Crianças com Triglicérides e Colesterol Elevado: o Que Fazer?

É verdade que muitas crianças estão com os triglicérides e o colesterol ruim acima dos níveis considerados normais?

Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, SP) com 1.937 crianças e adolescentes entre dois e 19 anos atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade constatou que quase metade deles possui triglicérides e colesterol elevado.

Continue lendo para ver o que fazer para solucionar este problema.

44% das crianças têm níveis de colesterol elevado

Segundo o estudo, 44% dos pesquisados apresentaram índices elevados de colesterol.

“Eu exagerava nos alimentos ricos em gordura quando tinha 11 anos e meu colesterol estava em 269 mg/dL. Então iniciei o tratamento com dieta e esportes. Hoje meu colesterol é 160 mg/dL”, diz a estudante Jéssica Rossi Ruggeri, 17 anos, que ainda precisa diminuir seu índice.

A pesquisadora responsável, Eliana Cotta de Faria, do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, atribui os altos índices a fatores de risco como sedentarismo, má alimentação, obesidade e diabetes, além da hereditariedade.


Mais Sobre Saúde


De acordo com a pesquisa, 44% das crianças entre dois e nove anos apresentaram valores alterados do colesterol total, 36% delas, do LDL (colesterol ruim) e 56%, dos triglicérides.

Os altos índices de triglicérides estão associados a um risco maior de doença coronariana.

O resultado foi muito similar no grupo dos adolescentes e jovens de 10 a 19 anos.

“Não é de se estranhar que a população hospitalar tivesse índices um pouco mais altos. Mas não imaginávamos que estes índices seriam tão altos”, diz Faria.

Não há dados brasileiros sobre a taxa de colesterol entre crianças e adolescentes, e, segundo Ieda Jatene, presidente do departamento de cardiologia pediátrica da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), não é possível extrapolar os números encontrados na Unicamp para o resto do país.

Crianças com colesterol elevado

– Gordura trans

Para Roseli Sarni, pediatra e Presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, uma das explicações para os níveis elevados de colesterol, além de maus hábitos alimentares em geral, é o mau entendimento dos rótulos de produtos com gordura trans.

“Quando a mãe lê ‘zero’, ela entende que o alimento é livre desse tipo de gordura, o que não é verdade”, diz.

A legislação admite que o fabricante diga que seu produto tem “0% de gordura trans” quando tem até 0,2 g do elemento por porção. Com isso, a criança é liberada a consumir alimentos com esse tipo de gordura.

A prevenção, segundo Eliana Faria, começa com o estilo de vida da família, que é transposto para a realidade da criança.

“Uma criança não pode decidir comer mais legumes se os pais não compram legumes”, diz.

– Como reduzir os níveis

Para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim no sangue, é bom incorporar hábitos saudáveis no dia a dia das crianças. Neste sentido, devem ser priorizados uma dieta balanceada e exercícios físicos.

É preciso estimular o consumo de frutas, verduras, legumes, peixes marinhos e azeite de oliva, reduzir o consumo de frituras, açúcares e gorduras, e preferir alimentos integrais (menos o leite integral, que tem gordura demais).

As mudanças, no entanto, não devem ser drásticas, pois a criança pode ficar ainda mais resistente em mudar sua alimentação.

Ou seja, começamos com uma mudança quantitativa, para depois fazer a qualitativa. Isto é: o recomendado é reduzir alimentos que aumentam os triglicerídeos e o colesterol ruim, para, gradativamente, substituí-los por opções mais saudáveis.

Por outro lado, é necessário estimular as atividades físicas, pois as crianças e os adolescentes estão cada vez mais sedentários.

– Medicamentos eficazes

A Academia Americana de Pediatria já tomou uma decisão radical em relação às crianças com colesterol elevado: orientou que os pequenos acima de oito anos sejam medicados com fármacos (estatinas) para prevenir doenças cardíacas.

No Brasil, os pediatras indicam medicamentos a partir dos dez anos, mas apenas para crianças com uma doença genética chamada hipercolesterolemia familiar, que eleva os níveis de colesterol, independentemente do estilo de vida individual.

