Dá para Emagrecer sem Perder Peso?

A maior parte das pessoas ainda pensa que para emagrecer é necessário obrigatoriamente baixar de peso. Na verdade isso é algo completamente compreensível, já que está implícito na nossa cultura e na nossa forma de pensar há muito tempo.

Possivelmente você deva estar pensando: “Mas, espera aí, então é possível emagrecer sem perder peso…?“.

Pode ter certeza que sim. Continue lendo para ver tudo o que você precisa saber sobre este novo conceito de emagrecimento saudável.

Uma mudança de paradigmas e conceitos

O primeiro que você precisa saber é que “emagrecer” e “perder peso” não significam o mesmo.

Como assim? Agora deu um nó na minha cabeça… :) Calma, já vamos explicar tudo.

A questão principal é que ainda são poucas as pessoas que sabem que o emagrecimento nem sempre está acompanhado ou relacionado com a redução de peso total.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


Isso dificulta enormemente a desassociação deste dois termos na prática.

Veja a continuação as principais diferenças entre ambos conceitos:

1. Emagrecer

O conceito do emagrecimento se refere à diminuição do volume de gordura corporal.

Esta redução pode ser verificada por meio de equipamentos (tais como o adipômetro, por exemplo) e técnicas especiais, e até com uma simples fita métrica.

2. Perder peso

Já o ato de perder peso significa a redução da massa corporal total verificada por meio da balança.

Ou seja, a perda de gordura + massa muscular + massa óssea + água, etc., tudo junto, sem conseguir verificar quanto de cada item foi reduzido.

Saiba como emagrecer sem perder peso

É possível emagrecer sem perder peso, diminuindo somente as medidas?

Definitivamente SIM.

Podemos emagrecer sem perder peso, ou até mesmo aumentá-lo durante os treinos, principalmente por meio da musculação, pois  este tipo de exercícios físicos propicia ganhos de massa muscular.

Na maioria destes casos, podemos observar a perda de gordura corporal e pouca ou nenhuma perda de peso corporal total, pois a massa magra (músculos e ossos) é aumentada.

Por esse motivo, depois de terem iniciado um programa de emagrecimento saudável, é comum algumas pessoas se sentirem magras, com suas medidas reduzidas, e mesmo assim permanecerem com o mesmo peso total.

Existe um novo conceito de emagrecimento baseado justamente nisto: reduzir a gordura ao mesmo tempo em que se aumenta a massa magra.

– A relação entre o IMC e a gordura

A propósito, é bem comum vermos pessoas com o IMC (índice de massa corporal) dentro dos padrões normais, ou inclusive abaixo do peso, mas com percentuais de gordura extremamente elevados, a tal ponto de serem consideradas pessoas obesas.

Isto acontece muito com pessoas que são muito sedentárias.

Por outro lado, o oposto também é verdadeiro: pessoas com o IMC acima do normal e com baixos níveis de gordura, mas com elevada massa muscular. Ou seja, pessoas que são visivelmente magras, apesar de estarem “acima do peso”, segundo os padrões antigos.

Isso significa que, levar em consideração apenas o desejo pessoal em atingir determinado peso corporal, assim como, seguir tabelas ultrapassadas, é um grande equívoco.

Por isso é bem comum encontrar-mos pessoas normais (e até atletas) com percentuais de gordura bem elevados, assim como, pessoas “magras” com problemas sérios de saúde normalmente relacionados à obesidade.

Acontece que a aparência ou a forma física, não são elementos confiáveis para julgar padrões de saúde.

Nunca esqueça de que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante durante toda a vida.

Encontrar um estilo de vida objetivando melhorias permanentes na qualidade de vida é o ponto crucial da chave da felicidade absoluta, ou seja, do equilíbrio orgânico e da plenitude espiritual.

