Os benefícios da linhaça dourada

A linhaça é um alimento muito popularizado por suas propriedades nutricionais e porque pode ser utilizada como um suplemento para a redução do peso.

É uma semente rica em fibra, antioxidantes e a melhor fonte vegetal de Ômega 3.

A linhaça é obtida a partir da planta do linho e no mercado pode ser obtida em várias apresentações, como óleo, tabletes, moída e inteira.

A melhor maneira de aproveitar seus benefícios é moída, pois o óleo se oxida rapidamente, devido ao seu elevado teor de gorduras insaturadas e a semente inteira é muito difícil de ser digerida.

beneficios da linhaça douradaO melhor mesmo é comprar a semente de linhaça inteira e moê-la em casa, pois dessa maneira é possível ter certeza da qualidade e a quantidade consumida.

A linhaça moída pode ser adicionada em saladas e outros alimentos, ou ser dissolvida em água ou sucos, que preferencialmente devem ser bebidos em jejum.

Também pode ser usada em receitas:

– como substituto do ovo – uma colher (sopa) de linhaça e três de água para cada unidade;

– como substituto da gordura – três colheres (sopa) de semente de linhaça e duas de água para cada colher (sopa) de manteiga.

A semente de linhaça moída reduz os tempos de cozimento, além de ser resistente às altas temperaturas.

(Continua logo abaixo…)

Veja Mais Destaques:
Os benefícios das algas marinhas
As algas marinhas nos fornecem micronutrientes, estimulam o metabolismo, desintoxicam o organismo e ajudam a emagrecer, entre muitos outros benefícios ...
Leia Mais

Os benefícios das algas marinhas

Os benefícios da melancia
Hoje compartilhamos com você algumas dicas e informações sobre os benefícios da melancia para a saúde. Esta não é só ...
Leia Mais

Os benefícios da melancia

benefícios do óleo de cártamo
O cártamo é uma planta da família dos cardos, originária da Índia, mas atualmente cultivada no mundo todo, já que ...
Leia Mais

Os benefícios do óleo de cártamo

 

Benefícios da linhaça dourada

Estima-se que, devido às condições climáticas do Canadá, a linhaça dourada desse país tenha melhores qualidades nutricionais que outros tipos da semente, especialmente o seu aporte de Ômega 3.

A linhaça é rica em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis.

A fibra solúvel ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de glicose na corrente sanguínea; é associada também com a prevenção da diverticulite (inflamação dos divertículos do cólon) e o câncer de próstata.

A fibra insolúvel, além de ajudar no movimento do intestino, serve de alimento para a flora bacteriana, o que favorece a digestão, melhorando a absorção dos nutrientes.

Ômega 3 contido na semente da linhaça é considerado um ácido graxo essencial, pois não pode ser sintetizado a partir de outros alimentos pelo corpo humano.

A linhaça também tem componentes chamados lignanas, fitoquímicos que combatem os radicais livres, fornecendo ao corpo seus efeitos antioxidantes e anticancerígenos.

Nutricionalmente, a linhaça é rica em vitaminas do complexo B, magnésio e manganês.

Tem também quantidades significativas de fósforo e tiamina. Só duas colheres (sopa) de semente de linhaça fornecem 8% da fibra dietética recomendada, enquanto contém apenas 74 calorias.

Usos medicinais e terapêuticos

Um dos usos mais comuns da linhaça é como um remédio natural para tratar a congestão intestinal, mas deve ser tomado com bastante água, senão pode ter o efeito contrário ao esperado. Como a sua ação é mecânica, não é irritante para o estômago.

Também pode ajudar a tratar a diverticulite na sua fase inicial, mas se estiver muito avançada ou se abusar da dosagem pode ser contraproducente.

A linhaça pode ser um bom complemento de uma dieta de desintoxicação, ajudando a evacuar o intestino grosso mais facilmente.

VEJA TAMBÉM:  Os benefícios das algas marinhas

É utilizada para diminuir o colesterol e para promover a regeneração celular.

Estudos sugerem que pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, o AVC e a arritmia cardíaca.

Seus flavonoides têm se mostrados úteis para ajudar a tratar os sintomas da menopausa, como as alterações do humor, as ondas de calor e a perda da libido.

Além disso, sua mucilagem é benéfica para a gastrite e a irritação da garganta.

Também é recomendado para o tratamento do hirsutismo (crescimento de pelos faciais ou corporais em excesso) e outros transtornos causados pelo excesso de testosterona.

Por outro lado, os eicosanoides da linhaça têm sido vinculados em algumas pesquisas à batalha contra o câncer de mama, a endometriose e os cistos ovarianos.

Bem, isso foi tudo por hoje, esperamos que estas informações sobre os benefícios da linhaça dourada lhe sejam de bastante utilidade.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Banahosting | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *