Todos nós sabemos que gordura não é um sinônimo de saúde, mas muitas pessoas ainda parecem não ter se conscientizado de que as consequências da obesidade podem ser realmente muito graves, além do impacto negativo que causam na qualidade de vida.
Hoje compartilhamos com você o resultado de duas pesquisas que deixaram em evidência quais são os riscos e demonstraram que a obesidade pode provocar a morte se não for levada a sério.
Morte prematura é uma das graves consequências da obesidade
As estatísticas confirmam que a obesidade está crescendo cada vez mais, trazendo com ela um maior risco de diabetes tipo II e outras doenças crônicas graves.
O pior de tudo é que os pesquisadores já confirmaram o que há muito tempo se suspeitava: a obesidade pode causar a morte prematura.
Veja a continuação o resultado de um estudo sobre este assunto.
O Journal of the American Medical Association publicou um estudo que mostra que a obesidade parece diminuir a expectativa de vida, especialmente entre os jovens adultos.
Os pesquisadores compararam o Índice de Massa Corporal (IMC) com a longevidade e descobriram uma correlação entre a morte prematura e o IMC mais alto.
Mais Sobre Saúde
Por exemplo, estimou-se que um homem branco de 20 anos, 1,75m, pesando 140 quilos com um IMC maior que 40 pode perder 13 anos de vida como consequência da obesidade.
Embora esse estudo faça referência a níveis extremos de obesidade, há ainda milhões de pessoas com sobrepeso com uma faixa de expectativa de vida que é de três a cinco anos menor do que a de seus colegas com peso saudável.
A obesidade pode matar durante a gravidez
Por outro lado, uma equipe de cientistas britânicos descobriu que a obesidade pode matar as mulheres durante a gravidez.
O estudo mostrou que esta é uma das principais causas de morte por problemas e complicações durante a gravidez ou parto no Reino Unido.
Mais da metade das mulheres que faleceram por causa de complicações sofridas durante o período de gestação ou no parto durante o tempo que durou o estudo eram obesas.
Embora os analistas afirmem que o número de mortes durante a gravidez no Reino Unido é reduzido, já que em dois anos apenas 0,01% das mulheres faleceram nesta situação, eles se mostraram preocupados com a tendência observada no estudo.
Dirigido por Gwyneth Lewis, do Cemach (Confidential Enquiry into Maternal and Child Health), o relatório revela que o risco de morte durante a gestação é entre 4 e 5 vezes maior entre as mulheres que sofrem de obesidade.
Outra das graves revelações do estudo foi a de que a possibilidade de que o bebê morra no parto também é de 4 a 5 vezes maior quando a mãe é obesa.
As estatísticas sugerem que o sobrepeso durante a gravidez quase não representa riscos para a saúde. Entretanto, os excesso de peso sim representa um grande problema, sobretudo porque muitas mulheres não estão conscientes de seus riscos e das graves consequências da obesidade.
O relatório também indica que a obesidade não apenas leva consigo riscos de morte para a mãe e para o bebê.
A gordura excessiva também aumenta o risco de outras complicações, como a elevação da pressão sanguínea, diabetes tipo II e doenças cardiovasculares.
Considerações finais
Com tudo isto dá para perceber claramente que reduzir o peso vai muito além de uma questão estética, pois também pode aumentar o seu tempo de vida.
Por tanto, se você estiver muito acima do peso, tome uma atitude e comece hoje mesmo um plano de alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas. Com toda certeza seu corpo lhe agradecerá.
Lhe recomendamos que visite nossa seção Emagrecimento, onde encontrará várias dicas e métodos naturais que lhe ajudarão a reduzir o peso de uma maneira saudável.
Isto foi tudo por hoje, esperamos que tenha achado útil este artigo que alerta para alguns dos mais graves impactos e consequências da obesidade para a saúde.
Obrigado pela sua vista! Deixe-nos seus comentários e perguntas relacionadas logo abaixo.
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.