É verdade que muitas crianças estão com os triglicérides e o colesterol ruim acima dos níveis considerados normais?
Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, SP) com 1.937 crianças e adolescentes entre dois e 19 anos atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade constatou que quase metade deles possui triglicérides e colesterol elevado.
Índice de Conteúdo
44% das crianças têm níveis de colesterol elevado
Segundo o estudo, 44% dos pesquisados apresentaram índices elevados de colesterol.
“Eu exagerava nos alimentos ricos em gordura quando tinha 11 anos e meu colesterol estava em 269 mg/dL. Então iniciei o tratamento com dieta e esportes. Hoje meu colesterol é 160 mg/dL”, diz a estudante Jéssica Rossi Ruggeri, 17 anos, que ainda precisa diminuir seu índice.
A pesquisadora responsável, Eliana Cotta de Faria, do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, atribui os altos índices a fatores de risco como sedentarismo, má alimentação, obesidade e diabetes, além da hereditariedade.
De acordo com a pesquisa, 44% das crianças entre dois e nove anos apresentaram valores alterados do colesterol total, 36% delas, do LDL (colesterol ruim) e 56%, dos triglicérides.
Os altos índices de triglicérides estão associados a um risco maior de doença coronariana.
O resultado foi muito similar no grupo dos adolescentes e jovens de 10 a 19 anos.
“Não é de se estranhar que a população hospitalar tivesse índices um pouco mais altos. Mas não imaginávamos que estes índices seriam tão altos”, diz Faria.
Não há dados brasileiros sobre a taxa de colesterol entre crianças e adolescentes, e, segundo Ieda Jatene, presidente do departamento de cardiologia pediátrica da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), não é possível extrapolar os números encontrados na Unicamp para o resto do país.
– Gordura trans
Para Roseli Sarni, pediatra e Presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, uma das explicações para os níveis elevados de colesterol, além de maus hábitos alimentares em geral, é o mau entendimento dos rótulos de produtos com gordura trans.
“Quando a mãe lê ‘zero’, ela entende que o alimento é livre desse tipo de gordura, o que não é verdade”, diz.
A legislação admite que o fabricante diga que seu produto tem “0% de gordura trans” quando tem até 0,2 g do elemento por porção. Com isso, a criança é liberada a consumir alimentos com esse tipo de gordura.
A prevenção, segundo Eliana Faria, começa com o estilo de vida da família, que é transposto para a realidade da criança.
“Uma criança não pode decidir comer mais legumes se os pais não compram legumes”, diz.
– Como reduzir os níveis
Para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim no sangue, devem ser priorizados dieta balanceada e exercícios físicos.
É preciso estimular o consumo de frutas, verduras, legumes, peixes marinhos e azeite de oliva, reduzir o consumo de frituras, açúcares e gorduras, e preferir alimentos integrais (menos o leite integral, que tem gordura demais).
As mudanças, no entanto, não devem ser drásticas, pois a criança pode ficar ainda mais resistente em mudar sua alimentação.
Ou seja, começamos com uma mudança quantitativa, para depois fazer a qualitativa. Isto é: o recomendado é reduzir alimentos que aumentam os triglicerídeos e o colesterol ruim, para, gradativamente, substituí-los por opções mais saudáveis.
Por outro lado, é necessário estimular as atividades físicas, pois as crianças e os adolescentes estão cada vez mais sedentários.
– Medicamentos eficazes
A Academia Americana de Pediatria já tomou uma decisão radical em relação às crianças com colesterol elevado: orientou que os pequenos acima de oito anos sejam medicados com fármacos (estatinas) para prevenir doenças cardíacas.
No Brasil, os pediatras indicam medicamentos a partir dos dez anos, mas apenas para crianças com uma doença genética chamada hipercolesterolemia familiar, que eleva os níveis de colesterol, independentemente do estilo de vida individual.
Para as demais, eles defendem uma dieta equilibrada associada a exercícios físicos.
A cautela tem justificativa. Não há estudos a longo prazo sobre o uso das estatinas em crianças ou que mostrem que, usando a medicação precocemente, elas estarão mais protegidas do que aquelas que iniciaram a terapia na vida adulta.
Recomendações finais
A maioria dos brasileiros tem o mau hábito de abrir o resultado dos exames e pedir opinião a pessoas que não conhecem o quadro clínico do paciente.
Em vez de fazer isso, leve os resultados ao pediatra que os solicitou.
Ele é o profissional que realmente conhece o caso do seu filho e saberá interpretar os resultados melhor do que ninguém.