Para as demais, eles defendem uma dieta equilibrada associada a exercícios físicos.

A cautela tem justificativa. Não há estudos a longo prazo sobre o uso das estatinas em crianças ou que mostrem que, usando a medicação precocemente, elas estarão mais protegidas do que aquelas que iniciaram a terapia na vida adulta.

Recomendações finais

A maioria dos brasileiros tem o mau hábito de abrir o resultado dos exames e pedir opinião a pessoas que não conhecem o quadro clínico do paciente. 

Em vez de fazer isso, leve os resultados ao pediatra que os solicitou.

Ele é o profissional que realmente conhece o caso do seu filho e saberá interpretar os resultados melhor do que ninguém.

Baseado nisto e se houver necessidade, pode ter certeza que o profissional lhe indicará o tratamento que for mais adequado.

Você também poderá gostar de ver:

=> Como baixar o colesterol LDL de forma natural.

Foi tudo pelo momento. Esperamos que tenha achado útil este artigo sobre as crianças e adolescentes com triglicérides e colesterol elevado. Que tal começar a mudar os hábitos do seu filho hoje mesmo?

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

114 comentários em “Crianças com Triglicérides e Colesterol Elevado: o Que Fazer?”

  1. Meu filho tem nove anos e o nivel de triglicerides dele deu 114 devo me preocupar? ele tambem esta o nivel de vitamina d em 21,30, esta bom ou devo procurar um medico?

    Responder
    • Olá Vanilza,
      Nos adultos é considerado normal até 150 mg/dL.
      Nas crianças pode mudar um pouco, por isso sempre é conveniente levar os resultados dos exames para o médico que os solicitou.
      Saudações!

  2. Bom dia,minha filha tem 4 anos e pesa 15 kls, fez o exame e o colesterol LDL dela deu 118 e triglicerídeos deu 86 colesterol total deu 163 está normal me ajude

    Responder
    • Bom dia Michele,
      O colesterol LDL dela está um pouquinho acima do ideal, que é 110 mg/dL, mas fica dentro da faixa considerada limítrofe, que vai de 111 a 130 mg/dL.
      O colesterol total também, mas isso pode variar nas crianças.

      Veja as dicas que tem no artigo, onde diz “Como reduzir”.
      Sucesso!

  3. Olá não sei o q fazer meu filho tem 4 anos está com o colesterol total alto ta de 208mg/DL o HDL 41mg/DL LDL145ng/DL e a Glicose 106mg/DL tou desesperada mim ajudem…..

    Responder
    • Olá Nayla,
      Os resultados dos exames são um sinal claro de alimentação desbalanceada e/ou vida sedentária.
      É preciso que o estimule a consumir frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e peixes marinhos.
      Por outro lado, troque o óleo de soja por azeite de oliva e reduza o consumo de açúcar, carboidratos simples (farinha branca, etc.) e gordura animal.
      Elimine a gordura hidrogenada da sua alimentação.

      É muito recomendável que o estimule a praticar brincadeiras que usem a atividade física.
      As mudanças devem ser gradativas, até que ele se acostume a levar uma vida mais saudável.
      Boa sorte!

  4. Olá, meu filho tem 15 anos, pesa 89kg, tem 1.81 de altura, dez exames e está assim: Colesterol total-136mg/dl, triglicérides-68mg/dl. Está bom?

    Responder
    • Olá Rosilene,
      Os valores estão muito bem.
      No entanto, mais importante do que o colesterol total é o LDL (o chamado “colesterol ruim”).
      Verifique que não ultrapasse os 110 mg/dL.
      Saudações!

  5. Oi meu filho tem 02 anos e 5 meses,fiz os exames de rotina dele e deu colesterol total 189mg/DL,colesterol HDL 47,68 MG/DL,colesterol LDL 115mg/DL,triglicerídeos 130 MG/DL e glicose 74 MG/dl me ajudem se está muito alto,já vou pra um consulta no pediatra mais queria ficar mais aliviada.obg

    Responder
    • Olá Fran,
      Não deve se preocupar, o colesterol LDL (o chamado colesterol “ruim”) está um pouquinho acima do ideal, que é até 110 mg/dL.
      Mas está dentro dos valores limítrofes, que vão de 111 até 130 mg/dL, salvo orientação em contrário do pediatra, que pode ter sua própria tabela.
      Com um pouco de atividade física e uma alimentação adequada conseguirá normalizá-lo facilmente.
      Saudações!

  6. BOA TARDEEE. MEU NOME.E JESSICA. MINHA FILHA TEM 3 ANOS DE IDADE E SEU COLESTEROL ESTA 210. EU CORTEI MUITAS BESTEIRAS . ELA UTIMAMENTE ESTA COMENDO MAIS FRUTAS VERDURAS. ESTA NA DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL A 2 MESES. MAIS NAO ESTA BAIXANDO… ESTOU MUITO PREOCUPADA. QUERIA SABER ALGUM TIPO DE SUCO NATURAL QUE EU POSSA DA LA PARA AJUDAR A DIMINUIR . OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    Responder
    • Boa noite Gil,
      O colesterol que precisa controlar que não esteja muito alto é o LDL (colesterol “ruim”).
      Em crianças, o ideal é até 110 mg/dL; entre 111 e 130 são considerados valores limítrofes, que podem ser reduzidos com dieta e exercício físico.
      Está a tempo, mas não pode deixar passar de 130 mg/dL!

      Veja no artigo onde diz “Como reduzir”, para ver algumas dicas que poderão lhe ser úteis.
      Ah e muito importante: lembre de levar os resultados dos exames no pediatra.
      Saudações!

  7. Minha filha tem 9 anos e está seguindo uma dieta por conta dos 6 Kilos que está a mais, o triglicérides dela deu 178, estou muitooooo preocupada por favor me ajudem isso é grave???

    Responder
    • Olá Eliciane,
      Um nível alto de triglicérides aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
      É importante que além das mudanças alimentares também a estimule a fazer atividades físicas diariamente.
      Muitas crianças hoje em dia costumam ter uma alta tendência ao sedentarismo.
      Saudações!

  8. Oi meu filho tem 12 anos e pesa 59.6. Refrigerante so final de semana. Nao come bolachas e come todos tipos de legumes e frutas. O trigliceris deu 181. Hdl 40.7.colesterol LDL 78.1.porém come muitos embutidos, massas. Que eu preciso tirar?

    Responder
    • Olá Luciana,
      Debe tirar os embutidos e reduzir a quantidade de massas.
      Sucesso!

  9. Meu filho tem 4 anos, pesa 17 kg, pratica futebol duas vezes por semana, natação uma vez, sem contar as atividades escolares e brincadeiras com amigos, está sempre muito ativo. Não toma refrigerante, não gosta de chocolate, bolachas recheadas e doces. Raramente come bolo quando come quer somente de bolo de milho ou cenoura sem cobertura. Come peixe e carne vermelha, adora tomates e todas as frutas, porém não come verduras. Não come fritura, pizza, sanduíches, margarina, requeijão,leite, somente queijo branco sem sal. Para minha surpresa seu exame de sangue deu: colesterol total: 162mg/dl; HDL 68mg/dl; Triglicerideos 52mg/dl.
    Não sei o que fazer, nem eu nem meu esposo temos colesterol alto.

    Responder
    • Olá Ismara,
      Não se assuste, só o colesterol total dele que está um pouquinho acima do padrão considerado normal, que é 150 mg/dL, mas isso pode variar um pouco nas crianças.
      O importante é que veja qual é o nível de LDL (colesterol ruim), que não deve ultrapassar os 110 mg/dL.
      Parabéns pela alimentação dele, só deveria tentar achar alguma verdura que ele gostasse ou tentar “camuflá-la” em algum prato que ele goste.
      Não esqueça de levar os resultados do exame ao pediatra…
      Saudações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.