Bom, isto foi tudo por hoje. Esperamos que este post tenha lhe deixado claro que é possível emagrecer sem perder peso corporal.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários ou perguntas relacionadas mais abaixo.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

88 comentários em “Dá para Emagrecer sem Perder Peso?”

  1. Nossa que alivio…
    Comecei uma dieta lowcarb no dia 10/01 e tenho sentido minhas calcas mais largar. Resolvi me pesae e o peso esta na mesma. Reparei k perdi 6% de gordura. Estou no caminho certo??
    Abraços

    Responder
    • Olá Fabiana,
      Está no caminho certo, parabéns pelo resultado!
      Saudações!

  2. Me ajudou bastante pois tenho 1.60 e 69.kilos e pela estatura sou pré obesa sendo que diminui 10 centímetros de barriga hoje estou com 79 c e 75 de cintura e continuo com 69k

    Responder
  3. Olá, estou a 1 mês em reeducação alimentar, eliminei 3 kg, mas não sinto isso nas roupas, me sinto menos inchada, mas ainda com bastante gordura na barriga, detalhe, sou magra, peso 57 kg, quando emagreço, fico muito magra, mas não perco a poxete, o que estou fazendo de errado?

    Responder
    • Olá Aline,
      Depende do tipo de reeducação alimentar que você estiver fazendo…
      A redução do seu peso não significa que esteja eliminando precisamente a gordura: você pode estar perdendo massa magra ou água, por exemplo.
      Lhe recomendamos que visite nossa seção “Emagrecimento“, onde encontrará várias dicas que lhe serão úteis.
      Saudações!

  4. Ola adorei o post, mais e o seguinte pratico exercicio aeróbico durante 1 mes e pouco, sinto que diminui medidas na regiao da barriga, mais algumas roupas que estavam apertdas ficaram mais apertadas ainda. Como de 3 em 3 horas faco exercicio todo dia, gostaria de saber o que ta acontecendo pois eu quero emagrecer 25 kilos e parecem que quanto mais faco exercicio mais fica dificil.
    Me ajudem pfv

    Responder
    • Olá Sabrina,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Para quem quer emagrecer 25 kg, você está colocando expectativas demais encima dos exercícios…
      Em primeiro lugar, você deverá controlar/mudar a sua alimentação, não só na quantidade, mas principalmente na qualidade e na frequência com que faz as refeições.
      Veja as dicas da nossa seção Emagrecimento.

      Além do mais, lhe recomendamos que conheça as receitas dos Top 10 sucos para emagrecer.
      Experimente-os, são deliciosos e dão bons resultados!
      Sucesso!

  5. Olá, meu nome é Robson, estou em uma meta para eliminação de medidas corporais, pesava 141kg e era jogador de basquete, joguei 6 anos seguidos e fui atleta profissional chegando aos 103kg. Parei de jogar e fui para os 122kg, tenho 1,86cm e apesar do meu peso ser muito alto eu não tenho gordura corporal para todo esse peso, mas tenho que admitir que esse peso me assusta muito. Hoje eu treino aeróbicos e musculação, sou militar oficial do exército e faço muitos exercícios ate mesmo involuntários durante meu dia, voltei a perda de medidas mas meu peso e muuito alto, pelo menos eu acho. oque vocês acham?

    Responder
    • Olá Robson,
      Se o se percentual de gordura for baixo, você não deveria preocupar-se, pois significa que boa parte do seu peso corresponde à massa magra.
      No entanto, você diz que está diminuindo medidas, o que significa que ainda tem gordura para eliminar.
      Faça mais aeróbicos do que musculação para acelerar o processo de eliminação de gorduras, pois são os exercícios que realmente ajudam a queimar calorias.
      Saudações!

  6. Olá. Gostei muito do texto. Estava com 74 kilos e quero chegar nos 60. Emagrecí seis kilos, ingerindo 1200 calorias por dia e fazendo 6 dias de atividades físicas aeróbias e anaeróbias por semana durante uma hora. Estacionei nos 68 kilos . Mesmo sabendo que ganhei massa magra e que continuo a perder gordura corporal, eu acho 68 kilos muito peso pra minha altura, 1,65. Gostaria de perder mais 8 kilos. O que devo fazer, já que estacionei?

