Nossos cabelos precisam se renovar, por isso é normal perdermos até uns 100 fios por dia, no entanto, se a perda for excessiva por mais de duas semanas, é preciso achar uma solução para queda do cabelo.
Tem diversos tratamentos que podem resolver o problema, mas antes, precisamos identificar o verdadeiro motivo que está provocando a queda do cabelo.
Causas e dicas para acabar com a queda do cabelo
Veja a seguir as causas mais frequentes:
– Clareamento, alisamento e outros procedimentos químicos
O clareamento resseca as fibras capilares, deixando-as menos resistentes à tração, por isso é importante respeitar o intervalo entre os retoques e fazer uma boa hidratação.
Já o alisamento, muda a textura dos fios rompendo as pontes de hidrogênio e cisteína. Se não for feito por um bom profissional, a quebra dos fios será inevitável.
Dica: faça sempre um teste prévio numa mecha de cabelo próxima da nuca e veja como reage. Isto vale para qualquer procedimento químico.
VEJA TAMBÉM:
– Penteados
As tranças, rabos de cavalo e outros tipos de penteado feitos muito próximos ao couro cabeludo, quebram as fibras, provocando a queda do cabelo.
Dica: evite esticar demais o cabelo ou dar muitas voltas no elástico.
– Secador
O calor em excesso pode queimar o couro cabeludo ou aumentar a oleosidade, o que provoca caspa e a possível queda do cabelo.
Por outro lado, a escovação feita com muita força pode arrebentar os fios.
Dica: na medida do possível deixe seu cabelo secar naturalmente e, se for usar o secador, deixe-o a uma distância mínima de um palmo da cabeça.
– Genética e hormônios
Nos homens, estes fatores podem levar à calvície. Nas mulheres, os fios ficam mais ralos na altura da testa, mas em alguns casos pode deixar o couro cabeludo à mostra.
Dica: procure um dermatologista, tem tratamentos para queda do cabelo como a carboxiterapia, o laser de baixa potência ou os transplantes de unidades foliculares que podem ajudar.
– Falta de proteínas e/ou vitaminas
A falta de vitaminas pode enfraquecer os fios, provocando sua queda.
Dica: mude sua alimentação, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes frescos, além de grãos integrais e carnes brancas.
– Estresse, anemia e alterações na tireoide
Estes fatores de saúde causam um fenômeno conhecido como “eflúvio telógeno”: os fios de cabelo pulam da fase de crescimento para a de repouso, o que provoca a sua queda antes do tempo.
Dica: em casos de estresse ou anemia, faça uma alimentação rica em ferro; se tiver problemas na tireoide, siga um tratamento clinico indicado por um especialista.
– Gripe e infecções
Em alguns casos, estas doenças consomem tantos nutrientes que podem provocar a queda de cabelo por até três meses.
Dica: reforce seu sistema imunológico com uma alimentação rica em vitaminas ou use um bom suplemento vitamínico.
– Alopecia areata
Esta doença faz o organismo desenvolver anticorpos contra o bulbo capilar, deixando de produzir fios em certas regiões. Desta maneira, o cabelo cai e não volta a crescer, deixando algumas áreas totalmente sem fios.
Dica: procure um dermatologista, a carboxiterapia ou as infiltrações com corticoides podem ajudar.
Esperamos que tenha gostado destas dicas para combater a queda do cabelo.
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.