Emagrecer sem Perder Peso: Novo Conceito de Emagrecimento Saudável!

A maior parte das pessoas ainda pensa que para emagrecer é necessário obrigatoriamente baixar de peso. Na verdade isso é algo completamente compreensível, já que está implícito na nossa cultura e na nossa forma de pensar há muito tempo.

Possivelmente você deva estar pensando: “Mas, espera aí, então é possível emagrecer sem perder peso…?“.

Pode ter certeza que sim. Continue lendo para conhecer o segredo revelado sobre este novo conceito de emagrecimento saudável.

Uma mudança de paradigmas e conceitos

O primeiro que você precisa saber é que “emagrecer” e “perder peso” não significam o mesmo.

Como assim? Agora deu um nó na minha cabeça… :) Calma, já vamos explicar tudo.

A questão principal é que ainda são poucas as pessoas que sabem que o emagrecimento nem sempre está acompanhado ou relacionado com a redução de peso total.


Mais Sobre Emagrecimento


Isso dificulta enormemente a desassociação deste dois termos na prática.

Veja a continuação as principais diferenças entre ambos conceitos:

1. Emagrecer

O conceito do emagrecimento se refere à diminuição do volume de gordura corporal.

Esta redução pode ser verificada por meio de equipamentos (tais como o adipômetro, por exemplo) e técnicas especiais, e até com uma simples fita métrica.

2. Perder peso

Já o ato de perder peso significa a redução da massa corporal total verificada por meio da balança.

Ou seja, a perda de gordura + massa muscular + massa óssea + água, etc., tudo junto, sem conseguir verificar quanto de cada item foi reduzido.

Saiba como emagrecer sem perder peso

É possível emagrecer sem perder peso, diminuindo somente as medidas?

Definitivamente SIM.

Podemos emagrecer sem perder peso, ou até mesmo aumentá-lo durante os treinos, principalmente por meio da musculação, pois  este tipo de exercícios físicos propicia ganhos de massa muscular.

Na maioria destes casos, podemos observar a perda de gordura corporal e pouca ou nenhuma perda de peso corporal total, pois a massa magra (músculos e ossos) é aumentada.

Por esse motivo, depois de terem iniciado um programa de emagrecimento saudável, é comum algumas pessoas se sentirem magras, com suas medidas reduzidas, e mesmo assim permanecerem com o mesmo peso total.

Existe um novo conceito de emagrecimento baseado justamente nisto: reduzir a gordura ao mesmo tempo em que se aumenta a massa magra.

– A relação entre o IMC e a gordura

A propósito, é bem comum vermos pessoas com o IMC (índice de massa corporal) dentro dos padrões normais, ou inclusive abaixo do peso, mas com percentuais de gordura extremamente elevados, a tal ponto de serem consideradas pessoas obesas.

Isto acontece muito com pessoas que são muito sedentárias.

Por outro lado, o oposto também é verdadeiro: pessoas com o IMC acima do normal e com baixos níveis de gordura, mas com elevada massa muscular. Ou seja, pessoas que são visivelmente magras, apesar de estarem “acima do peso”, segundo os padrões antigos.

Isso significa que, levar em consideração apenas o desejo pessoal em atingir determinado peso corporal, assim como, seguir tabelas ultrapassadas, é um grande equívoco.

Por isso é bem comum encontrar-mos pessoas normais (e até atletas) com percentuais de gordura bem elevados, assim como, pessoas “magras” com problemas sérios de saúde normalmente relacionados à obesidade.

Acontece que a aparência ou a forma física, não são elementos confiáveis para julgar padrões de saúde.

Nunca esqueça de que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante durante toda a vida.

Encontrar um estilo de vida objetivando melhorias permanentes na qualidade de vida é o ponto crucial da chave da felicidade absoluta, ou seja, do equilíbrio orgânico e da plenitude espiritual.

Esperamos que este post tenha lhe deixado claro que é possível emagrecer sem perder peso corporal.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários ou perguntas relacionadas mais abaixo.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

error: O conteúdo está protegido.