Como Controlar o Peso Com Saúde: 10 Dicas para Transformar Sua Vida!

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas que passam o ano inteiro consumindo alimentos totalmente errados e que não praticam nenhum tipo de exercícios físicos, mesmo assim buscando saber como controlar o peso em pouco tempo.

A realidade mostra que, quando decidem emagrecer, muitas dessas pessoas adotam regimes pouco saudáveis, por não saber como emagrecer de maneira adequada.

Mas e se dissermos que existe uma maneira melhor? Uma maneira que não só lhe ajudará a perder peso de forma saudável, mas também a manter esse peso a longo prazo. E o melhor de tudo, sem a necessidade de passar fome ou se matar na academia.

Ficou curioso(a)? Continue lendo e descubra como transformar sua vida e alcançar o corpo que você sempre sonhou.

Veja como controlar o peso com saúde

Se por algum motivo você precisa entrar em forma o mais rápido possível, tome cuidado: dietas da moda ou aquelas que promovem mudanças muito radicais são arriscadas e podem ter efeitos prejudiciais para sua saúde.

Não existe nenhum milagre, mas se você seguir algumas regras básicas, poderá ficar em forma no ritmo do seu corpo e fazer com que tenha efeitos duradouros.

Preparamos uma lista com 10 dicas práticas para você emagrecer de forma saudável e depois conseguir manter seu peso definitivamente:

Como controlar o peso

1. Não fique mais de três horas em jejum

No intervalo entre as principais refeições faça pequenos lanches. Isso fará com que você não fique com muita fome na hora das refeições, evitando que coma além do necessário.

Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo por estar sempre digerindo o alimento presente no sistema digestivo.

2. Faça escolhas saudáveis nos intervalos

Nos seus intervalos entre as refeições principais, dê preferência as frutas, iogurtes desnatados ou biscoitos integrais.

Além de serem práticos de carregar, estes alimentos servem como uma alternativa saudável e saborosa às batatinhas, doces e salgadinhos.

3. Não coma com pressa

Você já escutou o ditado que diz que a refeição é um horário sagrado? Então, mastigue bem os alimentos, repousando os talheres no prato a cada “garfada”.

E não se esqueça que a sensação de saciedade leva uns 15 minutos para chegar até o cérebro.

Saiba como controlar o peso com saúde

4. Prepare pratos coloridos

Além de parecerem e serem mais apetitosos, isto garantirá também o consumo de diversas vitaminas e minerais.

5. Opte por alimentos ricos em fibras

Alimentos como os grãos integrais, vegetais e frutas, são fontes destes nutrientes que ajudam o organismo a se sentir satisfeito ingerindo menos calorias.

6. Tenha sempre em casa alimentos saudáveis

Esse é o segredo para evitar as refeições prontas ou industrializadas, que são calóricas, ricas em gordura e pouco nutritivas.

O ideal é deixar eles já preparados em pequenas porções.

7. Quando for comer fora, preste atenção no tamanho das porções

Em restaurantes e lanchonetes geralmente as porções são maiores, fazendo com que você coma demais.

Além disso, opte por cardápios com baixo teor de gordura, evite frituras, dando preferência aos grelhados, assados e feitos no vapor, e carnes magras.

8. Estabeleça metas reais e atingíveis

A motivação é o segredo para continuar com empenho em qualquer projeto, especialmente em uma nova rotina alimentar.

Prepare um diário alimentar, registrando nele os alimentos consumidos durante cada dia, a quantidade, o horário, o local e o que sentiu em cada refeição.

Isso lhe conscientizará do que realmente come e permitirá ver o que “engatilhou” a sua fome e o que satisfez o seu apetite.

9. Beba muita água

É imprescindível que o seu corpo esteja sempre bem hidratado. Por isso, ingira, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Para isso, ande sempre com uma garrafinha (na bolsa, na mesa do trabalho, durante os treinos, etc.). A água vai ajudar o seu corpo a manter-se hidratado e a eliminar as toxinas.

10. Pratique uma atividade física que lhe agrade

Esse fator é muito importante no processo de emagrecimento também, pois ajudará a queimar a gordura acumulada no corpo e fará o seu organismo trabalhar mais rápido durante o dia. Consequentemente, você queimará mais gordura.

Sua jornada para uma transformação duradoura

Agora que exploramos juntos as várias estratégias para controlar o peso, é hora de agir. Lembre-se, a jornada para controlar o peso não é uma corrida, mas uma maratona.

Não se trata de mudanças rápidas, mas de transformações duradouras. Não é sobre sacrifício nem perfeição, mas sobre escolhas saudáveis e progredir.

E acima de tudo, não é sobre o peso que você perde, mas sobre a vida que ganha. Então, comece hoje, porque a melhor hora para começar é agora.

Esperamos que tenha gostado destas informações sobre como controlar o peso de maneira saudável. Se tiver dúvidas, é só nos deixar sua pergunta mais abaixo na seção de comentários. Muito obrigado pela sua visita!

error: O conteúdo está protegido.