Benefícios do Boro para a Saúde: 5 Fatos que Você Deve Conhecer!

Quando se trata de micronutrientes, existem muito mais variedades que são essenciais para o nosso bem-estar do que você imagina. Por exemplo, os oligoelementos também se enquadram neste grupo de nutrientes.

Embora os compostos vegetais, incluindo os carotenóides e os polifenóis, sejam o último grupo de micronutrientes menos conhecido a ser destacado nos últimos anos, os oligoelementos estão começando a receber o destaque que merecem.

O boro é apenas um desses elementos mais do que digno de destaque devido ao seu papel em muitas funções corporais, desde a absorção de nutrientes até a regulação do sistema imunológico. Continue lendo para conhecer alguns dos principais fatos e benefícios do boro para a saúde.

O que é boro?

O boro é um oligoelemento que necessitamos em pequenas quantidades para vários processos corporais diferentes.

Embora este mineral seja uma adição promissora a uma variedade de suplementos dietéticos, ele é naturalmente encontrado em muitos alimentos vegetais. Isso ocorre porque serve como elemento estrutural das paredes celulares vegetais, auxiliando no desenvolvimento das sementes, no crescimento das plantas e na polinização.

Este mineral é altamente biodisponível, o que significa que é facilmente absorvido pelo corpo para ser utilizado, com o corpo absorvendo entre 85 e 90% do boro que consumimos a nível do trato intestinal.


Mais Sobre Nutrição


O boro acumula-se apenas em alguns tecidos do corpo – nomeadamente cabelos, unhas e ossos. Por causa disso, nosso sistema pode facilmente manter a homeostase interna desse micronutriente excretando o seu excesso principalmente pelos rins; no entanto, parte também é removido pela ação do intestino grosso, da pele e de outras vias.

Benefícios do boro para a saúde

Muitos sistemas corporais são impactados positivamente pelo boro porque ele apoia o corpo de muitas maneiras diferentes, incluindo aumento da absorção de magnésio, redução da inflamação e melhora da atividade antioxidante.

Esses benefícios proporcionam alguns resultados de saúde bastante impressionantes.

Conheça os benefícios do boro

1. Ajuda a fortalecer os ossos

Um dos benefícios mais incríveis deste mineral está relacionado à saúde óssea. Isto se deve, em parte, ao seu impacto positivo na absorção e atividade da vitamina D, cálcio e magnésio, que desempenham papéis essenciais na saúde óssea.

Na verdade, uma revisão de 2020 que examinou dados de mais de 500 participantes descobriu que a suplementação diária de 3 mg de boro resultou na melhoria da saúde óssea.

2. Protege contra doenças cardiovasculares

Isto é graças às suas potentes propriedades anti-inflamatórias. Um estudo concluiu que uma das formas mais comuns de boro encontrada nos alimentos, o frutoborato de cálcio, estava associada a níveis mais baixos de proteína C reativa (PCR) no sangue.

Ao longo dos anos, os valores de PCR foram apontados como indicadores muito fortes de risco de doença cardíaca.

3. Aumenta a imunidade

Os efeitos antiinflamatórios e antioxidantes do boro também são um bom presságio para melhorar a saúde imunológica.

A pesquisa mostra que pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer, não apenas inibindo o crescimento de células cancerígenas, mas também protegendo as células saudáveis de mutações genéticas que podem levar ao câncer. Esses benefícios foram demonstrados em cânceres de pulmão, sangue e próstata, entre outros.

Além disso, o boro auxilia na cicatrização saudável de feridas, outro sinal revelador de seu suporte imunológico.

Este mineral é geralmente considerado um agente amplamente antifúngico. Isso significa que o boro pode auxiliar no tratamento de infecções fúngicas, além de quaisquer outros problemas de saúde relacionados a fungos.

4. Melhora a função articular

A saúde das nossas articulações também se beneficia de todas as propriedades antiinflamatórias que este elemento possui.

Na verdade, uma revisão descobriu que a ingestão de boro está associada não apenas ao controle da dor da artrite, mas também à melhora da mobilidade e flexibilidade das articulações.

5. Promove a saúde cerebral

Isso está parcialmente relacionado ao suporte do sistema nervoso central, bem como à sua capacidade de reduzir a inflamação no corpo.

As evidências mostram que níveis baixos de boro têm sido associados ao declínio cognitivo.

Quanto boro você precisa diariamente?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1–13 mg por dia seja uma faixa aceitável para consumo.

O limite superior tolerável, ou quantidade acima da qual podem ocorrer efeitos colaterais negativos, para este mineral é de 20 mg por dia.

