em outros posts, o Reiki é uma técnica de origem japonês que tem o objetivo de repor e equilibrar nosso equilíbrio energético.

Desta maneira, ele colabora para o relaxamento da pessoa receptora, sendo capaz de promover a cura a nível físico, mental, emocional e até espiritual.

Além do mais, devemos lembrar que ele trabalha também na expansão da consciência, nos conectando com o fluxo da vida.

Qual o significado que tem o ideograma do Reiki?

O termo Reiki foi escrito pelo Mestre Usui na sua forma original como um kanji (ideograma) adaptado da escrita chinesa.

Devemos lembrar que naquela época o Japão usava os ideogramas chineses, pois ainda não possuía um sistema próprio de escrita.

Cabe destacar que os ideogramas ou kanjis não são palavras em si como na escrita ocidental, mas representações de uma ideia que se deseja transmitir.

Isto significa que a definição dos mesmos depende bastante da interpretação de cada pessoa, pois trata-se de uma ideia transmitida a través de uma imagem.

De qualquer maneira, o kanji original do Reiki consta de duas partes: o REI e o KI. Vejamos então o que significam.

O ideograma do Rei original

1. A primeira parte: REI

De uma maneira geral os estudiosos do Reiki tem aceitado o significado desta primeira parte do kanji como “Universal”.

No entanto, tem um outro conceito que atualmente está chamando bastante a atenção dos especialistas e que afirma que ela é composta de 3 sessões:

  • Para começar, a imagem que está no topo representaria as nuvens, significando a consciência superior, o Eu superior, Deus, entre outras acepções.
  • A seguir, tem três cestos, representando nossos diferentes aspectos: o corpo, a mente e o espírito.
  • Para finalizar, tem as rochas e o solo, que representam a Terra.

Alguns pesquisadores entendem que a sessão do meio refere-se ao reikiano, a pessoa que consegue trazer a consciência superior para a realidade terrena, aquele que faz essa maravilhosa conexão entre o Céu e a Terra.

Como menciona o Mestre William Lee Rand no seu livro “Reiki, O Toque Curativo”:

… está localizado entre o céu e a terra e age como uma ponte, trazendo a sabedoria, a orientação e a cura dos reinos espirituais para as pessoas e os outros seres vivos aqui na Terra.

O ideograma do Ki original

2. A segunda parte: KI

Esta segunda parte do kanji representa a nossa “Energia Vital”, também conhecida em algumas culturas como “energia vital universal”, “força vital” ou “orgone”, entre outros nomes, mas que possuem o mesmo conceito.

Na China, por exemplo, chama-se “Chi”, enquanto que na Índia é conhecida como “Prana”. Em definitiva, formas diferentes de referir-se à mesma energia conhecida e utilizada pelo ser humano há mais de 4.000 anos.

É a energia que proporciona vida a todos os seres na medida em que permanecer circulando de forma equilibrada pelo corpo.

A propósito, segundo a medicina oriental tradicional, quando acontece algum tipo de bloqueio no fluxo normal da energia vital, as doenças podem começar a manifestar-se a nível corporal, mental ou emocional.

Isso significa que, se conseguirmos fazer com que ela circule de forma livre pelo corpo, será muito difícil uma pessoa ou outro ser vivo adoecer.

– Mas o que significa o desenho?

A maioria dos pesquisadores interpreta esta parte do kanji original como sendo um pote de arroz fervente, com uma tampa em cima e o vapor emanando dele.

Devemos lembrar que o arroz tem sido desde tempos remotos o alimento mais essencial que existe na China. Posteriormente o Japão também o adotou e continua sendo importante até hoje.

A parte inferior do desenho é uma cruz emanando quatro linhas, que representam o arroz. A linha ascendente da direita seria o pote, conectado à parte superior.

As duas linhas superiores poderiam ser a tampa do pote, mas muitos pesquisadores as interpretam como o vapor, ou seja, a água que se transforma e se eleva ao céu em forma de nuvens.

Em outras palavras, seria algo do mundo físico sendo abstraído e elevado aos mundo dos céus ou espiritual.

Posteriormente, o vapor dessas nuvens se transformará em água novamente, para retornar à terra em forma de chuva e nutrí-la, completando assim o ciclo do físico / espiritual.

As novas versões do kanji do Reiki

O ideograma do Reiki em duas versões

Cabe salientar que, com a adoção da escrita japonesa, foi criada uma versão diferente do ideograma do Reiki (veja “Antigo” na imagem).

Posteriormente, com a reforma ortográfica que aconteceu no país para deixar a escrita mais simples, se adotou uma nova versão (veja na imagem “Moderno”).

Mesmo assim, muitos Mestres ainda continuam utilizando o ideograma original, por considerá-lo o mais tradicional e o que possui a maior simbologia.

Todo este conceito reforça a ideia de que o Reiki não pode ser considerado apenas um tipo de energia vital o universal: trata-se do Ki guiado pelo Rei.

Muito bem, de momento foi tudo. Espero que estas informações sobre o significado do ideograma do Reiki original tenham sido de bastante utilidade para lhe esclarecer sobre este tema.

Lhe agradeço muito por estar aqui! Deixe mais abaixo seus comentários ou perguntas que terei prazer em responder. Abraços de luz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 2 =

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.