Água saborizada: cuidado!

De parecido com a água pura, só o nome e o aspecto, pois a água saborizada industrializada tem composição muito semelhante à dos refrigerantes.

No mercado, elas frequentemente estão longe das prateleiras dos refrigerantes e estão dispostas ao lado das águas minerais. Sem dúvida isso pode gerar bastante confusão nos consumidores.

Sucesso de vendas há muitos anos, as bebidas com sabores como limão e laranja, gaseificadas ou não, agradam ao paladar de muita gente.

A água saborizada industrializada parece água, mas não é…

água saborizadaNa hora da compra, costuma enganar ao consumidor, pois a denominação “água ou bebida saborizada” contribui muito para a falta de definição.

Mas afinal, a que categoria pertencem estas bebidas? Na realidade estão muito mais para refrigerantes do que para água.

Infelizmente, muitas pessoas estão substituindo a água pura por esse tipo de líquido, pensando que estão fazendo uma troca saudável.

É frequente ver pacientes que dizem nos consultórios: “eu não gosto de tomar água, então, que bom que existe essa opção”.

No entanto, essas bebidas não hidratam!

É fundamental saber que o que as distingue de um refrigerante comum é apenas a não-adição de açúcar, já que quase todas as águas saborizadas são de baixa caloria e contêm adoçante entre os ingredientes.

Pelo nome, muita gente acredita estar consumindo um produto natural, mas essas bebidas têm edulcorantes, conservantes e aromatizantes, além de uma grande quantidade de sódio.

(Continua logo abaixo…)

Veja Mais Destaques:
Quais os males do cigarro?
Neste artigo você saberá Quais os males do cigarro, o aparecimento de inúmeras doenças, incluindo diversos tipos de câncer, entre os ...
Leia Mais

Quais os males do cigarro?

Como controlar a hipertensão sem remédios
O mal atinge 30 milhões de brasileiros. E mais de 90% dos hipertensos não cuidam do problema de forma adequada. Mas ...
Leia Mais

Como controlar a hipertensão sem remédios

Receita natural para tratamento da diarreia
Chama-se diarreia a condição do aumento da frequência das evacuações (mais de três vezes ao dia), acompanhada por uma diminuição ...
Leia Mais

Receita natural para tratamento da diarreia

 

Qualquer líquido que contenha muito sódio não hidrata nem mata a sede! 

Além demais, este tipo de bebida é semelhante aos refrigerantes na fórmula e costuma ter o componente que deve ser consumido com cautela: o sódio (sal de mesa).

O sódio está presente no adoçante e é adicionado para dar aquele gosto mais salgadinho, embora seja uma bebida doce. Inclusive, o teor de sódio deste tipo de bebida em alguns casos pode ultrapassar o dos refrigerantes.

Entre um líquido saborizado e um refrigerante de uma mesma marca, o primeiro pode apresentar uma quantidade quase 5 vezes maior de sódio. Por isso essas bebidas devem ser ingeridas com cautela por quem sofre de hipertensão arterial.

Por tanto, mesmo levemente gaseificada e com menos corantes do que os refrigerantes, a água aromatizada industrializada não deve ser vista como uma alternativa mais saudável do que o refrigerante comum.

Água saborizada caseira, uma alternativa saudável e refrescante

Do lado oposto das águas industrializadas, encontramos a água aromatizada feita em casa, uma alternativa deliciosa para quem não gosta de tomar água pura.

Este tipo de bebida é preparada com água filtrada ou mineral (com ou sem gás) e pode incluir as mais diversas frutas, legumes, verduras e ervas aromáticas

O importante é que ajuda a hidratar o organismo e favorece a desintoxicação do nosso corpo.

As frutas cítricas são as mais utilizadas nas receitas: laranja, tangerina, toranja, limão e abacaxi estão entre as preferidas. Você também pode adicionar fatias de frutas no copo ou na jarra para realçar o sabor.

Mas você também pode fazer estas bebidas utilizando frutas vermelhas: mirtilo, framboesa e morango são bastante populares, porque combinam com a água. É só cortá-las ou esmagá-las antes de adicionar na jarra.

A melancia também está entre as melhores frutas, porque fornece uma quantidade considerável de vitaminas A, C, E, potássio, magnésio e outros minerais, tendo ação purificante e antioxidante.

VEJA TAMBÉM:  Como combater a depressão nervosa

Entre as ervas aromáticas que podem ser utilizadas podemos mencionar hortelã, manjericão, salsa verde e erva-cidreira, ideais para acrescentar sabor e um toque de verde na água. Para liberar o seu sabor você deve esmagá-las um pouco antes.

O gengibre também é um ingrediente natural que você pode acrescentar para dar à sua água um sabor especial. É só adicionar uma fatia à jarra ou copo.

Da mesma forma, muitas pessoas adoram acrescentar uma pitada de canela às suas receitas caseiras.

Deixe a sua imaginação fluir e crie as suas próprias receitas utilizando estes ou outros ingredientes naturais para preparar uma bebida aromatizada natural.

Isso foi tudo por hoje, esperamos que tenha gostado destas informações sobre a água saborizada.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...
2 Comentários

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Banahosting | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *