Emagrecer sem perder peso

A maior parte das pessoas pensa que para emagrecer é necessário obrigatoriamente perder peso. Você deve estar pensando: “Mas, então é possível emagrecer sem perder peso…?“.

‘Emagrecer’ e ‘perder peso’ não significam o mesmo.

Veja a continuação as diferenças entre estes dois conceitos:

– Emagrecer significa diminuir o volume de gordura corporal.

Emagrecer sem perder pesoEsta redução pode ser verificada por meio de equipamentos como o adipômetro e técnicas especiais, ou até com uma simples fita métrica.

– Perder peso é a redução da massa corporal total (gordura + massa muscular + massa óssea + água, etc.), verificada por meio da balança.

A questão é que poucas pessoas sabem que emagrecer nem sempre está acompanhado ou relacionado com a perda de peso total.

É possível emagrecer sem perder peso, diminuindo somente as medidas?

Sim. Podemos emagrecer sem perder peso, ou até mesmo aumentá-lo, durante os treinos, principalmente por meio da musculação, pois esta propicia ganhos de massa muscular.

Na maioria destes casos, podemos observar a perda de gordura corporal e pouca ou nenhuma perda de peso corporal total, pois a massa magra (músculos e ossos) é aumentada.

Por esse motivo, é comum algumas pessoas se sentirem magras, com medidas menores, e estarem com o mesmo peso total.

(Continua logo abaixo…)

Veja Mais Destaques:
Dicas para perder peso rápido
Para ajudá-lo(a) na sua empreitada, resumimos aqui 18 dicas para perder peso rápido fazendo algumas mudanças saudáveis na sua dieta ...
Leia Mais

Dicas para perder peso rápido

Suco para emagrecer de abacate com maçã
Nesta série de artigos, lhe ensinamos as receitas dos melhores sucos para emagrecimento. Hoje é a vez do suco para emagrecer de ...
Leia Mais

Suco para emagrecer de abacate com maçã

O extrato de chá verde inibe o apetite
Pesquisas demonstram que as catequinas presentes no extrato de chá verde aceleram o metabolismo e estimulam o sistema nervoso simpático de forma similar ...
Leia Mais

O extrato de chá verde inibe o apetite

 

Existe um novo conceito de emagrecimento saudável baseado justamente nisto: reduzir a gordura ao mesmo tempo em que se aumenta a massa magra.

É comum vermos pessoas com o IMC dentro dos padrões normais, ou inclusive abaixo do peso, mas com percentuais de gordura extremamente elevados, a tal ponto de serem consideradas pessoas obesas.

Isto acontece muito com pessoas sedentárias.

Por outro lado, o oposto também é verdadeiro: pessoas com o IMC acima do normal e com baixos níveis de gordura, mas com elevada massa muscular, ou seja, pessoas magras, apesar de estarem “acima do peso”.

Levar em consideração apenas o desejo pessoal em atingir determinado peso corporal, assim como, seguir tabelas ultrapassadas é um grande equívoco.

É comum encontrar-mos pessoas normais e até atletas sadios, com percentuais de gordura mais elevados, assim como, pessoas magras com problemas sérios de saúde.

A aparência ou a forma física, não são elementos confiáveis para julgar padrões de saúde.

Nunca esqueça de que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante durante toda a vida.

Encontrar um estilo de vida objetivando melhorias permanentes na qualidade de vida é o ponto crucial da chave da felicidade, ou seja, do equilíbrio orgânico e da plenitude espiritual.

Fonte principal: Diário do Povo

Esperamos que este post tenha lhe deixado claro que é possível emagrecer sem perder peso.

VEJA TAMBÉM:  Como perder gordura localizada
Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...
88 Comentários

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Banahosting | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *