Como aliviar as cólicas menstruais

Boa parte das mulheres sofre todos os meses com as temidas cólicas menstruais, dores intensas provocadas quase sempre antes do período.

Mas, será que existe alguma maneira de aliviar este martírio produzido pelo ciclo mensal da mulher?

Por que existem mulheres que não sentem dor menstrual, ou apenas a sentem com baixa intensidade?

Origem da cólica menstrual

Antes de irmos direto ao assunto, deixe-nos explicar-lhe a causa da dor gerada pela chegada da menstruação.

Aliviar as cólicas menstruaisConhecida na terminologia médica como ‘dismenorreia’, a cólica menstrual é um dos sintomas provocados por químicos produzidos pelo útero chamados ‘prostaglandinas’.

Sua função é ajudar o músculo do útero a se contrair, permitindo que tecidos e fluidos sejam eliminados durante o ciclo da menstruação.

Segundo pesquisas, está comprovado que em algumas mulheres as prostaglandinas são produzidas em excesso, ocasionando contrações do útero mais fortes do que o normal, que geram a temida cólica menstrual.

Agora que já sabe o motivo das suas cólicas, você pode ver a continuação algumas recomendações que lhe ajudarão a livrar-se deste martírio desnecessário, melhorando a sua saúde e qualidade de vida!

Veja 10 dicas para aliviar as cólicas menstruais

1 – Mantenha uma alimentação equilibrada

Os químicos regem todo o funcionamento do nosso corpo e, qualquer desequilíbrio, pode acarretar algum efeito negativo.

VEJA TAMBÉM:  Sintomas de crise de ansiedade

Como a maior parte dos químicos entra no nosso organismo através da alimentação, se você tiver cuidado com o que ingere, poderá garantir que o seu corpo funcione da maneira adequada em todos os sentidos.

De uma maneira geral, evite ao máximo o sal, os doces e a carne vermelha e opte por comer mais vegetais, frutas, peixe e carnes brancas.

Faça 6 refeições leves ao dia, em vez de 2 a 3 refeições pesadas.

2 – Suplemente seu corpo com cálcio, magnésio e potássio

Certos minerais como o cálcio, magnésio e potássio podem ajudar muito no alívio da dor menstrual.

Já foi demonstrado por estudos científicos que as mulheres que ingerem suplementos de cálcio sofrem muito menos com a cólica menstrual do que aquelas que não o fazem.

Por outro lado, o magnésio é importante porque ajuda na absorção do cálcio.

Por último, o potássio, pode ajudar a aumentar a circulação do sangue e a reduzir a dor geral em todo o corpo.

3 – Suplemente com vitaminas

Um bom suplemento multivitamínico tomado diariamente (após as principais refeições), pode ajudá-la a combater a terrível dor menstrual.

A dica é: escolha sempre suplementos de boa qualidade!

4 – Tome chá de erva doce (funcho)

Coloque uma colher pequena de sementes de erva doce numa caneca e despeje água fervente por cima.

VEJA TAMBÉM:  Como cuidar de uma queimadura de sol

Espere uns minutos e beba. O efeito é incrível para aliviar a dor!

5 – Beba um copo de leite quente

O leite contém vários dos minerais mencionados anteriormente (potássio, cálcio e magnésio), além de vitaminas importantes para o seu organismo.

É uma boa forma de repor os nutrientes que podem ser perdidos durante o período menstrual e assim aliviar a dor.

6 – Cuidado com o álcool

O álcool ajuda a reter líquidos, por tanto, poderá agravar ainda mais o problema. Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o período menstrual.

7 – Não use diuréticos

Os diuréticos, longe de ajudar, irão eliminar do seu organismo minerais importantes como o potássio.

Para eliminar líquidos durante o período menstrual, corte o sal de mesa e o álcool, que normalmente são os elementos que provocam a retenção.

8 – Mantenha-se aquecida

Com o calor, os músculos tendem a descontrair. Mantenha seu abdômen aquecido, colocando compressas quentes ou uma bolsa de água quente durante alguns minutos na região.

Os banhos quentes também são muito recomendados.

9 – Faça exercícios leves

Exercícios moderados, como caminhar na esteira, ioga ou alongamento poderão ajudá-la a diminuir a dor e os sintomas da chegada do ciclo menstrual.

A adrenalina e as endorfinas liberadas durante os exercícios, além de ajudá-la a amenizar a dor, farão com que sua mente se distraia da sua condição.

10 – Faça uma massagem nos pés

Esta é uma ótima maneira de aliviar a cólica menstrual.

Faça pressão durante alguns minutos com as pontas dos dedos nas depressões logo acima do calcanhar. Isto sedará sua dor.