Baseado nisto e se houver necessidade, pode ter certeza que o profissional lhe indicará o tratamento que for mais adequado.
Você também poderá gostar de ver:
=> Como baixar o colesterol LDL de forma natural.
Foi tudo pelo momento. Esperamos que tenha achado útil este artigo sobre as crianças e adolescentes com triglicérides e colesterol elevado. Que tal começar a mudar os hábitos do seu filho hoje mesmo?
Ola peguei o exame do meu filho de 04 anos hoje e me assustei, com triglicerides de 148 colesterol de 184 hdl 50 e ldl 104, e dentro dos valores referencias do exame estao todos alterados me ajude
Olá Erika,
O primeiro que deve fazer é levar os resultados dos exames ao pediatra que os solicitou.
Ele é o profissional que conhece todo o quadro clinico do seu filho e a pessoa mais indicada para ajudá-la.
Cada pediatra tem os seus próprios critérios, mas de um modo geral:
– os triglicerídeos estariam praticamente no limite, que nos adultos é de 150 mg/dL, mas nas crianças isso pode mudar;
– o colesterol LDL também está próximo do limite, que é 110 mg/dL.
Enquanto seu filho não for atendido pelo médico, pode ir melhorando a alimentação e estilo de vida dele, por favor veja no artigo onde diz “Como reduzir”.
Saudações!
Minha Filha tem 06 anos fiz o exame dela e peguei o resultado hj:
Colesterol Total . 202,2 mg/dl
Trigliceridios 67,7 mg/dl
HDL 60,5 mg/dl
LDL 128,2 MG/DL
Relação colesterol/HDL 3,34
HDL 141,7 mg/dl
VLDL 13,5 mg/dl
E a do meu filho de 08 anos
Colesterol Total . 197,7 mg/dl
Trigliceridios 64,1 mg/dl
HDL 53,7 mg/dl
LDL 131,2 MG/DL
Relação colesterol/HDL 3,68
HDL 144 mg/dl
VLDL 12,8 mg/dl
Glicose dele 90,8 mg/dl
Gostaria de uma orientação
Olá Marcia,
O colesterol “ruim” (LDL) de ambos está alto, o ideal seria até 110 mg/dL, mas você deve levar o resultado dos exames ao pediatra que os solicitou, pois só ele conhece o quadro clínico completo e poderá orientá-la corretamente.
Por enquanto o que pode ir fazendo são algumas mudanças saudáveis na alimentação e no estilo de vida deles: veja no artigo onde diz “Como reduzir”.
Mas devem ser graduais e principalmente dar o exemplo.
Saudações!
Bom dia, meu filho tem 8 anos, o exame dele deu 84 de glicose, 44 triglicerideos, 192 colesterol total, 33 hdl, 150 ldl , ferro 197 ferritina 55 . Acabei de pegar o exame, irei marcar a pediatra , mais fiquei muito preocupada. Pode me esclarecer por favor ? Obrigada
Boa tarde Karina,
O colesterol LDL (colesterol “ruim”) dele está muito alto: o ideal seria até 110 mg/dL.
Deve marcar com a pediatra com urgência e fazer um tratamento, mas por enquanto pode (ou melhor, deve) ir fazendo algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida dele.
Estimule o consumo de frutas, verduras, legumes, peixes marinhos e alimentos integrais (menos o leite integral).
Reduza o consumo de frituras, gordura animal e açúcar.
Por outro lado, estimule-o a praticar atividades físicas, as crianças de hoje em dia estão cada vez mais sedentárias.
Mas lembre-se de fazer estas mudanças gradativamente, para ele não ficar resistente, e principalmente dar o exemplo.
Saudações!
Boa tarde meu filho tem 4 anos e 19kilos levei ele pra fazer exames de rotina e os resultados a médica falou que seu colesterol estava elevado fiquei bastante nevorsa pois temos um grande historico na família esses foram os resultados do exame dele:Glicose:89mg/dl Colesterol total:169mg/dl Colesterol HDL:28mg/dl Colesterol LDL:121.6mg/dl colesterol VLDL:19.4mg/dl Triglicerideos:97mg/dl
Olá Julyane,
O colesterol “ruim” (LDL) dele está alto, pois o ideal seria até 110 mg/dL.
No entanto, tem solução de forma simples, porque ainda está dentro de uma faixa não considerada grave, que vai de 111 mg/dL até 130 mg/dL.
Para baixá-lo, siga as orientações da pediatra, veja nossas recomendações de alimentação acima e estimule-o a praticar brincadeiras ou jogos que tenham atividades físicas.
