Quem tem uma barriga grande por volta dos 40 anos pode quase triplicar o risco de desenvolver o mal de Alzheimer e outros tipos de demência aos 70 anos.
Isto é o que destaca o resultado de um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na edição on-line da revista “Neurology”, da Academia Americana de Neurologia.
Por outro lado, os homens que têm muita gordura abdominal são mais propensos a sofrer câncer de próstata do que aqueles que não têm muita barriga.
Estas são as conclusões a que chegaram cientistas do Instituto Alemão de Nutrição (DIFE, na sigla em alemão) em Potsdam, próximo a Berlim.
Índice de Conteúdo
Os riscos da barriga grande para o Alzheimer
Durante 36 anos os pesquisadores monitoraram 6.583 pessoas com idades entre 40 e 45 anos e registraram suas medidas abdominais.
Quando chegaram aos 70 anos de idade, quase 16% dessas pessoas foram diagnosticadas com demência.
Continua abaixo…
VEJA TAMBÉM:
Isto significa que, o fato de ter uma barriga muito grande, aumentou o risco de demência inclusive nos casos em que as pessoas tinham um peso considerado normal.
Nas pessoas que estavam com o peso só um pouco elevado, mas que tinham barriga grande, a probabilidade de desenvolver demência foi 2,3 vezes maior que a das pessoas com o peso e a medida do abdômen normal.
Já nas pessoas obesas e com muita barriga, a probabilidade de desenvolver demência foi 3,6 maior se comparadas às que tinham o peso e a medida do abdômen considerados normais.
Segundo a OMS, são consideradas acima do peso as pessoas com índice de massa corporal acima de 25, enquanto aquelas com um índice superior a 30 são consideradas obesas.
– Diabete, derrame e doenças coronárias
Já foi demonstrado que ter barriga avantajada na meia-idade pode aumentar o risco de diabete, derrame e doenças coronárias.
No entanto, esta é a primeira vez que foi mostrado que isto também leva a um aumento do risco de demência.
No estudo, mulheres e pessoas com pressão alta, colesterol elevado ou diabete apresentaram maior probabilidade de ter uma barriga maior.
Os cientistas sugeriram a hipótese de que a associação de um abdômen avantajado à demência não seja provocado mais por um complexo conjunto de atitudes ligadas à saúde do que pela barriga em si.
Segundo a autora do estudo, Rachel A. Whitmer, pesquisadora da Kaiser Permanente Division of Research em Oakland e integrante da Academia Americana de Neurologia:
- Autópsias mostraram que mudanças no cérebro associadas ao mal de Alzheimer podem começar na fase inicial ou média da vida adulta.
- Outro estudo mostrou que grande concentração de gordura no abdômen em adultos mais velhos está ligada a uma maior atrofia do cérebro.
Estas conclusões sugerem que os efeitos danosos da obesidade abdominal no cérebro podem começar muito antes de que apareçam os primeiros sinais de demência.
A gordura no abdômen aumenta os riscos do câncer de próstata
De acordo com uma pesquisa do Instituto Alemão de Nutrição realizada com 153.000 homens, a relação entre o perímetro da cintura e do quadril é a que melhor reflete o risco de ter este tipo de câncer.
Os cientistas suspeitam que a gordura abdominal tenha uma influência negativa sobre o balanço hormonal.
Os homens com um coeficiente de cintura-quadril superior a 0,99 têm 43 % mais risco de ter câncer de próstata do que aqueles com um coeficiente inferior a 0,89.
Este coeficiente é obtido pela divisão do perímetro da cintura pelo perímetro do quadril. Ambas medidas permitem tirar conclusões sobre o volume de gordura acumulada na região abdominal.
No entanto, Heiner Boeing, um dos autores deste estudo, reconheceu que ainda se sabe pouco sobre a relação entre ambas condições.
O pesquisador ainda comentou sobre a possibilidade de que a gordura abdominal e o nível de andrógenos (hormônios masculinos) estejam relacionados.
Este relatório faz parte de um amplo estudo sobre a relação que existe entre a alimentação, o câncer e outras doenças crônicas.
O mencionado estudo foi intitulado “European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition” (Investigação por Sondagens Sobre Câncer e Alimentação – EPIC, na sigla em inglês) e foi iniciado em 1992.
Já se sabia que altos depósitos de gordura localizada no abdômen aumentam drasticamente os riscos de diabetes e infarto, mas esta é a primeira vez que se consegue associá-los com o câncer de próstata.
É possível perder peso e medidas rápido mas de forma saudável?
Sim, é possível. Lhe recomendamos que veja os conselhos que proporcionamos nestes posts:
Bem, isto foi tudo por hoje. Esperamos que tenha gostado destas informações sobre os riscos aumentados do Alzheimer e do câncer de próstata para quem tem uma barriga grande, com muita gordura localizada.
Obrigado pela sua visita! Se desejar, deixe-nos seus comentários ou perguntas logo abaixo.
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.