Neste artigo veremos como prevenir a gripe por meio de uma boa alimentação e a mudança de alguns hábitos prejudiciais bastante comuns.
Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser tomadas por todos nós.
Infelizmente as mesmas não costumam fazer parte dos cuidados básicos, sendo que, muitas delas, são até mais importantes do que as orientações oficiais.
Saiba como prevenir a gripe e o que fazer para fortalecer as defesas
Em primeiro lugar, tanto os profissionais de saúde quanto as pessoas comuns, deveriam saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte.
Quase nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror das doenças respiratórias quando chega o inverno, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população.
Desta maneira se permite que todos estejamos expostos a determinados tipos de virose.
Para começar, é necessário saber o que enfraquece o nosso sistema imunológico, pois isso lamentavelmente não é divulgado pelas autoridades sanitárias.
Mais Sobre Saúde
Veja a seguir os principais fatores que influenciam negativamente nas nossas defesas.
1. Os alimentos prejudiciais
Os alimentos industrializados tendem a criar e manter um ambiente sanguíneo mais ácido e diminuem a força das nossas defesas.
Alguns dos principais são:
1.1. O açúcar branco
Produz ácido carbônico em quantidade proporcional à quantidade ingerida, seja ele puro ou presente em doces, refrigerantes, bolos, tortas, guloseimas, etc.
O uso regular de grandes quantidades de açúcar branco produz a perda de cálcio e magnésio (além de outros minerais), o que afeta sobremaneira de modo crônico e constante o nosso sistema imunológico.
É recomendável que seja substituído pelo açúcar mascavo orgânico, mel, etc.
1.2. Carnes vermelhas e embutidos
Produz diversos ácidos e reações ácidas, como o ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas redutoras da imunidade como a cadaverina, putrescina, indol, escatol, fenol, etc.
Reduza o seu consumo e, como fonte de proteínas, dê preferência aos peixes e às proteínas vegetais, como as frutas oleaginosas, leguminosas, subprodutos da soja, etc.
1.3. Leite e seus derivados
Principalmente o leite de vaca, rico em caseína (indigesta), produz o incremento do ácido lático e gera mucosidades em excesso.
Por outro lado, enfraquece as defesas orgânicas, expondo os seus consumidores não só à gripe, mas a muitos outros problemas.
Substitua por leite de soja pronto ou caseiro (evite o leite de soja instantâneo). Como fonte de cálcio, prefira as verduras e os feijões.
1.4. Farinhas brancas
O pão branco e as farinhas de trigo brancas (refinadas), são fermentativas e produzem mucosidades, além de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais.
Seu uso constante enfraquece o organismo.
É melhor substituí-las por farinhas integrais.
1.5. Frituras, comidas em saquinhos (chips), guloseimas, fast food
Hoje consumidos em grande quantidade por crianças e adolescentes, são responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e muitas doenças, como a diabetes, obesidade, hipertensão arterial, etc.
O seu consumo regular, associado ao açúcar branco, determina um constante estado de acidificação do sangue e o depósito de compostos prejudiciais.
1.6. Bebidas alcoólicas
Em pequenas quantidades (vinho, cerveja, etc.), o álcool pode até ajudar, mas em excesso produz reações ácidas.
2. O estresse
Este é um dos piores inimigos da imunidade, pois reduz a ação das células de defesa, principalmente os linfócitos que combatem os vírus, elevando os níveis da adrenalina e o cortisol, um imunodepressor.
O estresse é provocado pela vida agitada, os problemas diários, as preocupações excessivas, o excesso de trabalho ou estudos, etc.
É impossível de eliminar por completo, mas dá para gerenciar de forma que não prejudique a saúde.
3. A vida sedentária
Com ela os radicais ácidos se acumulam nos músculos e nos demais tecidos, reduzindo o pH do corpo e favorecendo as doenças virais e bacterianas.
É recomendável a realização de alguma atividade física pelo menos de 3 a 4 dias na semana.
4. O ar condicionado
Deve ser evitado a todo custo, pois desidrata o ar, ressecando as mucosas e produzindo desequilíbrio térmico no organismo. Realmente faz muito mal.
Evite-o, na medida do possível.
5. Hábitos perniciosos
Tabagismo, alcoolismo, drogas, excesso de remédios farmacológicos, etc., são decididamente fatores que reduzem a capacidade de defesa do organismo.
Os alimentos recomendados para aumentar as defesas orgânicas
Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade.
Entre os mesmos podemos destacar os seguintes:
- o arroz integral,
- as farinhas integrais,
- os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso),
- a aveia (rica em fibra beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa),
- o inhame,
- as verduras em geral,
- frutas frescas,
- a semente de linhaça,
- o gengibre,
- o alho,
- a cebola.
Conclusão
Certamente que muitas das mudanças propostas talvez possam resultar um pouco sacrificantes para algumas pessoas, mas tudo é uma questão de ajuste e adaptação.
Especialmente considerando que os resultados são altamente benéficos, não só em relação à gripe, mas à saúde em geral.
Esperamos que estas dicas comprovadas sobre como prevenir a gripe lhe sejam de muita utilidade. Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários e perguntas relacionadas mais abaixo.
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.