A fascinante História do Reiki: Uma Jornada de Cura e Autoconhecimento!

Hoje conheceremos um pouco sobre a fascinante história do Reiki, uma técnica criada no Japão em 1922 pelo mestre Mikao Usui.

A palavra Reiki tem vários significados dependendo da tradução, mas todos são de alguma forma semelhantes: energia vital, força vital, energia espiritual, entre outros.

Traduzido de forma separada, REI quer dizer sabedoria divina, energia universal, enquanto KI é a energia vital, o sopro da vida.

Assim, o Reiki é uma prática terapêutica baseada na ideia de que existe uma energia sutil universal que nos faz estar vivos. A través deste método se canaliza essa energia universal para restabelecer o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual do receptor.

Continue lendo para conhecer a origem da cura pelas mãos.

A história do Reiki e seu criador

Tudo começou na juventude de Mikao Usui, que aprendeu e praticou uma técnica budista de cura que utiliza a própria energia vital de quem a aplica.

Ele procurou se aprofundar no método, só que ele o deixava completamente exausto.

E foi justamente essa insatisfação que o fez procurar uma nova maneira de curar as pessoas por meio da energia universal, mas sem que fosse preciso utilizar a sua própria energia vital até a exaustão.

Monte Kurama Japão

– A revelação

O sistema foi desenvolvido em 1922 enquanto Mikao Usui estava praticando Isyu Guo (um treinamento budista que dura 21 dias).

Naquela época ele foi até o Monte Kurama, uma montanha sagrada próxima a Kyoto. As atividades ali desenvolvidas geralmente consistem em meditação, oração e mantras, tudo isso enquanto a pessoa faz jejum.

Não se sabe ao certo como o mestre Usui teve o insight do método, mas acredita-se que enquanto ele meditava um ser superior lhe ensinou a usar a técnica, assim como o método de imposição de mãos e alguns dos símbolos utilizados durante a aplicação.

– A Usui Reiki Ryoho Gakkai

Naquele mesmo ano, Mikao Usui fundou a escola Usui Reiki Ryoho Gakkai em Tóquio, para tratar as pessoas com a técnica por ele criada e também para ensinar aqueles que desejavam ser iniciados.

Por outro lado, a criação do instituto também serviu para testar a eficiência da técnica, atendendo milhares de pessoas.

O mestre Usui faleceu aos 60 anos de idade, apenas 4 anos depois de ter fundado a sua escola; mesmo assim, ela continua a operar em Tóquio até os dias atuais.

A história do Reiki
Mikao Usui, Chujiro Hayashi e Hawayo Takata

Os discípulos durante a origem do Reiki

Segundo inscrições presentes no memorial do mestre Usui, em apenas 4 anos ele iniciou mais de 2000 alunos. No entanto, apenas 17 deles se tornaram mestres, ou seja, eles alcançaram o nível máximo do treinamento.

Um dos discípulos mais importantes dele foi o mestre Dr. Chujiro Hayashi, médico e oficial da Marinha japonesa, que por sugestão do seu mestre abriu sua própria clínica.

Alguns anos mais tarde, ele iniciou a mestre Hawayo Takata, uma mulher havaiana de ascendência japonesa, que foi a responsável por dar início a divulgação da técnica no Ocidente.

– A propagação mundial

Depois da mestre Takata ter levado o Reiki ao Havaí, do método tradicional japonês começaram a surgir muitos outros tipos, tais como o Reiki Tibetano, o Reiki Usui Tibetano, o Reiki Xamânico e o Reiki Essencial, entre tantos outros.

Com a vantagem de serem métodos mais simples que o original, o ensino se tornou bem mais acessível para os ocidentais, o que ajudou na sua propagação para outros estados e posteriormente para outros países.

Hoje, o Reiki é usado em todo o mundo, inclusive em clínicas médicas e hospitais. Há também muitos mestres que ensinam a técnica em diferentes países de forma presencial e também pela internet.

Espero que você tenha gostado deste breve resumo sobre a história do Reiki, uma jornada de cura e autoconhecimento.

Muito obrigado pela sua visita! Fique à vontade para deixar seus comentários ou perguntas. Responderei o mais breve possível. Abraços de luz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.