Embora esse número seja muito difícil de atingir ou exceder regularmente, existem alguns sintomas preocupantes associados à toxicidade, incluindo alopecia, fadiga, dores de cabeça, lesões renais e problemas digestivos, como indigestão.

No entanto, a toxicidade só se torna realmente uma preocupação quando alguém consome grandes quantidades de boro através de suplementação sem orientação profissional.

7 das melhores fontes de boro

Felizmente, o boro é bastante abundante nos alimentos naturais, por isso não é necessário suplementar.

Embora a quantidade exata de boro num determinado alimento dependa do solo em que foi cultivado, aqui estão algumas das melhores fontes naturais.

Suco de ameixa e os benefícios do boro para a saúde

– Suco de ameixa

Embora muitas vezes considerado uma bebida destinada a melhorar o funcionamento do intestino, o suco de ameixa traz muitos mais benefícios à saúde para pessoas de todas as idades.

Na verdade, o suco de ameixa está no topo da lista dos alimentos ricos em boro, com 1,4 mg por xícara.

– Abacate

Além de ser uma cobertura perfeitamente deliciosa para torradas, o abacate é conhecido por suas propriedades promotoras da saúde, graças ao seu conteúdo de fibras, gordura insaturada, vitaminas, minerais e compostos vegetais.

Mas muitos não sabem que ele possui outro micronutriente importante, o boro, com 1,1 mg por meia xícara.

– Maçãs

Como famoso ingrediente de torta e favorito na hora do lanche, a amada maçã é outra grande fonte de boro

Na verdade, uma maçã de tamanho médio pode oferecer até 0,7 mg de boro. Apenas outra maneira de uma maçã por dia manter você longe do médico.

– Uvas

Independentemente de serem apreciados na forma fresca, seca ou em suco, todos os produtos de uva oferecem uma dose saudável de boro.

Uma xícara de suco de uva oferece 0,8 mg, enquanto 0,7 mg de boro pode ser encontrado em uma xícara de uvas inteiras.

Pêssegos e as vantagens do boro para a saúde

– Pêssegos

Embora a doçura irresistível de um pêssego maduro de verão possa induzi-lo a pensar que ele não conseguiria oferecer muita nutrição, o oposto não poderia ser mais verdadeiro.

Além das fibras e micronutrientes que possuem, os pêssegos são uma excelente fonte de boro, com 0,8 mg em uma peça média da fruta.

– Peras

A última fruta desta lista de alimentos ricos em boro é a humilde pêra. Independentemente da variedade, você pode esperar que uma pêra média contenha cerca de 0,5 mg de boro.

Essas frutas deliciosas são o complemento perfeito para produtos assados, cobertura de aveia ou mistura de parfait de iogurte.

– Leguminosas

Algumas variedades diferentes de leguminosas também são consideradas fontes fantásticas de boro. Embora nem sempre seja considerado uma leguminosa, 30 g de amendoim contém 0,5 mg do mineral.

A mesma quantidade de boro pode ser encontrada em meia xícara de feijão frito, enquanto meia xícara de feijão cozido contém 0,35 mg.

Assim, embora este oligoelemento não seja frequentemente a primeira recomendação de muitos profissionais de saúde, o boro certamente merece um lugar na mesa proverbial como uma peça importante do puzzle para a saúde total do corpo.

Mas não precisa se preocupar em adicionar outro suplemento dietético à sua rotina diária, pois como você acabou de ver, esse mineral é naturalmente abundante em uma variedade de alimentos, tornando simples e delicioso atender as suas necessidades.

Esperamos que estas informações sobre os benefícios do boro para a saúde lhe sejam de bastante utilidade. Deixe-nos suas dúvidas ou perguntas mais abaixo.  Muito obrigado pela sua visita!

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

7 comentários em “Benefícios do Boro para a Saúde: 5 Fatos que Você Deve Conhecer!”

    • Olá Afonso,
      Não existe uma solução única para todos os problemas de saúde.
      O boro pode ter alguns benefícios, mas é importante considerar outros fatores, como alimentação equilibrada, exercício físico e cuidados médicos adequados. Não coloquemos todas as nossas esperanças em um único elemento.
      Saudações.

  1. Caramba, quem diria que o boro tem tantos benefícios para a saúde? Vou começar a comer boro agora mesmo! ????

    Responder
  2. Caramba, nunca imaginei que o boro fosse tão poderoso assim! Vou incluir mais alimentos ricos nisso na minha dieta.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.