Alimentos Prejudiciais à Saúde Considerados Deliciosos

Existem determinados alimentos prejudiciais à saúde, bem saborosos por sinal, que sabotam a luta diária a favor de uma dieta saudável.

Especialistas alertam em relação a alguns hábitos alimentares que podem realmente nos prejudicar.

Obviamente, você não precisa deixar de comer aquele hot dog que tanto gosta, ou mesmo aquela pizza saborosa, o grande problema são os excessos. Que tal deixar estas opções só para os finais de semana? 

Alimentos prejudiciais à saúde considerados deliciosos

A pizza congelada, o sorvete de massa e os famosos hot dogs podem tornar-se vilões quando o tema é a alimentação saudável.

Acontece que todos estes alimentos foram criados pela indústria prevalecendo apenas um fator: o sabor agradável.

Os nutrientes, minerais e vitaminas importantes ao organismo foram praticamente banidos na produção destas guloseimas, que podem ser consideradas como alguns dos alimentos que mais fazem mal à nossa saúde.

Continua abaixo…


VEJA TAMBÉM:


6 dicas para substituir alguns alimentos que fazem mal à nossa saúde

Vamos agora saber um pouco mais sobres estes vilões da dieta saudável e o que podemos fazer para reparar estes danos:

1. Salgadinhos

Os famosos salgadinhos possuem diversas substancias químicas prejudiciais para a saúde, prevalecendo mais de 17% de sódio numa única embalagem.

O consumo exagerado de sódio, ou seja, consumir salgadinhos com determinada frequência, pode causar sérios problemas renais, como infecções urinárias, por exemplo, além de alterar os níveis da pressão arterial. 

Vale lembrar que os salgadinhos são produzidos por meio dos milhos transgênicos, com a composição natural alterada, sobrando apenas o sabor que lembra o alimento, mas não os seus reais nutrientes. 

Dica:

Deu vontade de comer algo salgado e um pouco mais crocante? A dica é substituir o salgadinho pela pipoca, também muito saborosa e feita com milho natural.

No entanto, é importante moderar a quantidade de sal ao consumir este alimento.

Alimentos prejudiciais à saúde

2. Pizza congelada

As pizzas congeladas são gostosas, crocantes e práticas. No supermercado os alimentos costumam chamar nossa atenção através de suas embalagens altamente chamativas e caprichadas.

Mas, como a maioria dos alimentos prontos industrializados, as pizzas congeladas são ricas em sódio e diversos conservantes.

Um único pedaço possui 16% do valor diário de sódio e, logicamente não costumamos comer apenas uma fatia. 

Produzida com farinha branca, a pizza possui baixo valor nutricional e logo é absorvida pelo organismo, fazendo com que a pessoa consuma alta quantidade de sódio e gorduras saturadas, sem conseguir saciar totalmente a fome.  

Dica:

Uma boa sugestão é optar por pizzas mais frescas, produzidas nas pizzarias mesmo.

Mas atente-se aos sabores, pois alguns costumam ter menos calorias e são inclusive ricos em algumas vitaminas. Como exemplo, as pizzas de muçarela, atum, brócolis, escarola, entre outras. 

3. Cachorro-quente

A salsicha é um alimento saboroso que inclusive as crianças costumam adorar, mas tome muito cuidado em relação ao seu consumo excessivo.

Rica em gorduras saturadas e sódio, a salsicha pode apresentar alguns problemas para a saúde.

Por outro lado, a forte presença de nitritos e nitratos, ao entrar em contato com o estômago são transformados em nitrosaminas, agentes responsáveis por provocar o câncer de estômago.

Mas, muita calma, não quer dizer que se comer salsicha terá um câncer. Este exemplo baseado no estudo do Instituto Nacional do Câncer (INC), foi utilizado somente para alertar quanto ao consumo excessivo deste alimento

Dica:

Uma excelente sugestão é substituir a salsicha por um lanche com queijo quente, tomate e orégano. Muito saboroso e mais nutritivo.

4. Sorvetes

O sorvete de massa industrializado é um alimento pobre em nutrientes e rico em açúcares, que mais tarde no organismo são transformados em gordura.

O sorvete sem dúvida é um grande vilão para quem quer perder peso, isto sem falar nas coberturas caramelizadas e com ainda mais açúcares.  

Dica:

A alternativa saudável é substituir os sorvetes de massa por opções de picolés de sabores de frutas

5. Batata frita

A batata em si não faz nenhum mal para a saúde. O grande problema é o fato de ser uma fritura e absorver uma alta quantidade de óleo.

Agora, você já imaginou o mal que fazem aquelas batatas que consumimos fora de casa, em que o óleo é reutilizado por diversas vezes?

Dica:

Uma sugestão também deliciosa e bem mais saudável é assar as batatas no forno com azeite de oliva ou alecrim. Corte-as em rodelas e leve-as ao forno.

Especialistas alertam quanto aos perigos da reutilização do óleo que o deixa ainda mais saturado, o que pode aumentar os riscos de doenças do coração.

6. Refrigerantes

Os malefícios do refrigerante não são novidade para a maioria das pessoas. A bebida é riquíssima em açúcar, sal e químicos, altamente prejudiciais para a saúde.

E não pense que consumindo refrigerante diet irá se safar dos danos que provoca.  

Dica:

Substitua esta bebida por sucos naturais, chás e muita água. 

Bem, isto foi tudo por hoje. Esperamos que tenha gostado deste post sobre os alimentos prejudiciais à saúde e das nossas dicas para substituí-los. Bom apetite!

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × cinco =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.