Principais benefícios do chá verde

O chá verde é uma bebida que proporciona incríveis benefícios para a nossa saúde.

Entre os mesmos, podemos destacar os seguintes: o combate ao envelhecimento precoce das células, a diminuição das taxas de colesterol, o reforço dos vasos sanguíneos e a prevenção de vários tipos de câncer.

Além disso, o chá verde previne cáries, tem ação anti-inflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e a queima de gorduras.

Segundo afirma Mauro Perini, clínico geral especialista em medicina oriental e diretor do spa Yan Sou, em Bragança (SP):

Principais benefícios do chá verde“Costumo indicar esse chá para o tratamento de problemas digestivos.

Além de promover uma limpeza em todo o organismo, ele ajuda na digestão”.

Qual o princípio ativo responsável pelos benefícios do chá verde?

Essa característica do chá se deve ao tanino, que protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas.

Uma molécula chamada teofilina, também presente na composição do chá, dilata os brônquios e facilita a respiração dos asmáticos, além de auxiliar nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia.

A vedete da turma de elementos ativos é uma substância batizada de EGCGS.

Ela barra a enzima quinol-oxidase, estimuladora do crescimento de células cancerígenas, especialmente no intestino, esôfago, pulmão, mama e pele, combatendo, assim, esses tipos de câncer.

VEJA TAMBÉM:  Quais os benefícios da aveia, um alimento funcional

Graças à descoberta, a bebida ganhou o interesse da American Câncer Society, órgão norteamericano de pesquisa sobre o assunto.

“É curioso notar que a ciência agora comprova o que a sabedoria popular descobriu.

O povo oriental bebe o chá e se beneficia de suas propriedades há séculos.

Nós pesquisadores, estamos observando e registrando seus poderes”, diz Walter Accorsi, coordenador do Laboratório de Plantas Medicinais da Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz (USP-Piracicaba, SP).

O clínico geral Flávio Rotman concorda em seu livro “Coronárias sem Infarto”(Editora Record):

“O chá verde realmente diminui o colesterol, fortalece o coração, é antigripal, previne o derrame e a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tireoide e regenerar a pele”.

Fonte principal: Revista Boa Forma

Esperamos que tenha gostado deste post sobre os benefícios do chá verde!

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Carregando...

18 comentários em “Principais benefícios do chá verde”

    • Olá Marcelo,
      Os benefícios de ambos são muito parecidos.
      A única diferença entre eles é a fermentação das folhas.
      Enquanto que o chá verde não sofre nenhuma fermentação, o chá vermelho tem um grau de fermentação curto, que é o que dá sua cor e sabor característicos.
      Saudações!

  1. Já li outras matérias sobre alimentos termogênicos. Esta matéria veio complementar o que eu já havia lido antes. Foi ótimo para o meu conhecimento a partir de hoje vou fazer uso do chá verde e dos termogêncos em geral. Obrigada pelos esclarecimentos.

    Responder
    • olá soun hipertenca vejo todosnos dias materia de chas verde, so que nao falam qual cha tomar, quero o nome do cha que o hipertenco pode tomar? me responda por favor por emeil?

    • Prezada Aparecida,
      O nome do chá é precisamente “chá verde”, como explicamos neste artigo.
      Saudações!

  2. Gostaria de saber se chá verde em caps tem o mesmo benéficio do liquido.Pois estou tomando em caps, obrigada.

    Responder
    • Olá Rosangela,
      Pode ter, mas depende muito do produto.
      Para obter os melhores benefícios, use só produtos de boa qualidade.
      Saudações!

  3. Prezada Sandra.
    Sua amiga precisa se informar melhor: uma xícara de chá verde contém muito menos cafeína que uma xícara de café ou um copo de refrigerante de cola.
    Com relação ao seu medo, é justamente o contrário: o chá verde é muito recomendado para quem sofre de pressão alta, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim e a aumentar o bom, melhorando a circulação do sangue, além de fortalecer os vasos sanguíneos.
    O chá verde é um dos segredos da invejável saúde cardiovascular dos povos orientais.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Saudações! :)

    Responder
    • Prezada Paula,
      Beba de 4 a 6 xícaras por dia.
      Obrigado pela sua pergunta!
      Saudações :)

  4. O EGCG é o anti-oxidante mais poderoso que existe(100 vezes mais poderoso que a Vitamina C e E juntos). Uma de suas funções é aumentar a capacidade de desintoxicação da água, mas isso num quer dizer que tenha que tormar menos água. Aumentando a capacidade de desintoxicação da água, aumenta o tempo de atuação de todos nutrientes do corpo, tendo como resultado mais ânimo no dia-a-dia. Apesar de haver centenas de antioxidantes entre outras substância, vale lembrar que ele é anti-oxidante universal e que 70% de todos benefícios do chá verde se deve a esta substância. Ele age sobre a Quinol-oxidase(Um dos citocromos responsável pela produção de ATP) reduzindo seu desvio metabólico, conservando o material genético. Conservando o material genético, melhora a distribuição correta de cada proteína no corpo, reduz o desgaste do colágeno (promovendo o emagrecimento estético==>emagrecer sem flacidez), entre outras funções.

    Responder
    • Ótima contribuição Gibran!
      Muito obrigado pela sua participação!!
      Saudações :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 5 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.