Você sabia que o que você come pode ser um bilhete de ida para uma vida mais longa e saudável ou um atalho para um coração problemático? Neste artigo, vamos mergulhar no mundo dos alimentos que causam problemas no coração. Além disso, vamos revelar os sintomas sutis que esses alimentos podem desencadear, muitas vezes passando despercebidos.
Prepare-se para uma jornada de autoconhecimento e transformação, onde você terá a oportunidade de reavaliar suas escolhas alimentares e iniciar uma mudança significativa em seu estilo de vida. Afinal, a comida que você consome não é apenas combustível para o seu corpo, mas também pode ser a chave para o seu bem-estar.
O coração, esse órgão vital que pulsa incansavelmente, é o motor que impulsiona nosso organismo. Com tantas razões para cuidar dele, por que não começar hoje?
Mas, você já se perguntou quais alimentos específicos podem estar sabotando a saúde do seu coração? Continue lendo para conhecê-los e evite-os!
Sintomas de problemas no coração
Estes são alguns dos principais sinais de que seu coração pode estar com problemas:
- Dor ou pressão no peito;
- Dor ou cansaço na mandíbula e nas costas;
- Tonturas, enjoos e desmaios;
- Dor ou cansaço nos braços e ombros;
- Dificuldade para respirar.
Lista de alimentos que causam problemas no coração
Abaixo apresentamos alguns alimentos que fazem mal ao coração e que devem ter seu consumo limitado, pois contêm muitas calorias, sal e gorduras que bloqueiam os vasos sanguíneos e, por isso, podem por em risco o funcionamento do sistema cardíaco.
1. Carboidratos simples
Dos carboidratos refinados são removidos até 80% das fibras e nutrientes. Por consequência, quando consumidos são absorvidos rapidamente pela corrente sanguínea, podendo desencadear diabetes tipo 2, obesidade e pressão alta.
Mais Sobre Saúde
Afaste-se de pães e massas feitas com farinha branca e do arroz refinado. Substitua-os por farinhas e grãos integrais.
2. Açúcar
O açúcar refinado é considerado um dor piores vilões para o coração, pois além de não possuir valor nutricional, provoca diabetes e gordura abdominal.
Uma dica é substituir o açúcar branco pelo açúcar mascavo ou stévia.
3. Sopas enlatadas
É uma opção com baixas calorias, porém a alta concentração de sódio pode elevar a pressão arterial.
As pessoas com mais de 50 anos e aquelas com pressão alta, diabetes e enfermidades renais, devem limitar o seu consumo de sódio.
Opte por alternativas preparadas em casa com ingredientes naturais.
4. Carnes processadas
Embutidos, bacon, carnes secas e enlatadas, tem alta concentração de sódio, edulcorantes e nitratos que são usados para sua conservação.
Escolha cortes de carnes magras, como o peito de frango e peru ou peixes ricos em ácidos graxos omega-3, pois além de ter baixas calorias são ótimos para a saúde cardiovascular.
5. Carne vermelha
Deixar a carne processada não significa poder abusar das carnes vermelhas, pois têm altas quantidades de gorduras saturadas.
Melhor considerá-las como um prêmio na sua dieta. Se não estiver disposto(a) a deixar a carne por completo, ao menos reduza a quantidade.
Isso trará um enorme benefício ao seu corpo e também ao meio ambiente.
6. Batatas processadas industrialmente
Opte por batatas naturais assadas com ervas finas.
Alimentos fritos como frango e batata contêm enorme quantidade de gordura.
Evite esses tipos de alimentos a menos que estejam sendo fritos em azeite de oliva.
7. Margarina
As gorduras trans da margarina, usada em frituras e produtos de forno, elevam o colesterol LDL (ruim) e diminuem o HDL (bom).
Além disso, acumulam placas nas artérias e aumentam o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Utilize em seu lugar azeite de oliva ou de canola.
8. Molhos cremosos
Os molhos cremosos representam uma ameaça à saúde do coração. Duas colheres de molho deste tipo contêm aproximadamente 380 mg de sódio.
Prefira um molho de tomate feito em casa, com pouca quantidade de sal.
Você também pode usar azeite de oliva e suco de limão com ervas finas para dar sabor aos seus pratos.
9. Refrigerantes e bebidas açucaradas
Quando pensamos em enfermidades cardíacas, muita gente associa com colesterol e gorduras, mas também sabemos que o açúcar está relacionado com a obesidade.
Na verdade, consumir uma bebida açucarada por dia, além de todo o peso extra, leva a um risco 20% maior de ter um ataque cardíaco.
E como se isso não bastasse, beber refrigerante diet aumenta o risco de ataques cardíacos e a morte.
O consumo de sodas, sucos, chá gelado e bebidas de frutas com açúcar também está relacionado à hipertensão e aumento do colesterol ruim.
É recomendável evitar o uso de aspartame, pois é um inimigo do coração que desperta o apetite por carboidratos simples, o que aumenta ainda mais o risco de obesidade e diabetes do tipo 2.
Prefira a ingestão de sucos naturais de frutas sem açúcar.
10. Cafeína
A cafeína presente no café e nas bebidas energéticas aumenta a produção de cortisol e adrenalina, fazendo com que o sangue flua mais rápido e aumente a pressão arterial.
Duas xícaras de café ao dia é considerado consumo moderado, mas se você sofre de pressão alta é recomendável consultar seu médico para que ele possa lhe dar a melhor orientação.
11. Bebidas alcoólicas
As calorias presentes no álcool não têm nenhum valor nutricional e, além de contribuir com o aumento de peso, ele também eleva a pressão arterial.
O consumo do álcool também prejudica o estômago, rins e fígado.
Por outro lado, seu efeito diurético promove uma perda de minerais importantes para a saúde do coração.
Então prefira bebidas não alcoólicas e naturais.
Considerações finais
Com esta lista não estamos querendo dizer que você deva deixar de ingerir estes alimentos para sempre, mas sim, que deverá reduzir seu consumo ou evitá-los na medida do possível.
Muito cuidado com os lugares que servem comida rápida, pois é provável que estejam cheias de gorduras trans, frituras, sal e açúcar.
Tudo isso representa danos terríveis para o coração. Lembre-se que a chave para ter uma ótima saúde é seguir uma alimentação balanceada.
Para finalizar, além de seguir uma alimentação saudável, fazer exercícios e evitar o cigarro são outras medidas que podem trazer uma melhor qualidade de vida, disposição, saúde e energia
Esperamos que este artigo tenha sido uma luz no seu caminho para uma vida mais saudável e consciente. Agora que você conhece os alimentos que causam problemas no coração, tem o poder de fazer escolhas mais informadas. Comece hoje mesmo a evitar ou reduzir o consumo desses alimentos e observe como seu corpo agradece.
Muito obrigado por dedicar seu tempo para visitar nosso espaço e se informar. Sua saúde é nossa prioridade e estamos aqui para apoiá-lo(a) em cada passo dessa jornada.
Deixe-nos seus comentários ou perguntas relacionadas ao tema mais abaixo. Estamos ansiosos para ouvir suas histórias, suas dúvidas e como você planeja implementar essas mudanças em sua vida. Juntos, podemos construir uma comunidade mais saudável e consciente. Até a próxima!
GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.