    Responder
    • Olá Sula,
      Se você continuar fazendo exercícios anaeróbicos, seu peso não só estacionará, mas também poderá aumentar.
      No entanto, os kilos a mais serão correspondentes ao aumento da massa muscular, não da gordura.
      Se na academia que você frequenta tiver um personal trainner, ele poderá lhe explicar melhor.

      Mas se o que você quer reduzir é só gordura, então concentre-se na fita métrica e esqueça da balança.
      Esse conceito de “perder peso” já é coisa do passado (a propósito, “perder” é uma palavra extremamente negativa para o subconsciente).

      Quando você reduz medidas, significa que está eliminando somente aquilo que ocupa mais volume no seu corpo: a gordura!
      Saudações!

  7. oba …achei a resposta q eu queria …???eu tambem estou a quase 1 mes em um reeducaçao alimentar e vejo o resultado nas roupas …mais na balança hamham..mesmo peso!!mais balança isso é coisa d passado kkk …o importante é q agora eu sei estou emagrecendo??

    Responder
    • Olá Isabel,
      Que bom que você entendeu! :)
      Parabéns pelo resultado e continue assim!

  8. Olá, estou fazendo a dieta da proteína aquela ***, faço exercícios aeróbicos, caminhada e corrida e pulo 10 minutos de corda pela manhã a tarde faço mais 1 hora de caminhada, na primeira semana perdi 4k, mas agora o peso estacionou após os 4k vão fazer 3 semanas que contínuo na dieta e fazendo os mesmos exercícios e percebo que perdi medidas. Antes dos exercícios aeróbios sempre tomo uma xicara de chá verde com gengibre e limão para ver se acelera meu metabolismo pois acho que é muito lento e como um ovo cozido ou um copo de leite. Estou indo bem ou posso estar perdendo massa magra já que me alimento apenas de proteína, a quantidade de exercícios e proteínas pode tá interferindo na perca de peso de uma forma negativa por não ingerir carboidratos? Estar certo como estou fazendo ou tá tudo errado? Desde já agradeço. Parabéns pelo site suas informações são esclarecedoras!!

    Responder
    • Olá Shirley,
      As dietas radicais raramente funcionam a longo prazo, estancam depois de um determinado período e além demais são muito prejudiciais à saúde.

      Para emagrecer de forma saudável e conseguir chegar na sua meta, você deve ingerir alimentos de TODOS os grupos alimentares.
      No entanto, os carboidratos devem ser complexos, não simples (esqueça dos refinados).

      Nosso corpo, além de proteínas, precisa de uma grande variedade de vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, óleos essenciais, aminoácidos e fibras: todos os dias!
      O segredo está em fazermos refeições menores mais vezes ao dia: 6 é o ideal.
      Isto estabiliza o nível de glicose no nosso sangue para sentirmos menos fome e acelera muito o metabolismo.

      Mas por outro lado, é recomendável que leia este artigo para entender por que deve esquecer de vez da balança e concentrar-se na fita métrica.
      Reduzir as medidas significa que está eliminando só a gordura do seu corpo.
      Entretanto, reduzir o peso corporal não significa nada, porque pode estar perdendo músculo ou outros tipos de massa magra, massa óssea, água ou tal vez até gordura.
      Sucesso!

  9. Boa Tarde,

    Parabéns pelas informações, achei buscando resposta por estar perdendo medidas e não perdendo peso. Em 04/02/16 fui a uma nutricionista, fiz o exame de bioimpedância, peso 68,3 e 17,3 de gordura a perder, cintura 95. Segui o plano alimentar por 2 meses, mas desde lá faço uso do gengibre, da canela e do suco verde, minha cintura passou para 87, braço só reduziu 1 cm, e busto não reduziu nada, nem peso. Tem cerca de 2 meses, que estou tomando shake emagrecedor, e voltei a fazer almoço leve e saudável com verduras e carnes grelhadas, depois disso já perdi 2 quilos. Estou feliz, meta é ficar legal em um short que não uso a 2 anos.

    Parabéns pela página.

    Responder
  10. Boa noite estou a fazer dieta sem ginástica a ,2 semanas noto na roupa estar mas magra mas o ponteiro na balança n diminui pork será,?

    Responder
    • Bom dia Filomena,
      Neste artigo explicamos exatamente por que isso acontece…

      Se você está reduzindo as medidas, significa que está eliminando gorduras do seu corpo (emagrecendo).
      Esqueça da balança, esse conceito já pertence ao século passado, concentre-se só na redução das medidas e estará indo pelo caminho certo.
      Sucesso!

  11. olá… eu comecei a fazer exercícios.. no meu pensamento quero perder peso.. mas vi que depois de 4 meses de academia eu perdi medidas e nao peso.. confesso que me desanimou .. isto está correto ?

    Responder
    • Olá Michele,
      Sim, está perfeito.
      O que não está correto é estar desanimada, porque você está emagrecendo!
      Esse conceito de “perder peso” já pertence ao passado e o pior é que ainda está arraigado na maior parte da população…

      É o que explicamos neste artigo: emagrecer significa diminuir o volume da gordura corporal.

      Veja estes dois conceitos:
      1- A gordura é LEVE e ocupa MUITO espaço.
      2- A massa muscular é pesada e ocupa muito menos espaço que a gordura.

      Com isto você já deve ter entendido por que está reduzindo as medidas e não o peso.
      Conclusão: esqueça da balança e a partir de hoje ame a fita métrica! :)
      Continue assim, parabéns!

  12. Boa noite, parabéns pelo post, gostaria de saber se é possivel perder peso na balança e reduzir as medidas, isso é normal, pois esta acontecendo comigo.. tem a chance de eu estar perdendo massa magra ?

    Responder
    • Bom dia Amanda,
      Tudo é possível, ou seja, você pode estar perdendo gordura e/ou massa magra e também reduzir medidas.
      O segredo para reduzir só gordura está em ter uma alimentação equilibrada e manter atividade física regularmente.
      A única forma de ter certeza da sua proporção gordura/massa magra é com o uso de um adipômetro (medidor de gordura).
      Obrigado pelo seu comentário!
      Saudações!

  13. Olá já tem 3 meses de pos gestação e estou em uma dieta extremamente rigorosa e não consigo perder peso ,mais notei diferença em algumas roupas ,mais na verdade queria saber pq não consigo perder,sendo q só como alface rúcula ovo e carne magra….e faço exercícios tmb!

    Responder
    • Olá Renata,
      Em primeiro lugar, você deve esquecer da balança e se focar em reduzir medidas.
      Possivelmente não tenha entendido o que explicamos neste post, mas essa é a única maneira de garantir que estará eliminando gorduras e não massa magra e água.

      Mas por outro lado, já está mais do que comprovado que as dietas de fome como a que você está fazendo não funcionam a médio e longo prazo.
      Você deve fazer uma dieta balanceada, com todos os grupos de alimentos e manter de 5 a 6 refeições leves por dia.
      E não esqueça da água: é necessário beber um mínimo de 2 litros ao dia.
      Só assim irá acelerar o metabolismo para que o seu organismo queime as gorduras em excesso.

      Do jeito que está fazendo, só perderá saúde e ficará fraca.
      Lhe recomendamos que visite nossa secão “Emagrecimento“, onde encontrará várias dicas que poderão ajudá-la.
      Sucesso!

  14. Olá. Parabéns pelo post, me ajudou demais?, estava desesperada. tenho 1,62 e 68 kilos , mas perdi medidas , mas nao kilos , todo mundo diz que to mara , mas nao sinto isso . meu foco é perder kilos , me ajudaaa , estou a 1 ano e meio na academia , 6 vezes por semana, mas nao estou satisfeita , com meu corpo , pois meu objetivo é chegar nos 60 .. Nao sei o q faço .

    Responder
    • Olá Priscila,
      Obrigado, que bom que lhe ajudou!
      A pergunta é: você quer emagrecer ou perder peso?
      Porque são duas coisas diferentes…

      A gordura pesa muito pouco, o que pesa mais no corpo é a massa magra e a água.

      Se você se preocupar apenas em perder peso, nunca saberá se está perdendo massa muscular, água ou gordura.
      Concentre-se em reduzir as medidas e você estará garantindo a eliminação das gorduras.
      Sucesso!

  15. Ola tenho 29 anos.. 1, 64 alturaa e peso 81. 00 kls… percebi algumas mudanças n meu corpo.. mais magra.. mas na balança sempre estou n mesmo peso… nao perco peso pke?? Estou em grau d obesidade.. pela minha altura?? Pke nao emagreço… mas percebo q mudou algumas medidas?? É normal??

    Responder
    • Olá Raquel,
      Sim, é normal.
      É o que explicamos neste artigo, lhe recomendamos que o leia, verá que contém informações esclarecedoras sobre este assunto.
      Saudações!

  16. Estou diminuindo minhas medidas com relação ao uso de roupas, mais tenho notado que meu peso continua o mesmo, e normal afinas as coxas e diminuir o bombum sem fazer dieta??

    Responder
    • Olá Rinaldo,
      É possível, no entanto, é importante ver se você está perdendo gordura ou massa muscular.
      Como você não diminuiu o peso e reduziu as medidas, é provável que seja gordura, mas só um médico poderá confirmá-lo.
      Saudações!

  17. tenho muita barriga,avental ainda,porem eu ja fiz uma bariatrica perdi 35 quilos estou na academia como ja falei antes, sera que com abdominais e musculacao eu consigo corrigir isso nao gostaria de passar por mais cirugia

    Responder
    • Olá Jane,
      Além dos exercícios, deverá adotar uma alimentação com muita proteína.
      A proteína é o nutriente que gera massa magra, única forma de reconstruir os tecidos.
      Saudações!

  18. ola,eu sou a jane de novo ,olha estou a 3 para 4 meses na academia 2x por semana meu peso aumentou comecei com 77.8oo estou hoje com 81,5oo mas perdi 7 cm na cintura e 4 de abdomem esta dando resultado ne

    Responder
    • Olá Jane,
      Está indo muito bem, parabéns pelo seu resultado!
      Saudações!

  19. Olá, bom estava atrás de uma resposta para oq aconteceu comigo. Sempre fui magra e nunca sai dos 42 kg, só que de um ano pra cá perdi medidas, minhas calças estão mais largas, meu rosto afinou horrores e todo mundo fala, só que oq me assusta eh que estou com os mesmos 42 kg de sempre, e eu não faço nehum tipo de exercício, academia nada, absolutamente nada, to comendo a mesma quantidade de sempre tb… oq sera isso?

    Responder
    • Bom dia Cristina,
      Tem pessoas que tem o metabolismo muito rápido (são minoria) e o seu organismo queima as gorduras com muita facilidade.
      Isto não só acontece com as gorduras dos alimentos ingeridos, mas com as acumuladas no corpo também, mesmo que o percentual seja baixo.
      É possível que seja o seu caso, mas não tem como dar-lhe uma opinião concreta sem que seja examinada.
      Saudações!

  20. Ola no inicio da R.A perdia 1 k por semana e agora estacionei estava quase desistindo mas ao pesquisar li sei artigo e me animou novamente parabéns e obrigada pela ajuda.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 7 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.