Como Emagrecer Depois dos 60 Anos: Dicas Infalíveis!

Muitas pessoas quando passam dos 60 experimentam uma grande revolução na sua vida. Costuma ser a década da aposentadoria, mas carrega consigo algumas mudanças de comportamento e hábitos que podem ser física e mentalmente desafiantes.

Para aqueles que se perguntam como emagrecer depois dos 60 anos, preparamos um artigo com conselhos adaptados para esta faixa etária. Continue lendo para saber mais e colocar as nossas dicas comprovadas em prática.

Com a idade, é mais difícil perder peso?

À medida que envelhecemos, nosso metabolismo basal tende a diminuir, o que significa que gastamos menos energia quando estamos inativos.

Isto tem um grande impacto na silhueta, porque basicamente precisamos de menos calorias e, se continuarmos a ingerir a mesma quantidade de antes, o excesso se acumula em forma de gordura.

Além disso, com a idade a maioria das pessoas se torna menos ativa fisicamente. Há várias razões para isso:

  • As atividades diminuem com a chegada da aposentadoria.
  • Algumas doenças aparecem e aumentam com a idade, podendo limitar as atividades físicas.
  • É mais fácil ficar cansado(a) do que quando se era mais jovem.
  • Costuma haver mais tempo para o lazer, o que pode significar ir mais a restaurantes ou preparar refeições fartas com os amigos.

Finalmente, o efeito da menopausa nas mulheres não pode ser subestimado. O nível de estrogênio, um hormônio que ajuda a metabolizar a gordura, diminui muito. Essa mudança aumenta o risco de ganho de peso.

Veja agora como emagrecer depois dos 60

Cuidado: fecha a boca não é a solução! Há uma grande diferença entre comer refeições equilibradas em quantidades adequadas e se privar da comida.

Dietas severamente restritivas são uma má ideia em qualquer idade, pois podem levar a deficiências nutricionais. Mas elas são especialmente mais perigosas para as pessoas idosas, que precisam de muitos nutrientes.

Portanto, não se sinta tentado(a) a seguir uma dieta milagrosa para perder peso rapidamente. Basta seguir algumas recomendações nutricionais e monitorar as quantidades que você come para corresponder ao seu gasto de energia.

Descubra como emagrecer depois dos 60

1. Menos açúcar, mais vegetais e proteínas

Os açúcares promovem o armazenamento de gordura no corpo, de modo que reduzir a sua ingestão ajuda a manter o peso sob controle.

Isto significa olhar cuidadosamente os rótulos nutricionais dos produtos, pois o açúcar está em quase todos os lugares.

Além disso, é importante aumentar o consumo de vegetais e tentar substituir alguns carboidratos por suas versões integrais.

Aumentar a ingestão de proteína também é uma boa ideia, tanto as de origem animal (baixas em gordura) quanto vegetal.

2. Coma laticínios com sabedoria

Para evitar o risco de osteoporose, é altamente recomendado o consumo de leite e derivados. Mas não de qualquer tipo.

Especificamente, evite os produtos que contêm açúcar ou muita gordura e opte por versões mais leves, tais como os desnatados, por exemplo.

Saiba como emagrecer depois dos 60 anos

3. Beba suficiente água

Conforme a pessoa envelhece, sente menos necessidade de beber água. No entanto, este é um hábito essencial para uma boa saúde.

Você deve beber aproximadamente 2 litros de água todos os dias. É melhor que seja água pura, mas você também pode contar com infusões de ervas sem açúcar.

Beber água é essencial para eliminar toxinas e para que seu corpo funcione corretamente. Se não fizer isso, é mais provável que engorde.

4. Pratique um esporte de uma forma adaptada

É claro que os anos não passam em vão e que uma pessoa idosa não pode fazer esporte com a mesma intensidade do que quando era jovem.

Mesmo assim, ainda é necessário fazer trinta minutos de atividade moderada pelo menos três vezes por semana.

Encontre alguns exercícios adequados para sua idade, como caminhada rápida, pilates, natação e ioga, entre outros. Praticar esporte não ajuda só a queimar mais calorias, mas também a tonificar o corpo.

Veja agora como perder peso depois dos 60

5. Durma bem

É verdade que uma pessoa idosa precisa dormir menos do que quando era jovem. Mas isso não significa que você tenha que abrir mão do requisito mínimo de sono diário, que ainda é de aproximadamente sete horas.

A falta de sono muitas vezes leva ao desejo de comer mais, numa tentativa de compensar a falta de energia. Por outro lado, quando você dorme bem, evita estas tentações.

Uma boa dica para dormir melhor é ir para a cama à mesma hora todos os dias.

Muita paciência e cautela

Como já mencionamos, perder peso pode tornar-se mais difícil à medida que a pessoa envelhece. A consequência direta disso é que os resultados levam mais tempo para se concretizar.

É por isso que você precisa ser muito paciente e confiar na estratégia que está usando para emagrecer.

Claro que é importante estar saudável e com o peso certo, ou seja, evitando o sobrepeso e, com ainda mais motivo, a obesidade. Entretanto, não adianta se obcecar por ter uma figura perfeita e tomar medidas drásticas para conseguí-lo.

Portanto, tenha cuidado para não se privar dos nutrientes que precisa e também não faça atividades muito exigentes, já que, com a idade, as lesões são mais prováveis de ocorrer e também levam mais tempo para se curar.

Portanto, mexa-se com cautela e coma de forma equilibrada.

Esperamos que estas dicas infalíveis sobre como emagrecer depois dos 60 anos lhe sejam de muita utilidade. Muito obrigado por estar aqui! Deixe-nos seus comentários ou perguntas relacionadas ao tema mais abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.