Água saborizada: cuidado!

Atualizado: 05/06/2017

De parecido com a água pura, só o nome e o aspecto, pois a água saborizada industrializada tem composição muito semelhante à dos refrigerantes.

No mercado, elas frequentemente estão longe das prateleiras dos refrigerantes e estão dispostas ao lado das águas minerais. Sem dúvida isso pode gerar bastante confusão nos consumidores.

Sucesso de vendas há muitos anos, as bebidas com sabores como limão e laranja, gaseificadas ou não, agradam ao paladar de muita gente.

A água saborizada industrializada parece água, mas não é…

água saborizadaNa hora da compra, costuma enganar ao consumidor, pois a denominação “água ou bebida saborizada” contribui muito para a falta de definição.

Mas afinal, a que categoria pertencem estas bebidas? Na realidade estão muito mais para refrigerantes do que para água.

Infelizmente, muitas pessoas estão substituindo a água pura por esse tipo de líquido, pensando que estão fazendo uma troca saudável.

É frequente ver pacientes que dizem nos consultórios: “eu não gosto de tomar água, então, que bom que existe essa opção”.

No entanto, essas bebidas não hidratam!

É fundamental saber que o que as distingue de um refrigerante comum é apenas a não-adição de açúcar, já que quase todas as águas saborizadas são de baixa caloria e contêm adoçante entre os ingredientes.

Pelo nome, muita gente acredita estar consumindo um produto natural, mas essas bebidas têm edulcorantes, conservantes e aromatizantes, além de uma grande quantidade de sódio.

Qualquer líquido que contenha muito sódio não hidrata nem mata a sede! 

Além demais, este tipo de bebida é semelhante aos refrigerantes na fórmula e costuma ter o componente que deve ser consumido com cautela: o sódio (sal de mesa).

O sódio está presente no adoçante e é adicionado para dar aquele gosto mais salgadinho, embora seja uma bebida doce. Inclusive, o teor de sódio deste tipo de bebida em alguns casos pode ultrapassar o dos refrigerantes.

Entre um líquido saborizado e um refrigerante de uma mesma marca, o primeiro pode apresentar uma quantidade quase 5 vezes maior de sódio. Por isso essas bebidas devem ser ingeridas com cautela por quem sofre de hipertensão arterial.

Por tanto, mesmo levemente gaseificada e com menos corantes do que os refrigerantes, a água aromatizada industrializada não deve ser vista como uma alternativa mais saudável do que o refrigerante comum.

Água saborizada caseira, uma alternativa saudável e refrescante

Do lado oposto das águas industrializadas, encontramos a água aromatizada feita em casa, uma alternativa deliciosa para quem não gosta de tomar água pura.

Este tipo de bebida é preparada com água filtrada ou mineral (com ou sem gás) e pode incluir as mais diversas frutas, legumes, verduras e ervas aromáticas

O importante é que ajuda a hidratar o organismo e favorece a desintoxicação do nosso corpo.

As frutas cítricas são as mais utilizadas nas receitas: laranja, tangerina, toranja, limão e abacaxi estão entre as preferidas. Você também pode adicionar fatias de frutas no copo ou na jarra para realçar o sabor.

Mas você também pode fazer estas bebidas utilizando frutas vermelhas: mirtilo, framboesa e morango são bastante populares, porque combinam com a água. É só cortá-las ou esmagá-las antes de adicionar na jarra.

A melancia também está entre as melhores frutas, porque fornece uma quantidade considerável de vitaminas A, C, E, potássio, magnésio e outros minerais, tendo ação purificante e antioxidante.

Entre as ervas aromáticas que podem ser utilizadas podemos mencionar hortelã, manjericão, salsa verde e erva-cidreira, ideais para acrescentar sabor e um toque de verde na água. Para liberar o seu sabor você deve esmagá-las um pouco antes.

O gengibre também é um ingrediente natural que você pode acrescentar para dar à sua água um sabor especial. É só adicionar uma fatia à jarra ou copo.

Da mesma forma, muitas pessoas adoram acrescentar uma pitada de canela às suas receitas caseiras.

Deixe a sua imaginação fluir e crie as suas próprias receitas utilizando estes ou outros ingredientes naturais para preparar uma bebida aromatizada natural.

Isso foi tudo por hoje, esperamos que tenha gostado destas informações sobre a água saborizada.

Outras pessoas estão vendo:

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...
2 Comentários

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *