Hoje compartilhamos com você algumas dicas e informações sobre os benefícios da melancia para a saúde.
Acontece que esta não é só uma fruta deliciosa y refrescante que pode manter-nos hidratados durante o verão. Ela também pode proporcionar muitos outros benefícios, pois é cheia de nutrientes.
Em primeiro lugar, esta é a variedade de fruta pertencente à família Cucurbitaceae que tem mais água. Hoje podem ser identificadas mais de cinquenta espécies diferentes.
Mas, que vantagens têm para a saúde e quais são suas propriedades mais importantes? Que valores nutricionais possui? Veja tudo isso a continuação…
Algumas propriedades nutricionais da melancia
Esta fruta contém grandes quantidades de vitamina C, vitamina A, potássio e magnésio.
Além do mais, contém licopeno e beta-caroteno, duas substâncias antioxidantes que têm o potencial de reduzir o risco de câncer.
Cabe salientar que o licopeno é uma substância que, quando encontrada em abundância na corrente sanguínea, certamente desempenha um papel fundamental no que se refere à neutralização dos radicais livres.
Mais Sobre Nutrição
O conteúdo destes e outros antioxidantes aumenta à medida que a melancia amadurece, por esse motivo, para obter-se o máximo da sua nutrição, é necessário comê-la quando está madura.
Para descobrir isto podemos sentir o seu peso. A fruta bem madura é composta por mais de 90% de água, por isso, se sentirá mais pesada do que outras do mesmo tamanho não tão maduras.
Outro sinal é a presença de um círculo amarelo por baixo, isto é, onde se apoiava na terra. Se ainda não estiver muito madura, essa parte estará branca ou verde.
Outro truque é dar um pequeno tapa na fruta: se parecer que está oca, significa que já amadureceu.
Conheça agora os surpreendentes benefícios da melancia
Esta fruta pode beneficiar a nossa saúde de várias maneiras, por esse motivo é importante incluí-la na nossa dieta.
1. Boa para o coração
Estudos preliminares descobriram que a melancia combate a formação de placas nas artérias que podem causar ataque cardíaco.
Contém citrulina, um aminoácido que se transforma em arginina. Ambas podem colaborar no correto fluxo sanguíneo e nas funções cardiovasculares em geral.
A arginina e a citrulina são necessárias para a produção de óxido nítrico, que desempenha um papel importante na manutenção da elasticidade das artérias e dos vasos sanguíneos.
Por outro lado, o potássio da melancia ajuda a regular os fluidos no corpo. Estas três substâncias podem ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.
2. Ajuda numa dieta de redução do peso
A melancia é um dos alimentos mais pobres em gorduras e calorias (apenas 30 kcal por cada 100 g). Em contrapartida, ela é rica em muitos fitonutrientes e antioxidantes que são essenciais para uma boa saúde.
Se você está fazendo alguma dieta para perder peso, uma boa dica é cortar uma melancia em cubos e guardá-la na geladeira. Sempre que você sentir fome, pode comer alguns cubos.
A melancia também é um diurético natural, por isso pode ser um excelente meio de reduzir o inchaço.
3. Boa para os olhos
Outro dos benefícios da melancia é que é uma excelente fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo.
Esta vitamina ajuda a produzir os pigmentos da retina do olho e protege contra a degeneração macular relacionada com a idade. Também previne a cegueira noturna.
Por outro lado, também contém vitamina C, um antioxidante que pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.
4. Combate a inflamação
Esta fruta tem o potencial de reduzir a inflamação crônica, a qual se suspeita que possa causar doenças tais como asma, diabetes, artrite, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.
Além do mais, tem um alto teor de elementos antioxidantes, cujo principal benefício é neutralizar os temidos radicais livres.
Os mencionados elementos não só causam inflamação: a própria inflamação produz mais radicais livres. Este círculo vicioso pode danificar muitos sistemas no organismo.
Um copo diário de suco de melancia poderia reduzir o risco de contrair doenças como a osteoartrite, artrite reumatoide, asma e câncer do cólon.
5. Previne o câncer de próstata
Estudos mostram que o aumento do consumo de licopeno está associado com uma melhor saúde da próstata e o menor risco de desenvolver câncer deste órgão.
