Os 5 Princípios do Reiki (Gokai): o Caminho para uma Vida Equilibrada!

Você sabia que existem 5 princípios do Reiki que podem lhe ajudar? Pois saiba que o Reiki não é apenas uma técnica que pode ser usada para tratamento terapêutico.

É também uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento pessoal que podemos utilizar na nossa vida diária de forma muito simples.

Foi precisamente com isto em mente que o Mestre Usui nos deixou estes preceitos fundamentais. Mas para que servem exatamente e como aplicá-los no nosso dia a dia? Veja a seguir por que este pode ser o guia para uma vida harmoniosa.

Veja agora quais são os 5 princípios do Reiki

Esta é uma ferramenta perfeita para o crescimento e desenvolvimento pessoal que você pode usar todos os dias.

O autoconhecimento faz com que sejamos capazes de nos realizarmos no mundo físico/material a partir de nós mesmos e de nossa mais pura essência.

Diz-se que o Mestre Mikao Usui leu o livro “O Caminho Para a Saúde” escrito por Bizan Suzuki e criou os Gokai ou 5 princípios do Reiki com base em um poema colocado na abertura do mesmo.

Quais são os 5 princípios do Reiki

Na realidade, ele deixou um guia prático para nos ajudar a lidar com os problemas cotidianos. De fato, os 5 princípios do Reiki são uma pílula de sabedoria oriental para a alma.

Só por hoje:
  • Sou calmo(a).
  • Eu confio.
  • Sou grato(a).
  • Eu trabalho honestamente.
  • Sou gentil com todos os seres.

Sim, eu sei, você pode ter visto outras traduções um pouco diferentes. Só que a maioria delas estão em tempo futuro ou são enunciadas de forma negativa.

Como a nossa mente não sabe processar a palavra “não” e o futuro é um conceito muito vago, eu prefiro a que compartilho aqui: de forma positiva e em tempo presente.

Para que servem os Gokai?

Os Gokai nos explicam que o momento presente é o único que existe. Isso nos evoca no aqui e agora, em nossa vida diária, a estarmos conscientes de nossos mecanismos internos.

Nossas emoções e pensamentos nos desestabilizam, o que nos leva a viver num estado de ansiedade, preocupação, frustração, tristeza, medo e estados de negação da realidade, tudo por não querermos aceitar nosso presente.

A verdade é que temos a tendência a vivermos apegados a situações passadas que nos marcaram emocionalmente e formamos nossa vida atual em função delas.

Ao mesmo tempo, vivemos pensando no futuro e nos perguntando coisas como:

  • Será que vou conseguir renovar o contrato?
  • Quanto dinheiro vou conseguir poupar este ano?
  • E se eu ficar desempregado?
  • Vou conseguir pagar minhas contas?
  • E muitas outras…

Este estado mental em que costumamos ficar nos impede de estarmos presentes no “aqui” e no “agora”.

Que são os Gokai

Portanto, tomar esta “pílula de sabedoria” é uma cura para a alma, pois nos obriga a estarmos presentes em cada momento, em cada situação, seja ela boa ou ruim.

Isso nos leva a desfrutar das coisas boas e a sentir os eventos desconfortáveis sem dar-lhes muito destaque e sem ofuscar outras situações.

Em definitiva, os Gokai representam um dos principais trabalhos do praticante de Reiki, pois significam estar em meditação consciente do aqui e agora.

Como aplicar esta “pílula Reiki”?

Falarei agora a partir da minha experiência pessoal e de como ela me ajudou a lidar com a vida cotidiana.

De manhã e à noite eu sento com as mãos em posição Gassho (juntas na altura do chakra cardíaco) e repito as seguintes palavras, primeiro internamente e depois em voz alta. No final eu agradeço.

– Só por hoje

Eu digo à minha mente que hoje é a única coisa que existe no universo, que ontem já passou e que amanhã ainda está por acontecer.

– Sou calmo

Se houver uma situação desconfortável e incômoda, vou lidar com ela imediatamente e de forma tranquila. E se sentir que fiquei com raiva, eu aceito e deixo ir.

É um trabalho constante, não acontece na primeira vez, mas ser capaz de mudar o estado mental e emocional faz uma grande mudança.

– Eu confio

Preocupar-se é antecipar os eventos que ainda estão por vir (pré-ocupar-se).

Quando percebo que estou entrando em um estado de preocupação, me concentro no que tenho em minhas mãos para resolver a questão e elaboro um plano de ação passo a passo para acabar de vez com o problema.

Isto me ajuda a evitar a inquietação e a angústia contínua que algo não resolvido costuma causar.

– Sou grato

Agradeço pelas pessoas que estão ao meu redor e me ajudam constantemente. Agradeço pelas situações da vida que me ajudaram a crescer e a estar onde estou agora.

A vida nos lança muitas provas e às vezes elas podem ser vistas como punições.

Este princípio me ajudou a ver que, dentro da negatividade da situação, se você tiver uma atitude positiva, poderá desenvolver qualidades que não teriam surgido se não fosse por essa circunstância.

Meu mantra é:  “agradeço por todas as circunstâncias e situações tanto negativas quanto positivas que me tornaram quem sou hoje, porque sem elas eu não seria a pessoa que sou agora” .

O que é a pílula Reiki e para que serve

– Eu trabalho honestamente

Dou 100% de mim para fazer meu trabalho bem feito e de forma honesta.

Embora hoje possa não estar no cargo ou trabalho que deseja e haja muitas coisas de que não goste, recomendo sempre olhar para o lado bom da situação e dar o melhor de si.

Não para ganhar o reconhecimento dos outros, mas por você mesmo(a)!

– Sou gentil com todos os seres

Ter uma atitude de respeito, tolerância e empatia para com os outros equivale a receber a mesma reação em troca.

Este princípio nos ensina que devemos tratar os semelhantes (inclusive os animais) da mesma maneira como gostaríamos de ser tratados. Ninguém gosta de ser maltratado.

Portanto, o trabalho é mantermos uma atitude amável em relação aos outros, independentemente das circunstâncias ou da situação.

Perseverança e atitude positiva

Quando comecei a aplicar os Gokai na minha vida, percebi que, assim que começava o dia, eu já estava conversando sobre preocupações, medos ou até sobre o que tinha acontecido de ruim no dia anterior. A mudança foi lenta mas gradativa.

Então, minha recomendação é de que vá aos poucos. Nós temos uma programação de pensamento errada e os Gokai são uma espécie de programa que formata o anterior, mas para isso você tem que trabalhar nele todos os dias, sempre com uma atitude positiva.

O Mestre Usui nos deixou um grande presente para nós praticantes de Reiki. Um conhecimento encriptado ao qual até agora a maioria tinha dado pouco valor.

Mas eu posso lhe afirmar com toda certeza que o segredo do crescimento pessoal e o caminho do reikiano estão contidos nestes cinco preceitos fundamentais.

Espero que estas informações sobre os 5 princípios do Reiki lhe sejam de muita ajuda para melhorar a sua vida em todos os sentidos. É o verdadeiro caminho para uma vida equilibrada.

Obrigado pela sua visita! Deixe abaixo seus comentários ou perguntas relacionadas. Responderei o mais breve possível. Abraços de luz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.