Beber água gelada emagrece?

Se você quer perder peso, provavelmente deve ter ouvido falar que a água gelada poderá ajudá-lo(a).  Agora, será que é verdade que beber água gelada emagrece?

Ou não passa de apenas um mito?

Bem, se o que você quer saber é se o seu corpo queima calorias para aquecer a água gelada, a resposta é SIM.

Mas caso queira saber se beber muita água gelada pode lhe ajudar a perder peso, esse “sim” precisa ser qualificado com alguns cálculos…

Em primeiro lugar, há calorias e Calorias.

Beber água gelada emagrece?Calorias com “C” maiúsculo são aquelas usadas para descrever a quantidade de energia contida nos alimentos.

Já uma caloria com “c” minúsculo é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1°C.

1 Caloria = 1000 calorias.

Agora, considerando que a definição de uma caloria é baseada na elevação da temperatura da água, pode-se dizer que o seu organismo queima calorias quando tem que elevar a temperatura da água gelada à temperatura do seu corpo.

E, a menos que a sua urina esteja saindo geladinha, o seu corpo deve estar elevando a temperatura da água… :)

VEJA TAMBÉM:  Suco para emagrecer de berinjela

Portanto, calorias estão sendo queimadas.

Mas, voltando à pergunta original: beber água gelada emagrece?

Bem, vamos calcular o que é que você está queimando exatamente quando bebe um copo de 250 ml de água gelada:

a) estimemos a temperatura da água gelada em 0°C;

b) a temperatura corporal em 37ºC;

c) é necessária 1 caloria para elevar 1 grama de água em 1ºC;

d) há 236,59 gramas em 250 ml de água.

No nosso caso de um copo de 250 ml de água gelada, o seu corpo deve elevar a temperatura de 236,59 gramas de água de 0ºC para 37ºC.

Ao fazer isso, seu corpo queima 8.754 calorias (236,59 x 37), ou seja, apenas 8,75 Calorias, o que, no grande espectro de uma dieta com 2 mil Calorias, não representa muito

Mas vamos dizer que você vire um(a) adepto(a) da recomendação nutricional de “oito copos de 250 ml de água por dia” (2 litros). 

Para aquecer toda essa água durante um dia, o seu corpo queima 70 Calorias, o que, ao longo do tempo, pode fazer alguma diferença.

VEJA TAMBÉM:  O que comer à noite para emagrecer

Resumindo: beber água gelada em vez de água quente ajuda a queimar algumas calorias extras, mas são muito poucas se você está pretendendo emagrecer.

Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre se beber água gelada emagrece.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Carregando...

15 comentários em “Beber água gelada emagrece?”

  1. Realmente me agradou muito eu qero muito perder peso prq acabei de me tornar mamae e gostaria muito qe meu peso voltace como antes mais n posso sair de casa p ir a uma academia ou em outro lugar do tipo pois moro longe dos familiares se alguem tiver uma dica simples agradeço

    Responder
  2. Poxa que bacana relembrar esse conceitos básicos de química e aplicar par algo mesmo útil! Apesar de pouco, pra quem está de dieta toda caloriazinha( com c mini) já é válida não é mesmo!

    Responder
  3. Esse site é maravilhoso, estou iniciando uma reeducação alimentar e estou aprendendo muito, agradeço pelas dicas e todos os artigos.

    Responder
  4. Olá Simone. Se você leu com calma o artigo, deve ter entendido o por quê…
    No nosso site tem muitas dicas para realmente emagrecer. Sucesso! :)

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − 5 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Banahosting | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.