Como baixar o colesterol com a alimentação

Se você quer saber como baixar o colesterol naturalmente, podemos lhe afirmar que a maneira mais eficaz para você mantê-lo em níveis adequados é mediante uma alimentação saudável.

A continuação, lhe oferecemos uma série de dicas que lhe ajudarão a manter o colesterol sob controle a través da sua alimentação.

Como baixar o colesterol naturalmente – 21 dicas alimentares

1- Modere o consumo de açúcar e sal
Limite seu consumo de açúcar e, se possível, substitua-o por adoçante (de preferência à base de stévia). Modere a ingestão de sal, tanto no preparo da comida caseira como em produtos industrializados.

Como baixar o colesterol com a alimentação2- Aumente o consumo de fibras
As fibras solúveis, encontradas em frutas, verduras, aveia, sementes e grãos, ajudam a baixar a taxa de colesterol. O ideal é consumir de 15 a 20 g por dia.

3- Modere o consumo de chocolate, pois ele contém uma elevada taxa de gordura saturada; prefira o amargo ou semiamargo.

4- Prefira sempre cortes magros de carne de boi, porco ou cordeiro.

5- Faça os molhos sem gordura. Para engrossar, utilize uma mistura de amido de milho ou farinha na seguinte proporção: uma colher de sopa de amido de milho ou duas colheres de sopa de farinha de trigo para uma xícara de água.

6- Leia sempre os rótulos dos produtos antes de consumi-los, pois muitos alimentos possuem altas taxas de gordura escondida.

7- Evite o consumo de café cremoso, cremes e coberturas, especialmente as que utilizam óleo de coco.

8- Escolha alimentos ricos em vitaminas e minerais. Frutas e hortaliças frescas contêm grandes quantidades de vitaminas, sobretudo A e C, e sais minerais.

9- Distribua seu consumo de calorias ao longo do dia para evitar fome, cansaço e depressão.

10- Inclua berinjela em seu cardápio; ela ajuda a eliminar as gorduras das refeições.

11- Consuma alcachofra crua ou cozida em pouca água. Beba esta água ou misture-a à sopa para se beneficiar, ainda mais, dos seus efeitos. Ativa a eliminação do colesterol e ajuda a desintoxicar o fígado.

12- Aumente o consumo de alho. Ele evita que o organismo absorva grande parte do colesterol contido nos alimentos, ajuda a pressão a baixar e estimula o aumento do HDL (“bom” colesterol).

13- Abuse da cebola. Crua, tem propriedades semelhantes ao alho.

VEJA TAMBÉM:  A graviola cura câncer?

14- Inclua soja e seus derivados na sua dieta. São ricos em proteínas e ajudam a diminuir as taxas de LDL (colesterol “ruim”).

15- Consuma alimentos ricos em vitaminas C e E, pois são úteis para a prevenção e o tratamento de problemas cardiovasculares. Exemplos destes alimentos são: cereais integrais, trigo, limão, laranja, kiwi e acerola.

Como baixar o colesterol preparando os alimentos de maneira mais saudável

16- Cozinhe alimentos no vapor, em especial legumes e verduras, que guardam melhor suas propriedades nutritivas quanto submetidos a este tipo de cozimento. Caso você não tenha um equipamento adequado, improvise com um escorredor de macarrão e uma panela grande o suficiente para evitar o contato direto da água com a comida.

17- Prepare as ‘frituras’ com água. Isso mesmo: um pouco de água num recipiente com revestimento antiaderente deixa a comida com um sabor delicioso. Meia colher de chá de azeite de oliva também pode substituir o óleo de cozinha.

18- Grelhe os alimentos. Eles adquirem um sabor especial e não é preciso ter grelha. Qualquer panela ou frigideira com revestimento antiaderente serve.

19- Use o forno – a gás, elétrico ou de microondas – ele é um ótimo aliado para sua dieta anticolesterol.

20- Alimentos fervidos são indicados, mas é preciso levar em conta que a água quente retira parte de seus nutrientes. Por isso, em especial no caso de legumes e verduras, ferva-os o mínimo de tempo que puder.

VEJA TAMBÉM:  Como curar tendinite no braço

21- Prepare batatas ‘fritas’ sem colesterol. Cozinhe-as, corte-as em fatias, coloque numa forma antiaderente e leve ao forno. Elas ficarão sequinhas.

Além de todas estas dicas, também lhe recomendamos que adote a prática de exercícios físicos, pois eles ajudam a aumentar o “bom” colesterol (HDL), que auxilia o organismo na eliminação do colesterol “ruim” (LDL e VLDL). Como benefício extra, você reduzirá seu peso.

Esperamos que tenha achado úteis estas 21 dicas sobre como baixar o colesterol com a alimentação e, sobre tudo, que as coloque em prática!

Salvar

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...

Deixe um comentário:

19 Comentários em "Como baixar o colesterol com a alimentação"

250

Boa noite,
Gostaria de saber se minha filha de 9 anos pode tomar água de berinjela? Pois o colesterol dela está muito alto (225), e sei que é muito bom para baixar. Só que eu faço a noite e dou no outro dia à noite. Pode ser assim? Pois de manhã ela não toma. E também gostaria de saber se existe um remédio em cápsulas até a beringela mesmo se ela poderia tomar ou o próprio Omega 3. Muito obrigada,
Achei vcs muito atenciosos.

Ola boa noite
Fiz exame de sangue na minhaa filha de 5anos 9 meses deu 139,7 de triglicerideos, 164,7 de colesterol ,hdl 40,0, vldl 26,9 , ldl 98,0, colesterol nao hdl 124,7… o q significa estou preocupada! Obrigada!

Oi tenho uma irmã de 9 anos com hdl alto foram otimas as dicas

Colesterol alto tem a ver com precao alta

Muito bom !! Dicas ótimas,tenho uma filha pequena com HDL alto,dicas que irão ajudar

Parabenz por esta página rica em informações sobre a saude

muito rica toda essa orientação, obrigado pela iniciativa de se criar uma página tão importante para o nosso bem estar.

Muito bom.

bom de mais

EXCELENTE ,ADOREI ESTE SITE E ADORO RECEITAS BOAS!