Saudações!
meu filho tem 12 anos e pesa 54 kilos e fiz exames nele r deu colesterol 180,97mg/dL e o triglicerídeos deu 146,36mg/dL e ele tem um problema q transpira muito principalmente na cabeça os cabelos ficam encharcados
t3 total 1,37ng/mL
t4 total 10,70yg/dL.
Olá Marcia,
Com relação aos triglicerídeos: nos adultos é considerado normal até 150 mg/dL, mas nas crianças e adolescentes pode mudar um pouco.
Verifique quanto deu o colesterol LDL (colesterol “ruim”): o ideal é até 110 mg/dL.
Por favor leve os exames no médico que os solicitou, ele é o profissional mais indicado para interpretá-los, pois é quem conhece melhor o caso de seu filho.
Saudações!
Olá, meu marido tem colesterol alto. É magro, não se alimenta mal, caso dele é familiar. Tem que tomar remédio constante. Em compensação meu colesterol é excelente. Por conta disso fico preocupada com meu filho, se ele irá “herdar” do meu marido. Meu filho tem alimentação excelente, come super bem, não come muitas besteiras. Fiz exame de sangue nele semana passada. Vou te mostrar os resultados para ver se ele tem a tendência.
Colesterol Total…………: 161 mg/dL
Colesterol HDL…………..: 47 mg/dL
Colesterol LDL…………..: 100 mg/dL
Colesterol VLDL………….: 14 mg/dL
Relações de Riscos.: C/HDL..: 3,43
LDL/HDL: 2,12
Triglicérides……………: 71 mg/dL
Olá Mariana,
Os exames do seu filho estão ótimos.
Existe uma doença genética chamada “Hipercolesterolemia Familiar”, mas é bastante rara: se estima que apenas 0,2% dos brasileiros possam sofré-la.
Se esta doença foi de fato confirmada no seu marido, é bom ficar de olho no seu filho, porque as chances de tê-la herdado são bastante altas.
Como medida preventiva ou paliativa, além da alimentação saudável, se recomenda fazer exercícios aeróbicos regularmente (mínimo 1 hora / 3 dias na semana).
No caso do seu filho, é bom estimular as brincadeiras ou jogos que tenham atividades físicas.
Saudações!
Ola boa tarde,tenho uma filha de 11 anos e esta um pouco a cima do peso e os exames dela deram q o triglicerídeos esta em 162mg/dl o colesterol 139 mg/dl HDL 41mg/dl e LDL 65,6.to muito preocupada ja cortei bolacha,salgadinhos etc.. to muito preocupada.o que posso esta fazendo pra ajudar abaixar mais
Boa noite Kelly,
Só os triglicerídeos dela que estão um pouco acima do normal.
Nos adultos o limite é 150 mg/dL, mas nas crianças e adolescentes pode variar um pouco.
Por favor, veja no comentário anterior ao seu (imediatamente abaixo) as recomendações que demos para a Teresa.
Sucesso!
Meu filho tem três anos ele esta com colesterol 241 mais triglicérides 196 estou preocupada não sei que faze
Olá Tereza,
Os resultados dos exames demonstram uma alimentação desbalanceada e/ou vida sedentária.
É preciso que estimule seu filho a consumir frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e peixes marinhos.
Elimine a gordura hidrogenada, troque o óleo de soja por azeite de oliva e reduza o consumo de açúcar, carboidratos simples (farinha branca, etc.) e gordura animal.
Por outro lado, estimule-o a praticar brincadeiras que usem a atividade física.
As mudanças devem ser gradativas, até que ele se acostume com uma alimentação saudável.
Sucesso!
Boa noite, estou desesperada, minha filha tem 1 ano e 3 meses. O exame de triglicerídeos deu 165mg. O colesterol total deu 152mg, mas a pediatra não pediu fracionado, o que nos impede saber se o “bom” está baixo e o “ruim” está alto. Devo me preocupar com o Triglicerídeos? Glicose deu 85mg.
Bom dia Karen,
Nos adultos é considerado normal um nível de triglicerídeos de até 150 mg/dL, mas nas crianças pode mudar um pouco, por isso é bom levar os resultados na pediatra que está atendendo sua filha.
Por enquanto você pode fazer algumas mudanças saudáveis para tentar diminuir o nível, por favor veja no artigo onde diz “Como reduzir”.
Sucesso!
Obrigado pelas dicas já comecei de agora a estimular comer frutas e nada de besteiras mais fico agradecida mesmo bjs…