Existem várias formas de descontrair e relaxar depois de um dia particularmente agitado e com muitos problemas para resolver. No entanto, é bem provável que o dia seguinte traga mais do mesmo.
Daí a importância de saber como eliminar o stress, descobrindo a sua raiz para poder controlá-lo de uma vez por todas!
Uma revisão cuidadosa da sua vida e a alteração de alguns hábitos, podem eliminar grande parte das fontes de stress no seu cotidiano. No entanto, sejamos realistas: uma vida sem stress é praticamente impossível.
O stress é uma resposta natural aos desafios da vida e, convenhamos, uma vida sem desafios seria demasiado entediante. No entanto, grande parte do stress que existe nas nossas vidas é completamente desnecessário e pode ser facilmente eliminado.
Como eliminar o stress em 10 passos simples e comprovados
Veja agora 10 dicas eficazes que funcionam para combatir as causas do stress:
1. Identifique as fontes do stress
Este é o primeiro passo e o mais importante. Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias e as suas semanas mais estressantes. Quais são as pessoas, as atividades, as tarefas ou as coisas que considera serem a raiz do mal.
Elabore uma lista das top 10 e veja o que pode ser eliminado de imediato. Para aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de atenuá-las.
Mais Sobre Bem-Estar
2. Elimine obrigações desnecessárias
A nossa vida está cheia de obrigações: começando pelas profissionais, passando pelas familiares, cívicas, tarefas domésticas, aquelas ligadas a instituições, associações ou paróquias e terminando nos passatempos, atividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras.
Pese cada uma individualmente: a quantidade de stress que produzem versus o valor que retira de cada uma.
Seja radical e faça o que tiver de fazer para eliminar aquelas que lhe proporcionam pouco valor e prazer.
3. Faça agora!
A procrastinação é um hábito bastante comum hoje em dia: deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Só que, ao deixar que os afazeres da sua vida se amontoem, você faz sua vida ficar mais estressada.
Desenvolva o hábito de “fazer agora” ou “tratar imediatamente” e mantenha tudo sob controle e em dia.
4. Acabe com a desorganização
Todos temos uma pontinha de desorganização dentro de nós. E a desorganização também é estressante: visualmente é horrível e, pior ainda, nos impede de encontrar as coisas que necessitamos!
Reserve um tempinho para se organizar: comece com o escritório e os mil e um papéis que lá abundam, passando progressivamente para as restantes divisões da casa.
5. Pare de chegar atrasado(a)
Quer mesmo saber como eliminar o stress? Pois saiba que estar atrasado(a) deixa qualquer pessoa muito estressada.
Temos de correr para nos arranjarmos, correr para chegar ao sítio aonde já devíamos estar, enquanto nos estressamos durante todo o processo sobre estarmos atrasados.
Aprenda a chegar cedo, faça deste um novo hábito. Faça um esforço consciente e saia mais cedo. O resultado direto deste esforço é que dirigir vai ser muito mais prazeroso.
6. Deixe de ser controlador(a)
Tentar controlar tudo e todos não funciona. Mesmo assim, nós tentamos fazer isso sabendo que não gera resultados e que os nossos níveis de ansiedade sobem assustadoramente.
É importante aprender a deixar as coisas fluírem naturalmente, respeitar a forma como as outras pessoas fazem as coisas, aceitar o desfecho das diferentes situações que povoam a nossa existência.
A única coisa que realmente pode controlar é você próprio(a).
7. Faça uma coisa de cada vez
Executar, em simultâneo, múltiplas tarefas pode parecer produtivo, mas na realidade torna-nos mais lentos na medida em que não conseguimos concentrar-nos o suficiente numa só tarefa para poder concluí-la.
Entretanto, com isso ficamos estressados. Faça apenas uma coisa de cada vez e aprenda a delegar.
8. Elimine os “suga-energias”
Se já parou para analisar a sua vida, provavelmente descobriu algumas coisas que lhe sugam a sua preciosa energia.
Existem certas coisas na vida que são mais exaustivas do que outras e com a desvantagem que não têm qualquer valor acrescentado.
Saiba quais são e faça um ‘delete’ permanente. O resultado? Mais energia e mais felicidade.
9. Evite as pessoas difíceis
Você sabe exatamente quem são. Isso mesmo: gerentes, colegas de trabalho, clientes, vizinhos, até alguns amigos e familiares, ou seja, todas aquelas pessoas que tornam a sua vida mais complicada.
Poderia sempre confrontá-las e discutir as desavenças, mas isso seria ainda mais estressante. O mais fácil é simplesmente evitá-las.
10. Simplifique a sua vida
Tornar mais simples as suas tarefas diárias, as suas obrigações, a quantidade de informação que registra, a sua casa e muitas outras coisas que preenchem a sua vida implicará numa redução significativa no seu nível de stress.
Duas dicas finais para reduzir o stress
Se quer saber de verdade como eliminar o stress, veja estes dois últimos conselhos:
- Praticar atividade física é uma ótima aliada para melhorar o humor e disposição, além de que também ajuda a manter a forma.
- Deitar, relaxar e dormir fazem parte de um bom tratamento para reduzir o nível de stress.
Esperamos que tenha gostado destas ótimas dicas sobre como eliminar o stress. O que você acha de colocá-las em prática hoje mesmo?
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.