É de conhecimento público o benefício dos tomates neste sentido, só que a melancia madura pode ter um conteúdo muito maior de licopeno do que o próprio tomate.
6. Excelente para os atletas
A melancia é a fruta preferida pelos atletas pelas suas propriedades para acalmar a sede.
Muitos atletas comem uma melancia ou bebem um copo de suco da fruta um dia antes de ter atividades extenuantes, já que melhora a sua condição física e mental.
Um estudo mostrou que beber suco de melancia antes dos treinos pesados ajudou a reduzir a frequência cardíaca e a dor muscular no dia seguinte.
7. Melhora a disfunção erétil
A melancia é uma boa fonte de citrulina, um aminoácido que relaxa e dilata os vasos sanguíneos da mesma maneira que alguns medicamentos para o tratamento da disfunção eréctil.
No entanto, os especialistas ainda não sabem o quanto da fruta é necessário para obter o mesmo efeito dos fármacos.
8. Rejuvenesce
Com apenas consumir 2 xícaras de melancia por dia, a pele pode ficar com uma aparência mais jovem.
Uma investigação mostrou que a melancia reduz em 40% o risco de danos para a pele relacionados com o sol. Isto é devido ao elevado teor de licopeno da fruta.
9. Aumenta a energia
Uma porção diária de melancia aumenta os níveis de energia em até um 23%.
Isto se deve a que a melancia contém vitamina B6, um nutriente que o corpo utiliza para sintetizar dopamina, que é o hormônio do bem-estar.
Além do mais, devemos lembrar que também contém magnésio, um mineral que ajuda nas funções celulares, de modo que o corpo tenha energia durante o dia todo.
10. Limpa as vias urinárias
Devido ao seu alto teor de água, a melancia é uma boa escolha para a limpeza dos rins e da bexiga.
Também é rica em potássio, um mineral que reduz o ácido úrico no sangue e ajuda a eliminar as toxinas dos rins.
Para aqueles que sofrem de retenção de líquidos, esta fruta é capaz de estimular a diurese.
Precaução: algumas pessoas com cistite intersticial tem mencionado que a melancia piorou seus sintomas.
11. Desintoxica o organismo
Também é uma fruta indicada quando bebemos em excesso ou comemos alimentos pesados, pois nos ajuda a desintoxicar o corpo, favorecendo a eliminação de substâncias tóxicas através da urina.
Veja agora os benefícios da semente de melancia
As virtudes da melancia não param por aí, pois as suas sementes também podem proporcionar excelentes benefícios.
- As sementes de melancia são ricas em fibra alimentar, pelo que são uma escolha ideal em caso de prisão de ventre, graças a que ajudam a regular o trânsito intestinal, estimulando a motilidade de forma natural.
- Da mesma forma que a fruta, as sementes exercem uma boa ação diurética. Por isso são ideais para depurar o organismo e ajudar a eliminar as toxinas acumuladas. São boas para os rins, pois estimulam as suas diferentes funções. Assim, são uma escolha ideal para depurar estes órgãos e servem como tratamento natural em caso de hipertensão, cálculos renais e retenção de líquidos.
- Tal como acontece com a fruta, as suas sementes são ricas em nutrientes antioxidantes. Enquanto a melancia é muito rica em licopeno, suas sementes fornecem quantidades interessantes de magnésio e zinco.
- Por outro lado, as sementes da melancia são muito energéticas, de modo que se tornam uma opção ideal quando se precisa de energia extra.
– Algumas dicas para consumir as sementes de melancia
Se consumidas em excesso, estas sementes podem causar problemas digestivos e estomacais. Por esse motivo, recomenda-se consumir apenas um pequeno punhado por dia.
Uma vez que, devido ao seu tamanho e ao seu revestimento, podem passar através do nosso aparelho digestivo sem serem processadas, é bom mastigá-las cuidadosamente para desfrutar de todos os seus benefícios e propriedades.
Precisamente, para evitar este problema, o melhor a fazer é triturá-las antes de consumi-las. A propósito, é comum encontrar as sementes já trituradas à venda em lojas de produtos naturais.
Esperamos que estas dicas e informações sobre os benefícios da melancia para a saúde lhe sejam de muita utilidade. Inclua hoje mesmo na sua dieta esta verdadeira explosão de nutrição! Muito obrigado pela sua visita!
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.