Passe ainda os dedos pelas partes laterais do tendão de Aquiles, deslocando-os em direção à barriga da perna.

Se você for mulher, esperamos que estas recomendações para aliviar as cólicas menstruais lhe sejam de bastante utilidade. Use-as consistentemente e terá bons resultados.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:
OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:
Carregando...

27 comentários em “Como aliviar as cólicas menstruais”

  1. Olá
    Tenho 35 anos e por motivo de doença cronica (LES) fiz laqueadura aos 19 anos,quando minha filha nasceu.
    Sempre senti cólicas fortes,faço meus exames periodicamente e sempre normais,com pequenas variações,nos últimos anos as dores estão insuportáveis, sigo todas as dicas e mês funcionam e outros não.Minhas cólicas é especificamente no lado direito.
    Também coloco bolsa de compressas geladas isso piora?

    Responder
    • Olá Janaina,
      Veja que a dica é exatamente o contrário: colocar compressas quentes.
      Saudações!

  2. Acredito que muitas de nós nunca descobriremos os reais motivos de dores tão intensas. Sou mãe ,tenho 39 anos….e sempre sofri muito por isso. Hoje , já não tenho um dos ovários, fiz tratamento para endometriose, meus exames hoje estão dentro da normalidade mas nunca deixo de sentir dor. É um verdadeiro martírio. Chego a tomar vários medicamentos associados para amenizar. Exemplo Ponstan + novalgina de uma grama. Enfim,…..dor em tudo. Nas costas, nas coxas, na barriga, diarréia, ….tudo de ruim.
    Acredito que o nível de estresse a que estamos submetidos diariamente podem intensificar ou não as dores. Vou investir nas consultas sobre acupuntura como tratamento. ….mas nunca tive uma resposta satisfatória pela medicina.
    E como diz a canção. ….” a dor é de quem tem “……e sofro muito. …

    Responder
    • Boa tarde Adla,
      É isso mesmo, invista nos tratamentos alternativos e naturais que vai se sentir bem melhor.
      Sucesso!

  3. Ola, sofro todo mes com essas colicas, ja fiquei ate internada por causa delas, e nunca descobri a causa pra tanta dor, ja fiz de tudo pra amenizar, mas o resultado nunca e o esperado, espero que essas dicas me ajudem,,
    Obg,

    Responder
  4. Ola, tbem sinto cólicas terríveis mas somente quando minha menstruação chega, as vezes sinto antes de chegar.. quando estou no período sinto poucas dores .. Gostaria de saber se essas dores pode ser consequência da menstruação chegar em atraso sempre .. porque quando tomava anticoncepcional nao sentia quase nenhuma dor.. hoje q estou a 1 ano sem tomar o medicamento sinto dores fortíssimas e ja recorri a exames como endovaginal e nao tenho nada .. desde ja agradeço !

    Responder
    • Olá Samara,
      É possível que a dor se deva ao motivo mencionado por você.
      No entanto, somente o seu médico -que conhece o seu quadro clínico completo- poderá responder-lhe esta pergunta com exatidão.
      Saudações!

  5. Eu, como muitas outras mulheres, também sofro de muita cólica. Mas hoje a cólica não é mais um grande problema para mim. A massagem nos pés, que descobri recentemente, é o melhor método de acabar com ssa dor tão terrível!
    MENINAS, pesquisem mais sobre essa massagem. Ótimo método contra cólicam. Parabéns ao site. Beijos.

    Responder
  6. Olá, todo mês sofro com essas cólicas mestruais e sempre faço muito exercício, tenho muita ânsia e minha cólica e forte, ja passei mal muitas vezes, mas nunca cheguei a desmaiar com a dor, minha cólica vem junto com a menstruação e fica cerca de dois a três dias.

    Responder
    • Olá Clissia,
      Siga as recomendações deste post, com certeza melhorará.
      Saudações!

    • Olá Francis,
      Se você tem infecção precisa ir no médico urgente!
      Saudações!

    • Olá Andreza,
      Várias das recomendações podem ser usadas antes da dor chegar.
      Saudações!

  7. olá! me chamo Viviane Gabriela. tenho 23 e aos 12 anos já venho sofrendo essas temíveis cólicas e quero que me responda: se eu fizer compressas de colocar meus pés num balde de água quente e depois na água fria,ajuda a amenizar as cólicas menstruais?

    Responder
    • Olá Viviane,
      Siga as recomendações de esta página que terá bons resultados.
      As publicamos porque realmente funcionam.
      Saudações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − 3 =

Informação básica sobre proteção de dados
Responsável pelos dados: Carlos Correia | Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários | Legitimação: Seu consentimento expresso | Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger | Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados. | Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.