Muita gente aproveita o clima bom para passar alguns dias na praia, e ao longo do dia, nos horários de sol mais intenso, acontece uma queimadura de sol na pele.
No ritmo de férias, entretanto, a maioria dos veranistas esquece os cuidados fundamentais com a pele e acaba sofrendo queimaduras solares, em alguns casos bastante graves.
A falta de proteção, o uso inadequado do filtro solar ou a exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade têm um mesmo resultado: pele vermelha, ardência e inchaço.
As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação.
Como tratar uma queimadura de sol
Além de hidratar a área queimada com abundância – vale até usar pomada de assadura de bebê – é importante ingerir muito líquido.
Se o paciente estiver com muita dor, pode tomar analgésico, anti-inflamatório ou usar uma pomada com corticoide.
O ideal é que todas essas opções sejam sempre indicadas por um médico, pois têm efeitos colaterais.
VEJA TAMBÉM:
Para diminuir a vermelhidão e ardência, devem ser usados cremes com babosa, corticoides tópicos – em gel, loção ou creme – e compressas frias, que podem ser feitas com camomila.
As compressas e também os hidratantes – de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar – ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele.
Outra opção são os banhos frios e mornos, se possível, de imersão com aveia na água.
O que passar em queimadura de sol
Tome um banho frio.
Depois adicione em uma bacia com água, 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio.
Utilize uma caneca e derrame esta mistura sobre o local da queimadura.
Deixe secar naturalmente e não passe a toalha sobre a pele.
Outra opção é fazer uma máscara feita de batatas.
Corte duas batatas em pedaços pequenos e coloque em um liquidificador ou processador de alimentos. Adicione um pouquinho de água.
Aplique esta máscara sobre o local da queimadura.
Deixe por 1 hora e retire.
Repita o procedimento várias vezes ao dia ou até que não tenha mais dor.
Para hidratar a pele e aliviar a dor ocasionada pela queimadura do sol, bata duas claras em neve e aplique sobre o local .a
Dependendo da área atingida e da intensidade da queimadura, a pele deve se recuperar em uma semana, em média. O paciente deve hidratar muito e ter paciência.
Se a pele começar a descascar, a principal orientação é não puxar a pele, nem acelerar a descamação, pois pode prejudicar as camadas novas que estão surgindo.
Como qualquer inflamação, a exposição ao sol com a pele queimada ou descascada pode resultar em manchas, portanto, se for possível, isso deve ser evitado.
Mesmo que seja por pouco tempo ou nos horários seguros, o paciente deve proteger muito bem a pele, usando um filtro solar adequado em bastante quantidade.
Quanto mais queimaduras a pessoa tiver ao longo da vida, mais chances há de que possa desenvolver um câncer de pele.
Fonte principal: vidaequilibrio.com.br
Esperamos que tenha gostado desta entrada sobre como cuidar de uma queimadura de sol.
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.